Montando o Quebra-Cabeça Textual

Desenvolvida por: Lívia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Coesão e Coerência Textual

A atividade 'Montando o Quebra-Cabeça Textual' tem como objetivo principal desenvolver nos alunos a habilidade de reorganizar parágrafos de textos desorganizados para formar textos coesos e coerentes. Este exercício visa fortalecer o uso adequado de conectivos e a compreensão de sequências lógicas dentro dos textos, aspectos fundamentais para a escrita clara e completa. Além de exercitar a habilidade de reescrita, a atividade também promove trabalhos em equipe e a competência em construir argumentos sólidos para justificar as escolhas feitas durante o processo de reordenação. Para realizar essa tarefa, os alunos deverão discutir em grupo as melhores maneiras de organizar os parágrafos, apoiando suas decisões em informações presentes nos próprios textos. Dessa forma, os alunos consolidam tanto as habilidades linguísticas quanto as sociais, essenciais para o desenvolvimento integral na etapa escolar do 8º ano do Ensino Fundamental.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade visam promover a competência de reescrita e organização textual de maneira coerente e coesa. Ao engajar-se no desafio de recompor textos, os alunos desenvolvem não só a habilidade de argumentar e justificar suas escolhas, mas também o raciocínio lógico e a compreensão de estruturas textuais, conectando ideias de forma clara. Adicionalmente, ao trabalhar em grupos, os alunos exercem habilidades sociais, como mediação de conflitos e participação proativa, importantes para a convivência em sociedade. Com essa atividade, espera-se que os alunos adquiram mais confiança para utilizar adequadamente os conectivos em suas redações, desenvolvendo um olhar mais crítico em relação à organização e clareza de textos, habilidades essenciais em disciplinas que requerem a elaboração de textos argumentativos.

  • Fortalecer o uso adequado de conectivos e sequências lógicas nos textos.
  • Estimular o trabalho em equipe e a construção de argumentos sólidos.
  • Desenvolver habilidades de mediação de conflitos e participação proativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08LP04: Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático concentra-se em práticas de reescrita e reordenação de textos, destacando o uso de conectivos para estabelecer coesão e coerência. Além das práticas textuais, o programa inclui a análise de exemplos de textos coesos e discussões em grupo sobre as melhores formas de organização textual. As atividades propostas incentivam a reflexão crítica e a prática em equipe, permitindo que os alunos testem diferentes hipóteses e estratégias de organização textual, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e investigativo dentro da disciplina de Língua Portuguesa.

  • Práticas de reescrita e reordenação de textos.
  • Uso e aplicação de conectivos no texto.
  • Discussões em grupo sobre organização textual.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade pedagógica é baseada em uma abordagem participativa e investigativa, onde os alunos, organizados em grupos, exploram e debatem as relações lógicas e sequenciais entre parágrafos de textos desorganizados. Esta interação proporciona experiências de aprendizagem colaborativa, permitindo que os alunos compartilhem conhecimentos, discutam suas ideias e construam argumentos para justificar suas escolhas. A ausência de recursos digitais incentiva a expressão verbal e a escrita manual, fortalecendo as habilidades de comunicação oral e a colaboração. A atividade é desenhada de forma a garantir engajamento dos alunos por meio de desafios que exigem raciocínio analítico e crítica literária, estimulando também o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo estudantil.

  • Aprendizagem colaborativa em grupo.
  • Discussões participativas e investigativas.
  • Expressão verbal e escrita manual.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de uma aula com duração de 60 minutos. Concebida para proporcionar engajamento máximo dos alunos dentro deste período, a aula é estruturada de modo a introduzir o tema, explicitar o propósito da atividade e organizar os alunos em grupos para a execução da tarefa. Durante a aula, os alunos terão tempo adequado para discutir, argumentar e reordenar os textos, enquanto o professor orienta e questiona para conduzir reflexões mais aprofundadas sobre as escolhas feitas. A experiência das discussões em grupo não só reforça a compreensão coletiva do conteúdo, como também explora habilidades interpessoais e cognitivas fundamentais dos estudantes.

  • Aula 1: Introdução e reorganização dos parágrafos em texto coeso e coerente, discussão em grupo e apresentação das justificativas das escolhas feitas.
  • Momento 1: Introdução à Atividade e Orientações Iniciais (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando aos alunos o objetivo da atividade 'Montando o Quebra-Cabeça Textual'. Explique que eles irão trabalhar em grupos para reorganizar parágrafos desordenados a fim de formar um texto coeso e coerente. Permita que os alunos façam perguntas para esclarecer dúvidas sobre a atividade.

    Momento 2: Leitura dos Parágrafos e Discussão em Grupo (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua as folhas com os parágrafos desorganizados e divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Oriente os alunos a lerem os parágrafos e começarem a discutir em grupo as possíveis sequências que formariam um texto coeso. É importante que você observe as interações, ofereça apoio quando necessário e incentive a participação de todos os alunos.

    Momento 3: Reorganização do Texto (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente cada grupo a chegar a um consenso sobre a sequência ideal dos parágrafos e a reescrever o texto em uma folha de papel em branco. É importante que os alunos justifiquem as suas escolhas, utilizando expressões do próprio texto como evidências. Ofereça feedback imediato e sugestões de conectivos que poderiam ser utilizados.

    Momento 4: Apresentação e Justificativa das Escolhas (Estimativa: 10 minutos)
    Permita que cada grupo apresente sua versão do texto para a turma, explicando as razões para a sua organização. Após cada apresentação, conduza uma discussão, destacando diferentes escolhas e conectivos usados pelos grupos. Avalie o trabalho considerando a coesão e coerência do texto, a participação dos alunos e a argumentação apresentada.

    Momento 5: Feedback e Autoavaliação (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula oferecendo um feedback geral sobre o desempenho dos grupos, destacando pontos positivos e áreas de melhoria. Solicite que os alunos façam uma autoavaliação, refletindo sobre o que aprenderam e como podem melhorar em atividades futuras.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considerando que não há condições ou deficiências específicas para os alunos desta turma, o foco deve ser garantir que todos os alunos se sintam incluídos e engajados durante a atividade. Incentive o uso de habilidades sociais, como mediação de conflitos e apoio mútuo, para aprimorar a dinâmica dos grupos. Caso perceba que algum aluno está enfrentando dificuldades, estabeleça parcerias estratégicas com alunos mais confiantes para promover maior colaboração e troca de conhecimentos.

Avaliação

Para avaliar os resultados da atividade, uma abordagem diversificada será empregada. A avaliação começa com a observação ativa do professor durante o processo de reordenação dos textos, considerando as interações grupais e o envolvimento de cada aluno. Objetivamente, os textos reorganizados serão analisados quanto à coesão e coerência, sendo fundamentais para o sucesso dos objetivos de aprendizagem. Um critério de avaliação importante será o trabalho em equipe, focando no discurso cooperativo e no apoio mútuo durante a tarefa. Exemplos práticos de aplicação desta avaliação incluem: o professor proporcionando feedback imediato sobre a organização dos parágrafos, elogios para soluções criativas e críticas construtivas que orientem melhorias nos próximos exercícios. Também está previsto um momento de autoavaliação e avaliação entre pares, onde os alunos são incentivados a refletir sobre suas contribuições e a dinâmica grupal. Isso tudo assegura uma retroalimentação formativa e contínua, apoiando o aprendizado sustentável e o desenvolvimento de habilidades críticas.

  • Observação ativa do processo e interações grupais.
  • Análise dos textos reorganizados quanto à coesão e coerência.
  • Feedback imediato e autoavaliação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade são essencialmente físicos, como folhas impressas contendo os parágrafos desordenados, papel em branco para a reescrita dos textos e materiais básicos de escrita, como lápis e canetas. Essa escolha de materiais visa promover um ambiente de aprendizagem analógico, onde os estudantes podem concentrar-se totalmente no desenvolvimento de suas capacidades linguísticas e de reflexão crítica, longe de distrações digitais. A simplicidade dos recursos favorece a atenção nas tarefas sociais e colaborativas, essenciais para a metodologia que se pretende adotar, ao mesmo tempo em que desafia os alunos a dependerem de suas habilidades comunicativas e argumentativas para o sucesso da atividade.

  • Folhas impressas com parágrafos desordenados.
  • Papel em branco e materiais de escrita como lápis e canetas.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que educadores estão constantemente desafiados a equilibrar a carga de trabalho, mas é vital garantir que todas as atividades pedagógicas sejam acessíveis e inclusivas. Mesmo sem condições ou deficiências específicas na turma atual, é importante estarmos preparados com estratégias que possam ser aplicadas se necessário. Nesse contexto, podemos implementar práticas de ensino diferenciadas, como oferecer suporte adicional para alunos que tenham dificuldades em certas tarefas ou promover a revisão de conteúdo em pequenos grupos para reforçar a compreensão. As tarefas podem ser adaptadas para considerar diferentes estilos de aprendizado, permitindo que alunos discutam suas ideias em voz alta ou façam esboços antes da escrita definitiva. Essas estratégias não oneram financeiramente e podem ser implementadas com o material de que já dispomos. Atentar para as necessidades individuais, oferecer feedback contínuo e construir um ambiente de sala de aula acolhedor são passos fundamentais para fomentar a inclusão e o sucesso de todos os alunos.

  • Suporte adicional para alunos com dificuldades.
  • Adaptação das tarefas para estilos de aprendizagem variados.
  • Revisão de conteúdo em pequenos grupos.

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