Construtores de Opiniões

Desenvolvida por: Daiana… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Debate sobre Questões Sociais

Na atividade 'Construtores de Opiniões', os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar e aprimorar suas habilidades argumentativas e críticas por meio de uma simulação de fórum de discussão sobre questões sociais relevantes. Cada estudante, inicialmente, se dedicará à pesquisa sobre um tema de significativa importância social, previamente escolhido, com o objetivo de redigir um texto argumentativo. Este texto deverá expressar suas opiniões de maneira clara, embasada e respeitosa, fomentando assim um rico debate acadêmico. Posteriormente, em grupos, haverá a leitura desses textos, promovendo um espaço democrático de diálogo e troca de perspectivas. Essa dinâmica é projetada para cultivar um ambiente de segurança e respeito, onde o exercício da argumentação, defesa de ideias próprias, escuta ativa e consideração por opiniões divergentes serão práticas incentivadas, impulsionando o desenvolvimento do pensamento crítico e da empatia entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é capacitar os alunos a argumentar de forma eficaz e construir raciocínios críticos relacionados a temáticas sociais de relevância, além de desenvolver a habilidade de escrita argumentativa. Serão estimuladas, também, a escuta ativa e a capacidade de considerar e respeitar opiniões distintas, habilidades fundamentais para o exercício da cidadania e convivência em sociedade. Espera-se que, ao final desta atividade, os estudantes estejam mais aptos a se posicionar diante de diversas situações, sustentando suas opiniões com argumentos sólidos e coerentes, respeitando sempre o ponto de vista alheio.

  • Desenvolver a capacidade de argumentação e defesa de opiniões sobre questões sociais.
  • Aprimorar a habilidade de escuta ativa e consideração por perspectivas divergentes.
  • Fomentar a capacidade de produzir textos argumentativos claros e fundamentados.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade de análise de situações sociais complexas.
  • Promover a empatia e o respeito mútuo em espaços de debate.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP01: Diferenciar liberdade de expressão de discursos de ódio, posicionando-se contrariamente a esse tipo de discurso e vislumbrando possibilidades de denúncia quando for o caso.
  • EF69LP03: Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
  • EF69LP25: Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.

Conteúdo Programático

A simulação de fórum de discussão visa abordar as principais habilidades necessárias para o desenvolvimento de uma comunicação eficaz, responsável e crítica. Os alunos serão incentivados a investigar e entender profundamente uma variedade de questões sociais, aprendendo a montar argumentos consistentes e a expressar suas opiniões de forma respeitosa. Este conteúdo é fundamental para o fortalecimento da capacidade de argumentação e participação cidadã.

  • Técnicas de argumentação e desenvolvimento de texto
  • Pesquisa sobre questões sociais contemporâneas
  • Princípios de debates respeitosos e produtivos
  • Estrutura de um texto argumentativo

Metodologia

O método adotado para esta atividade incorpora a aprendizagem baseada em pesquisas e a metodologia ativa, permitindo que os alunos sejam protagonistas de seu aprendizado. Incentivando a investigação, reflexão e expressão de opiniões, esta abordagem promove o envolvimento direto dos estudantes com temas relevantes, estimulando o desenvolvimento de habilidades de argumentação e análise crítica.

  • Pesquisa individual sobre o tema escolhido
  • Redação de um texto argumentativo
  • Formação de grupos para leitura e debate dos textos
  • Roda de conversa para exposição de ideias e recepção de feedback

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 1 hora, dividida em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão instruções sobre a atividade e iniciarão suas pesquisas individuais. Na segunda aula, ocorrerão os debates em grupo, seguidos de uma roda de conversa para compartilhamento das experiências e feedbacks.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da pesquisa individual (30 minutos).
  • Aula 2: Debate em grupos e roda de conversa (30 minutos).

Avaliação

A avaliação considerará a profundidade da pesquisa realizada, a qualidade do texto argumentativo produzido, a capacidade de argumentação durante os debates, bem como a habilidade de escuta e respeito pelas opiniões alheias. Será aplicado um sistema de pontuação, levando em conta aspectos como: coerência e coesão do texto, uso adequado de argumentos, participação ativa nos debates, e demonstração de empatia e respeito. Exemplos de comportamentos esperados para uma avaliação positiva incluem a articulação de ideias claras, defesa de pontos de vista com base em evidências e a capacidade de reformular opiniões após considerar argumentos contrários.

Materiais e ferramentas:

Esta atividade fará uso de materiais diversos, incluindo artigos, relatórios de organizações não governamentais, documentários e outras fontes de informação sobre as questões sociais em debate. Adicionalmente, serão utilizadas ferramentas digitais para facilitar a pesquisa e a comunicação entre os estudantes, como plataformas de videoconferência e fóruns online para a troca de ideias e materiais de estudo.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Acesso a bibliotecas online e bancos de dados
  • Quadro branco e marcadores
  • Plataformas de videoconferência para debates

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