Palavras em Ação: Explore a Composição!

Desenvolvida por: Luis C… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Processos de Formação de Palavras: Aglutinação e Justaposição

Nesta atividade, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental irão explorar e entender os processos de formação de palavras através da composição, identificando os métodos de aglutinação e justaposição. Trabalhando em grupos, eles listarão palavras compostas, discutindo e categorizando-as de acordo com seu processo de formação. Além de desenvolverem uma compreensão mais aprofundada, eles irão criar novos exemplos de palavras compostas, estimulando a criatividade e o raciocínio linguístico. A atividade culminará na apresentação das descobertas dos grupos, promovendo debates e discussões por toda a turma sobre os insights obtidos e os desafios enfrentados. Esse momento de troca objetiva não apenas a consolidação do conteúdo aprendido, mas também o desenvolvimento das habilidades de oratória e argumentação em público.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade buscam garantir que os alunos compreendam os processos de formação de palavras utilizando aglutinação e justaposição, conforme enquadrado na BNCC. Ao envolverem-se em tarefas práticas e interativas, os estudantes aprofundarão suas habilidades linguísticas, alavancando seu domínio da língua portuguesa para além da mera decodificação de palavras. Os alunos serão incentivados não apenas a identificar e categorizar, mas também a elaborar novas palavras compostas, promovendo assim um raciocínio crítico e inventivo em relação ao uso da língua. Este plano busca integrar competências como a análise crítica, produção textual inovadora e habilidades orais colaborativas, essenciais para o desenvolvimento cognitivo e social nesta etapa do ensino.

  • Compreender os processos de formação de palavras por aglutinação e justaposição.
  • Identificar e categorizar palavras compostas em textos lidos ou produzidos.
  • Criar novos exemplos de palavras compostas por aglutinação e justaposição.
  • Promover debates para discutir insights e desafios sobre formação de palavras compostas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08LP04: Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação etc.
  • EF08LP05: Analisar processos de formação de palavras por composição (aglutinação e justaposição), apropriando-se de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.
  • EF08LP06: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange o estudo aprofundado dos processos de formação de palavras, especificamente a aglutinação e a justaposição, nos contextos oral e escrito. A exploração dessas técnicas amplia a compreensão dos estudantes sobre a composição lingüística, incentivando sua capacidade de expansão vocabular. Além disso, a análise crítica de palavras compostas em textos contemporâneos ou clássicos promove uma compreensão contextual da linguagem. Este conteúdo é projetado para não apenas incrementar as habilidades tradicionais de compreensão e produção textual, mas também fomentar habilidades de análise e síntese através de uma abordagem prática e colaborativa.

  • Estudo de processos de formação de palavras: aglutinação e justaposição.
  • Identificação e categorização de palavras compostas em texto.
  • Criação de novas palavras compostas.
  • Discussão e debate sobre formação e uso de palavras compostas.

Metodologia

Para maximizar a efetividade da atividade, a metodologia se baseia em princípios de aprendizagem ativa, incentivando os alunos a aprenderem por meio de investigação e colaboração. Eles serão divididos em grupos pequenos para facilitar uma interação rica e diversificada. Esta abordagem não apenas promove a aprendizagem significativa através da prática, mas também encoraja o desenvolvimento de competências comunicativas e de trabalho em equipe. A atividade finalizará com apresentações públicas das descobertas, oferecendo aos alunos a oportunidade de desenvolver suas habilidades de comunicação oral, enquanto o debate subsequente permitirá o aprofundamento do conhecimento sobre a composição de palavras e suas aplicações práticas.

  • Aprendizagem por investigação e colaboração em grupos.
  • Trocas em grupos pequenos para facilitar a interação.
  • Apresentações públicas das descobertas dos estudantes.
  • Debates para aprofundamento do tema estudado.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade propõe a sua realização em uma única aula de 50 minutos. Durante esse período, os alunos serão engajados em diferentes etapas planejadas para garantir que todas as áreas de conteúdo e habilidades visadas sejam abordadas de maneira eficaz. A aula será estruturada para começar com uma breve explicação introdutória, seguida pelas atividades em grupo, e, finalmente, a apresentação e o debate coletivos. Esta estrutura não apenas mantém os alunos engajados e com propósitos claros, mas também assegura que cada fase do aprendizado ocorra em um ambiente controlado e adequado para a exploração e discussão.

  • Aula 1: Introdução teórica sobre processos de formação de palavras e execução prática em grupos.
  • Momento 1: Introdução à Formação de Palavras (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando os conceitos básicos de formação de palavras, focando nos processos de aglutinação e justaposição. Utilize o quadro branco para desenhar exemplos que ilustrem cada processo. Pergunte aos alunos se eles já encontraram palavras que conhecem como exemplos desses processos. É importante que você prepare alguns exemplos práticos para discussão.

    Momento 2: Investigação e Identificação em Grupos (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em grupos pequenos e distribua listas de palavras que contenham exemplos de composição por aglutinação e justaposição. Permita que os alunos trabalhem juntos para categorizar essas palavras. Supervise os grupos, oferecendo apoio às discussões e incentivando o uso de tablets para pesquisa rápida. Observe se os alunos conseguem distinguir corretamente entre os dois tipos de composição e ofereça feedback imediato.

    Momento 3: Criação de Novas Palavras Compostas (Estimativa: 10 minutos)
    Peça que cada grupo crie suas próprias palavras compostas, utilizando os processos de aglutinação e justaposição. Incentive a criatividade e o raciocínio linguístico. Peça que justifiquem a escolha dos elementos para formar as novas palavras. Esse momento avalia a compreensão prática dos conceitos e estimula originalidade.

    Momento 4: Apresentação e Debate Coletivo (Estimativa: 15 minutos)
    Cada grupo deverá apresentar suas descobertas e novos exemplos de palavras compostas para a turma. Permita que os alunos façam perguntas uns aos outros e modere a discussão para garantir que todos os grupos sejam ouvidos. Avalie a clareza das apresentações e as habilidades de argumentação dos alunos, oferecendo sugestões para aprimoramento. Conclua reforçando os principais conceitos discutidos.

Avaliação

A avaliação nesta atividade utilizará múltiplos métodos diferenciados e adaptáveis, alinhados aos objetivos de aprendizagem. Primeiramente, uma avaliação formativa ocorrerá ao longo da atividade, com o professor observando a interação dos alunos em grupos e fornecendo feedback imediato para facilitar ajustes na compreensão e na participação colaborativa. Critérios mensuráveis, como a capacidade de identificar corretamente os processos de formação e a qualidade dos novos exemplos criados, serão adotados. Além disso, uma avaliação somativa será aplicada no final da aula por meio de uma apresentação oral de cada grupo, que servirá para avaliar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Os exemplos práticos seriam os grupos listando e justificando suas palavras criadas, com os professores ajustando os critérios para acomodar diferentes estilos de aprendizagem e garantindo que todos os alunos, independentemente de sua facilidade com a linguagem, possam demonstrar o progresso feito. A flexibilidade das avaliações possibilita ajustes para atender às necessidades individuais de cada aluno, incentivando um ambiente de aprendizado inclusivo e justo.

  • Formativa através da observação e feedback.
  • Somativa com apresentações orais.
  • Flexibilidade para acomodar necessidades de estilo de aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade integrarão materiais diversos que atendem às necessidades tanto analógicas quanto digitais, conforme aplicável, para enriquecer o processo educacional. Materiais impressos como listas de palavras e exemplos de textos ajudarão na compreensão inicial dos conceitos, enquanto quadros brancos ou flip charts permitirão que os alunos anotem suas ideias e esboços durante suas discussões em grupo. O uso de tecnologia educacional, como tablets ou laptops para pesquisa rápida e verificação de exemplos online, incrementa significativamente a experiência de aprendizado dos estudantes, oferecendo-lhes ferramentas práticas para expandirem seu entendimento e apoio visual. Estes recursos são selecionados e planejados para viabilizar uma aprendizagem mais dinâmica e interativa, ampliando o acesso à informação de forma eficaz.

  • Materiais impressos como listas de palavras e exemplos de textos.
  • Quadros brancos ou flip charts para discussões em grupo.
  • Tablets ou laptops para pesquisa rápida e verificação de exemplos online.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos a sobrecarga de trabalho dos professores, e por isso as recomendações de inclusão e acessibilidade foram selecionadas para serem práticas e eficazes sem ônus adicional. Embora a turma não possua alunos com deficiências identificadas, é importante manter um ambiente de aprendizagem acessível e inclusivo. Para tanto, a flexibilização na forma de apresentação dos resultados, seja por meio de cartazes ou mídias digitais, proporciona equidade para alunos que tenham estilos de aprendizagem diferentes. O apoio entre pares também é incentivado, promovendo um ambiente de tornas acessível a contribuições diversificadas. Ademais, a utilização de exemplos culturais e geograficamente diversos como parte do conteúdo evita a homogeneização cultural, respeitando e celebrando a pluralidade dos contextos de todos os alunos. O acompanhamento de progresso é constante, garantindo a adaptação das estratégias conforme necessário, de modo a proporcionar um aprendizado claro e eficaz para todos.

  • Flexibilização na forma de apresentação dos resultados.
  • Incentivo ao apoio entre pares.
  • Utilização de exemplos culturais e geograficamente diversos.

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