Oficina de Resenhas Literárias

Desenvolvida por: Rafael… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise Literária e Produção de Texto

Esta atividade estruturada como uma Oficina de Resenhas Literárias visa capacitar os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental na elaboração de resenhas literárias. A oficina começará com uma breve explanação sobre a estrutura e o propósito de uma resenha literária, destacando a importância de distinguir entre as vozes do resenhista, do autor da obra e de outros autores referenciados. Cada aluno escolherá uma obra literária de seu agrado, que já tenha lido anteriormente, para resenhar. A atividade seguirá com uma fase de planejamento, onde os alunos farão anotações e esboços iniciais sobre a obra escolhida. Para um maior enriquecimento do debate e interpretação do texto, os alunos discutirão suas impressões sobre as obras em pequenos grupos. Este processo visa facilitar a troca de ideias e a compreensão crítica das diferentes perspectivas sobre as mesmas obras. Com base em suas anotações e nas discussões, os alunos produzirão suas resenhas, onde devem praticar o manejo adequado das diferentes vozes presentes em uma resenha, aplicando técnicas de citação e paráfrase. Esta oficina prática não apenas aprimora as habilidades de escrita e análise crítica dos estudantes, mas também promove a leitura crítica e a apreciação literária.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta oficina é desenvolver as habilidades dos alunos no 8º ano para produzir resenhas literárias críticas e bem fundamentadas, enfatizando a importância de distinguir claramente entre as vozes do resenhador, do autor da obra literária e de outros autores citados. Desta forma, busca-se ampliar a capacidade analítica dos estudantes, melhorar suas habilidades de expressão escrita e incentivar uma leitura mais crítica e reflexiva de obras literárias. Além disso, visa fomentar a troca de perspectivas e o debate construtivo entre os alunos sobre as obras literárias, promovendo a valorização da diversidade de interpretações e o aprofundamento do entendimento crítico.

  • Compreender a estrutura e a finalidade de uma resenha literária.
  • Diferenciar claramente as vozes do resenhador, do autor e de outros autores referenciados.
  • Desenvolver habilidades de análise literária e crítica reflexiva.
  • Aprimorar a capacidade de argumentação e expressão escrita.
  • Promover a troca de ideias e interpretações através de discussões em grupo.

Conteúdo Programático

No conteúdo programático desta oficina de resenhas literárias, abordaremos as estruturas típicas de uma resenha, a importância de distinguir as diferentes vozes presentes no texto, como o resenhador deve se posicionar crítica e eticamente frente à obra resenhada, e como incorporar citacões e paráfrases de maneira eficaz. Através de uma abordagem prática, os alunos terão a oportunidade de analisar obras literárias de sua escolha, contribuindo para uma compreensão aprofundada dos elementos que compõem a resenha crítica literária, e como esses elementos interagem para formar uma crítica coerente e informativa.

  • Estrutura e propósito da resenha literária.
  • Distinção das vozes presentes na resenha: resenhador, autor e outros autores citados.
  • Técnicas de citação e paráfrase.
  • Análise e interpretação de textos literários.
  • Debate e troca de impressões sobre obras literárias.

Metodologia

A metodologia desta oficina envolve uma abordagem ativa de aprendizagem, onde os alunos serão o centro do processo educativo. Iniciaremos com uma exposição dialogada sobre os conceitos chave da resenha literária, seguida por um trabalho individual dos alunos na escolha e análise preliminar da obra a ser resenhada. Os alunos serão então organizados em pequenos grupos para que possam compartilhar e discutir suas percepções iniciais sobre as obras escolhidas, promovendo um ambiente colaborativo de aprendizado. Este processo será facilitado por ferramentas como mapas mentais e esquemáticos para a organização das ideias principais. Finalmente, a redação das resenhas será realizada individualmente, permitindo que os alunos apliquem os conceitos aprendidos ao longo da oficina.

  • Exposição dialogada sobre a teoria da resenha literária.
  • Trabalho individual de escolha e análise inicial da obra.
  • Discussões em pequenos grupos para troca de impressões e ideias.
  • Uso de ferramentas de organização de ideias (mapas mentais, esquemas).
  • Produção escrita individual da resenha.

Aulas e Sequências Didáticas

A oficina será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a exposição teórica sobre resenhas literárias, a escolha das obras pelos alunos e o início das anotações e esquemas. A segunda aula será dedicada às discussões em grupo e à produção final das resenhas. Essa estruturação permite um equilíbrio entre teoria e prática, assegurando que os estudantes tenham tempo suficiente para absorver os conceitos e aplicá-los de maneira eficaz.

  • Aula 1: Introdução à resenha literária e início do processo de análise da obra.
  • Aula 2: Debate em grupos e finalização das resenhas.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada na qualidade das resenhas produzidas, considerando a clareza na distinção das vozes do resenhador, do autor e de outros autores citados, a habilidade de realizar citações e paráfrases corretamente, a capacidade de análise crítica e interpretação da obra, e a qualidade da argumentação e da expressão escrita. Será também considerada a participação ativa nas discussões em grupo, refletindo a capacidade de trabalhar colaborativamente e de enriquecer o próprio trabalho com as contribuições dos colegas. Um rubrica detalhada será fornecida para guiar os alunos nos critérios de avaliação, incluindo exemplos de destaque em cada categoria.,

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta oficina, serão necessários alguns recursos básicos, incluindo acesso a bibliotecas ou recursos online para a revisão das obras literárias escolhidas, materiais para anotações, como papéis, canetas e lápis, e recursos digitais para a criação de mapas mentais e esquemas. Além disso, o uso de uma sala que permita a formação de pequenos grupos facilitará as discussões e trocas entre os alunos.

  • Acesso a bibliotecas ou recursos literários online.
  • Materiais para anotação (papel, canetas, lápis).
  • Ferramentas digitais para criação de mapas mentais e esquemas.
  • Sala de aula adequada para trabalho em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo