A atividade 'Candidatos do Futuro' permite que os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental mergulhem na experiência de compreender e participar ativamente dos processos políticos, mediante a criação de uma plataforma eleitoral fictícia. Os estudantes serão divididos em grupos, e cada grupo assumirá o papel de uma equipe de campanha eleitoral, com o objetivo de investigar os dilemas atuais de sua comunidade e propor soluções inovadoras e sustentáveis. Durante a atividade, os alunos deverão explorar diversas áreas de gestão pública, como educação, saúde, segurança e meio ambiente, e desenvolver propostas realistas que reflitam um entendimento profundo dessas questões. Ao final, as plataformas eleitorais serão apresentadas em um debate estruturado, promovendo habilidades de argumentação e contra-argumentação, além de incentivar a escuta ativa e o respeito pelas diferenças de opinião.
O principal objetivo dessa atividade é estimular a consciência política e cívica dos estudantes, desenvolvendo suas habilidades de pesquisa, análise crítica e argumentação. Pretende-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar e compreender os principais desafios enfrentados por sua comunidade, propor soluções criativas e factíveis, e defender suas ideias de maneira coerente e eficaz em um ambiente de debate. Além disso, a atividade visa fomentar a colaboração entre os alunos, a tomada de decisões em grupo e o respeito pelas diferentes perspectivas.
A metodologia ativa e o aprendizado baseado em projetos constituem a espinha dorsal desta atividade. Através da pesquisa e do debate, os alunos explorarão aspectos fundamentais da gestão pública e da participação cidadã. Serão abordados temas multidisciplinares que permeiam a experiência política local, incentivando uma compreensão holística e integrada dos desafios e soluções possíveis para a sociedade.
Utilizaremos uma combinação de metodologias ativas: Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Esta abordagem promove a participação ativa dos alunos, onde serão os principais protagonistas de seu aprendizado. A elaboração das plataformas eleitorais e a preparação para os debates serão fundamentadas na pesquisa e na colaboração, enquanto a prática do debate favorecerá o desenvolvimento da argumentação e da escuta ativa.
Com uma carga horária total de 10 horas, distribuídas em 12 aulas de 50 minutos, a atividade proporciona um tempo adequado para a exploração profunda do tema e o desenvolvimento das habilidades propostas. As sessões serão divididas entre pesquisa, desenvolvimento das propostas, ensaios para o debate e a realização do mesmo.
A avaliação será realizada de maneira contínua e formativa, considerando a participação individual e coletiva dos alunos ao longo do projeto. Os critérios de avaliação incluirão a profundidade da pesquisa realizada, a inovação e viabilidade das propostas, a qualidade e coesão das apresentações em debate, assim como a habilidade de argumentação e contra-argumentação. Será dada especial atenção às habilidades de trabalho em equipe e respeito às opiniões alheias. Exemplos de atividades avaliativas incluem autoavaliação, avaliação pelos pares e avaliação pelo professor, focando no processo de aprendizagem tanto quanto no produto final.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso à internet para a pesquisa, materiais para a elaboração de apresentações (como papel, cartolina, marcadores e recursos digitais para slides), além de espaço adequado para a realização do debate. A utilização de tecnologia será incentivada, permitindo a exploração de diferentes formatos de apresentação e o acesso a uma ampla gama de informações.
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