HQs da Galera: Criando e Narrando Histórias

Desenvolvida por: Silvia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual e Artes Visuais

Esta atividade pedagógica tem como propósito introduzir os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao fascinante universo das histórias em quadrinhos (HQs), por meio da integração entre artes visuais e escrita criativa. Divididos em grupos, os estudantes serão incitados a desencadear sua imaginação para criar personagens únicos e desenvolver enredos envolventes. A sala de aula será transformada em uma simulada editora de quadrinhos, onde cada equipe enfrentará o desafio de produzir uma mini HQ. Essa produção deverá exibir uma trama coesa e atrativa, enfatizando o aperfeiçoamento da ortografia, da regência e da concordância. A culminância da atividade será a partilha dos trabalhos produzidos, propiciando um rico momento de análise dos variados estilos narrativos e visuais empregados pelos grupos. Essa discussão permitirá aos alunos uma reflexão crítica sobre as diversidades de expressão e compreensão literária no contexto das histórias em quadrinhos, além de fomentar o respeito pelas diferentes formas de arte e expressão.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos dessa atividade são estimular a criatividade dos alunos enquanto desenvolvem habilidades de escrita e compreensão textual, promover o aprendizado cooperativo através do trabalho em equipe e aperfeiçoar o conhecimento gramatical em ortografia, regências e concordâncias. Adicionalmente, busca-se introduzir os estudantes ao processo de produção editorial, desde a concepção de ideias até a publicação, além de incentivar a apreciação artística e literária por meio da análise crítica das histórias em quadrinhos produzidas, criando um espaço de discussão e reflexão sobre as múltiplas formas de narrativas visuais e textuais.

  • Estimular a criatividade e inovação na criação de personagens e enredos.
  • Fomentar habilidades de escrita, com ênfase em ortografia, regências e concordâncias.
  • Desenvolver o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos.
  • Introduzir os estudantes ao mundo editorial de histórias em quadrinhos.
  • Promover a análise crítica e a apreciação de diferentes estilos narrativos e visuais.

Conteúdo Programático

A atividade proposta visa integrar o ensino da Língua Portuguesa com elementos das Artes Visuais, enfatizando o uso da linguagem escrita e visual na composição de histórias em quadrinhos. Os alunos entrarão em contato com conceitos de gramática, como ortografia, regências e concordâncias, aplicados de maneira prática na criação de textos. O trabalho colaborativo e a criatividade serão eixos centrais, incentivando os alunos a explorarem diferentes formas de expressão e comunicação visual. Este conteúdo propiciará uma experiência de aprendizado dinâmica, integrando conhecimentos linguísticos e artísticos de forma significativa.

  • História e estrutura das HQs: gêneros, estilos e elementos constitutivos.
  • Técnicas de escrita criativa e desenvolvimento de enredo.
  • Elementos da gramática: ortografia, regências e concordâncias.
  • Processo de produção de uma HQ: da ideia ao produto final.
  • Análise e apreciação crítica de HQs.

Metodologia

Utilizaremos uma abordagem pedagógica ativa, especificamente a Aprendizagem Baseada em Jogos, para engajar os alunos na produção de histórias em quadrinhos. Esta metodologia promove o aprendizado por meio da prática e da experiência, motivando os alunos a assumirem o papel de criadores. Cada grupo funcionará como uma pequena editora, o que permitirá aos alunos vivenciarem todas as etapas da produção de uma HQ, desde a concepção inicial até a publicação. Serão introduzidas sessões de brainstorming para a criação de personagens e enredos, seguidas da construção das histórias e da revisão editorial, enfatizando a importância da ortografia, regência e concordância.

  • Brainstorming para a criação de personagens e enredos.
  • Desenho e roteirização das histórias em quadrinhos.
  • Revisões em grupo para aprimoramento dos textos.
  • Produção visual das HQs, incluindo layout e ilustrações.
  • Sessões para compartilhar e discutir as HQs produzidas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao mundo das HQs, praticarão brainstorming e iniciarão a concepção de seus projetos. Na segunda aula, eles finalizarão as HQs e haverá a partilha e discussão das obras criadas.

  • Aula 1: Introdução às HQs e início da criação de personagens e enredos.
  • Aula 2: Finalização das HQs e compartilhamento/discussão das obras.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, focada no processo de aprendizagem e na participação dos alunos. Será avaliada a criatividade e originalidade dos personagens e enredos, a correta aplicação das regras gramaticais (ortografia, regências e concordâncias), a colaboração entre os membros do grupo e a capacidade de análise crítica nas discussões das HQs. Algumas estratégias específicas incluem a autoavaliação, avaliação pelos pares e feedback construtivo do professor. Os critérios de avaliação serão claramente comunicados aos alunos desde o início, garantindo que todos entendam as expectativas e objetivos da atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a efetivação desta atividade, utilizaremos diversos recursos que incluem materiais de escrita (papel, lápis, borrachas, canetas coloridas), dispositivos com acesso a internet para pesquisas sobre histórias em quadrinhos e técnicas de ilustração, além de exemplares de HQs de diversos gêneros e estilos para análise e inspiração. Todas as ferramentas serão pensadas para estimular a criatividade e facilitar o processo de aprendizado, oferecendo aos alunos uma experiência educacional rica e diversificada.

  • Materiais de escrita e desenho (papel, lápis, borrachas, canetas coloridas).
  • Dispositivos com acesso à internet para pesquisa.
  • Exemplares de HQs para análise e inspiração.
  • Quadro branco e marcadores para brainstorming.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo