Blog da Turma: Conectando o Mundo com Palavras

Desenvolvida por: Eliane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de Textos

A proposta da atividade de criação de um blog pela turma do 9º ano visa consolidar habilidades de escrita dissertativa, argumentativa e criatividade. Este projeto colaborativo promove a troca de ideias e o desenvolvimento de um pensamento crítico acerca de questões contemporâneas relevantes. Cada grupo de alunos será responsável por postar semanalmente artigos, reflexões e resenhas sobre temas atuais que despertem o interesse da turma. Através disso, os alunos experimentarão diversos formatos de texto, incluindo artigos de opinião, crônicas e relatos, favorecendo o fortalecimento de suas habilidades comunicativas e críticas, essenciais para desafios acadêmicos futuros, como o ENEM. A dinâmica de manter um blog também posiciona os alunos como protagonistas na construção de seu aprendizado, dando-lhes a experiência de criar conteúdo que será lido por colegas e outros usuários online, integrando o ambiente escolar com o mundo digital. Além disso, a atividade fomenta habilidades sociais, como trabalho em equipe e respeito à diversidade de opiniões.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade estão centrados no desenvolvimento de competências comunicativas avançadas, que incluem não apenas a habilidade de produzir textos dissertativo-argumentativos complexos, mas também a capacidade de refletir criticamente sobre informações. Considerando que a prática da escrita é crucial para o sucesso em exames futuros e na vida acadêmica, a atividade busca incentivar a produção textual contínua e autônoma dos alunos, dotando-os de ferramentas para argumentar de forma coesa e coerente. Além disso, ao integrar a criação de textos sobre temas contemporâneos e a gestão colaborativa de um blog, os estudantes serão expostos a um contexto de aprendizagem que espelha situações do mundo real, amadurecendo suas habilidades de raciocínio lógico, análise crítica e planejamento.

  • Desenvolver habilidades de escrita dissertativa e argumentativa.
  • Refletir criticamente sobre temas contemporâneos.
  • Fomentar o trabalho colaborativo através da gestão de um blog.
  • Integrar habilidades de raciocínio lógico e análise crítica.
  • Preparar os alunos para desafios acadêmicos futuros, como o ENEM.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF89LP17: Analisar criticamente textos de diferentes gêneros, considerando as condições de produção e os efeitos que produzem nos interlocutores.
  • EF89LP25: Produzir textos dissertativo-argumentativos que revelem um grau crescente de criticidade e defesa de ponto de vista, considerando o leitor como interlocutor.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade está estruturado para oferecer aos alunos uma compreensão prática e teórica dos diversos tipos de textos. Começando com a exploração dos artigos de opinião, que são baseados em argumentação e persuasão, os alunos serão incentivados a articular suas ideias com base em pesquisas e dados. Em seguida, as crônicas permitirão que eles pratiquem a combinação de realidade com elementos ficcionais, explorando o cotidiano sob novas perspectivas. Finalmente, os relatos proporcionarão um espaço para a expressão pessoal e narrativa dos estudantes. O ensino destas facetas dentro da escrita utiliza uma abordagem interseccional, combinando teoria e prática, para garantir que os alunos não apenas entendam os formatos textuais, mas também os utilizem de maneira eficaz em contextos diversos.

  • Artigos de opinião: estrutura e argumentação.
  • Crônicas: narrativa e combinação de realidade e ficção.
  • Relatos: escrita pessoal e narrativa.
  • Regras de edição e revisão de textos.
  • Estratégias de pesquisa e coleta de dados.

Metodologia

O plano de aula adotará uma metodologia focada na aprendizagem ativa, permitindo que os alunos se envolvam ativamente em todo o processo de criação e manutenção do blog. Os alunos irão trabalhar em grupos, o que promoverá a colaboração e a troca de ideias. A condução dos debates em sala de aula analisando temas selecionados visa estimular a reflexão crítica e a argumentação sólida. A prática contínua de escrita, revisão e edição de textos potencializa a autocrítica e o aprimoramento constante. A utilização de uma plataforma online para o blog trará à tona discussões sobre o uso ético e eficiente da tecnologia, complementando o desenvolvimento tecnológico dos estudantes. A integração de feedbacks constantes entre pares e do professor assegura que o processo de aprendizado seja direcionado pelas revisões construtivas.

  • Aprendizagem ativa através de projeto colaborativo.
  • Trabalho em grupo para promover habilidades sociais.
  • Debates em sala para reflexão crítica.
  • Uso de plataformas tecnológicas de blog.
  • Feedbacks constantes entre pares e do professor.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é projetado de forma a proporcionar uma experiência de aprendizado intensa e prática em um curto espaço de tempo, desenvolvendo a capacidade dos alunos de organizar, criar e gerenciar conteúdo em um ambiente digital. Uma única aula de 60 minutos será dedicada à introdução do projeto e à primeira discussão de temas potenciais para os textos, além de fornecer uma orientação inicial sobre o uso das plataformas necessárias e definir grupos responsáveis pela primeira rodada de postagens. Esta dinâmica rápida visa captar o interesse dos alunos, oferecendo-lhes a oportunidade de imediatamente aplicar os conceitos discutidos de maneira prática, garantindo o envolvimento e a motivação necessários para o sucesso do projeto.

  • Aula 1: Introdução ao projeto do blog, grupos, plataformas e escolha de temas.

Avaliação

A avaliação será multidimensional, abrangendo não apenas o produto final, mas todo o processo de criação e gestão do blog. O objetivo é assegurar que os alunos desenvolvam suas competências comunicativas e críticas de maneira coesa e contextualizada. Entre os critérios de avaliação, será levado em conta o desenvolvimento das ideias, a clareza na argumentação, a originalidade e o rigor na aplicação de normas gramaticais. Adicionalmente, o professor pode optar por avaliações formativas durante o processo, fornecendo feedbacks construtivos e modelando a prática da autoavaliação por parte dos alunos. Exemplos de aplicação prática incluem relatórios de autoavaliação semanal, análises críticas de textos de colegas e listas de verificação individualizadas para atender a necessidades específicas de cada grupo. Tudo isso visa personalizar o aprendizado e desenvolver um ambiente inclusivo e motivador.

  • Consideração do produto final e processo de criação.
  • Desenvolvimento de ideias e clareza argumentativa.
  • Feedback formativo e autoavaliação semanal.
  • Análise crítica de textos de colegas.
  • Listas de verificação individualizadas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a realização da atividade incluem uma variedade de materiais didáticos e ferramentas digitais, assegurando que o processo de ensino-aprendizagem seja rico e interativo. Materiais impressos, como guias de produção textual e manuais de redação, serão complementados com o uso de tecnologias educacionais como computadores e internet para a construção e manutenção do blog. Adicionalmente, plataformas online colaborativas podem ser utilizadas para facilitar a comunicação e colaboração entre os alunos. Essa combinação de recursos físicos e digitais assegura que o processo seja dinâmico, e que atinja uma diversidade de estilos de aprendizagem, além de promover a inclusão tecnológica.

  • Computadores e acesso à internet.
  • Guia de produção textual e manual de redação.
  • Plataformas online para colaboração.
  • Ferramentas de feedback digital.
  • Materiais impressos de apoio.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que os professores enfrentam muitos desafios em seu trabalho diário, por isso propomos estratégias práticas que beneficiam todos os alunos. A inclusão e a acessibilidade são fundamentais para garantir que todo estudante tenha igualdade de oportunidades ao aprender. Nesta atividade, o foco está em promover o intercâmbio de ideias e a interação entre os pares. Por isso, sugerimos o uso de textos com fontes acessíveis e ajustes no cronograma, se necessário, para permitir mais tempo de colaboração e reflexão. O ambiente online usado para o blog deve ser escolhido de modo a ser acessível e intuitivo para todos, evitando soluções complexas que possam criar barreiras. Para alunos que possam beneficiar-se de apoio extra, encontros individuais para orientações personalizadas podem ajudar. Além do uso de recursos tecnológicos adequados, o olhar atento para questões de participação igualitária e respeito mútuo são essenciais para um ambiente inclusivo.

  • Uso de fontes acessíveis nos textos.
  • Ajustes no cronograma para ampliar a colaboração.
  • Escolha de ambientes online acessíveis e intuitivos.
  • Encontros individuais para suporte personalizado.

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