Candidatos do Futuro

Desenvolvida por: Daiana… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas
Temática: Política e Cidadania

A atividade 'Candidatos do Futuro' permite que os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental mergulhem na experiência de compreender e participar ativamente dos processos políticos, mediante a criação de uma plataforma eleitoral fictícia. Os estudantes serão divididos em grupos, e cada grupo assumirá o papel de uma equipe de campanha eleitoral, com o objetivo de investigar os dilemas atuais de sua comunidade e propor soluções inovadoras e sustentáveis. Durante a atividade, os alunos deverão explorar diversas áreas de gestão pública, como educação, saúde, segurança e meio ambiente, e desenvolver propostas realistas que reflitam um entendimento profundo dessas questões. Ao final, as plataformas eleitorais serão apresentadas em um debate estruturado, promovendo habilidades de argumentação e contra-argumentação, além de incentivar a escuta ativa e o respeito pelas diferenças de opinião.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa atividade é estimular a consciência política e cívica dos estudantes, desenvolvendo suas habilidades de pesquisa, análise crítica e argumentação. Pretende-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar e compreender os principais desafios enfrentados por sua comunidade, propor soluções criativas e factíveis, e defender suas ideias de maneira coerente e eficaz em um ambiente de debate. Além disso, a atividade visa fomentar a colaboração entre os alunos, a tomada de decisões em grupo e o respeito pelas diferentes perspectivas.

  • Desenvolver consciência política e cívica
  • Estimular habilidades de pesquisa e análise crítica
  • Aprimorar a capacidade de argumentação
  • Promover o trabalho em equipe e o respeito mútuo

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP13: Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.
  • EF69LP14: Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma.
  • EF69LP15: Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os turnos de fala, na participação em discussões sobre temas controversos e/ou polêmicos.

Conteúdo Programático

A metodologia ativa e o aprendizado baseado em projetos constituem a espinha dorsal desta atividade. Através da pesquisa e do debate, os alunos explorarão aspectos fundamentais da gestão pública e da participação cidadã. Serão abordados temas multidisciplinares que permeiam a experiência política local, incentivando uma compreensão holística e integrada dos desafios e soluções possíveis para a sociedade.

  • Gestão pública e participação cidadã
  • Principais problemas comunitários
  • Propostas de soluções sustentáveis
  • Debate e argumentação

Metodologia

Utilizaremos uma combinação de metodologias ativas: Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Esta abordagem promove a participação ativa dos alunos, onde serão os principais protagonistas de seu aprendizado. A elaboração das plataformas eleitorais e a preparação para os debates serão fundamentadas na pesquisa e na colaboração, enquanto a prática do debate favorecerá o desenvolvimento da argumentação e da escuta ativa.

  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Sala de Aula Invertida
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

Com uma carga horária total de 10 horas, distribuídas em 12 aulas de 50 minutos, a atividade proporciona um tempo adequado para a exploração profunda do tema e o desenvolvimento das habilidades propostas. As sessões serão divididas entre pesquisa, desenvolvimento das propostas, ensaios para o debate e a realização do mesmo.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos
  • Aulas 2-4: Pesquisa e desenvolvimento das plataformas
  • Aulas 5-7: Preparação para o debate
  • Aulas 8-10: Realização dos debates
  • Aula 11: Reflexão e feedback coletivo
  • Aula 12: Avaliação do projeto e encerramento

Avaliação

A avaliação será realizada de maneira contínua e formativa, considerando a participação individual e coletiva dos alunos ao longo do projeto. Os critérios de avaliação incluirão a profundidade da pesquisa realizada, a inovação e viabilidade das propostas, a qualidade e coesão das apresentações em debate, assim como a habilidade de argumentação e contra-argumentação. Será dada especial atenção às habilidades de trabalho em equipe e respeito às opiniões alheias. Exemplos de atividades avaliativas incluem autoavaliação, avaliação pelos pares e avaliação pelo professor, focando no processo de aprendizagem tanto quanto no produto final.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso à internet para a pesquisa, materiais para a elaboração de apresentações (como papel, cartolina, marcadores e recursos digitais para slides), além de espaço adequado para a realização do debate. A utilização de tecnologia será incentivada, permitindo a exploração de diferentes formatos de apresentação e o acesso a uma ampla gama de informações.

  • Acesso à internet
  • Materiais para apresentações
  • Recursos digitais para apresentações
  • Espaço adequado para debates

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo