Diário de Viagem Imaginário

Desenvolvida por: Italo … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa, Artes e História
Temática: Cultura Pernambucana

Nessa atividade, os alunos serão encarregados de criar um 'diário de viagem' imaginário através de Pernambuco, usando a voz verbal para detalhar suas aventuras fictícias ao explorar a riqueza cultural do estado. Isso exigirá que realizem pesquisas sobre locais diversos, festivais, tradições e personalidades emblemáticas de Pernambuco. As narrativas devem ser como se eles tivessem vivenciado cada lugar, evento ou encontro, alternando as descrições entre a voz ativa e a voz passiva para aprimorar sua compreensão e aplicação das duas formas verbais. O projeto culmina com uma apresentação para a turma, proporcionando uma viagem imaginária pela cultura pernambucana por meio das visões criativas dos alunos. Esta atividade não só melhora as habilidades linguísticas e criativas dos alunos, mas também intensifica o conhecimento sobre a diversidade cultural de Pernambuco.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa estimular a criatividade e a proficiência linguística dos alunos, ao mesmo tempo em que promove a apreciação pela rica tapeçaria cultural de Pernambuco. Os alunos irão praticar o uso adequado e distinguir entre a voz ativa e passiva, aperfeiçoando suas habilidades de escrita. Além disso, espera-se que aprofundem seu entendimento do patrimônio cultural, histórico e geográfico de Pernambuco, fomentando uma apreciação pelas tradições, festivais e personalidades do estado. Esta atividade também visa desenvolver habilidades de pesquisa, capacidade de síntese e apresentação em público.

  • Praticar o uso das vozes ativa e passiva na escrita.
  • Explorar a cultura, tradições e personalidades de Pernambuco.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Aumentar a capacidade de escrita criativa e narrativa.
  • Fortalecer habilidades de apresentação e compartilhamento de conhecimento.

Conteúdo Programático

Ao longo desta atividade, os alunos mergulharão em uma jornada imaginária por Pernambuco, explorando sua vasta cultura, história e geografia. Serão incentivados a investigar locais históricos, festividades tradicionais, culinária típica e figuras icônicas que moldaram o estado. Além disso, a alternância entre a voz ativa e passiva servirá como um exercício prático para aprimorar suas habilidades gramaticais e de escrita, aspectos fundamentais para sua formação acadêmica e pessoal.

  • Cultura e tradições pernambucanas
  • Uso das vozes ativa e passiva
  • Técnicas de escrita criativa
  • Pesquisa sobre personalidades de Pernambuco
  • Apresentações orais

Metodologia

Adotando uma metodologia Mão-na-massa, esta atividade promove um aprendizado ativo e imersivo. Inicialmente, ocorrerá uma introdução ao tema e objetivos, seguida por uma fase de pesquisa autônoma, onde os alunos buscarão informações sobre Pernambuco. Serão fornecidos roteiros e orientações sobre a alternância de vozes verbais. Posteriormente, os alunos irão criar suas narrativas, que culminarão em apresentações para a turma, fomentando a troca de conhecimentos e experiências. Esta abordagem prática visa engajar os alunos ativamente no processo de aprendizagem, estimulando a criatividade, o espírito investigativo e as habilidades de comunicação.

  • Introdução aos objetivos da atividade
  • Orientações para pesquisa e uso das vozes verbais
  • Criação do diário de viagem imaginário
  • Preparação e realização das apresentações
  • Feedback e discussão em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será executada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao projeto, explicação dos conceitos e início da fase de pesquisa. Na segunda aula, os alunos irão finalizar e apresentar seus diários de viagem para a turma.

  • Aula 1: Introdução, explicação dos conceitos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Finalização dos diários e apresentações.

Avaliação

A avaliação será baseada na criatividade, no cumprimento das orientações sobre a alternância das vozes verbais, na qualidade da pesquisa realizada, na clareza e coesão da escrita, e na eficácia das apresentações orais. Será utilizada uma rubrica para avaliar cada um desses aspectos, assegurando uma avaliação justa e abrangente. Comentários construtivos serão fornecidos para encorajar o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a fase de pesquisa, materiais para escrita (papel, lápis, canetas), além de recursos audiovisuais para as apresentações finais. Recomenda-se também a utilização de livros, artigos e documentários sobre a cultura de Pernambuco para enriquecer o conhecimento dos alunos.

  • Acesso à internet
  • Materiais de escrita (papel, lápis, canetas)
  • Recursos audiovisuais (datashow, computador)
  • Livros e documentários sobre Pernambuco

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo