Esta atividade pedagógica prática tem como objetivo aproximar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental à comunicação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), por meio de uma dinâmica envolvente e educativa. Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos serão incentivados a realizar uma preparação prévia em casa, assistindo a vídeos tutoriais e lendo materiais sobre sinais básicos em LIBRAS, relativos a objetos e lugares comuns no ambiente escolar. Durante a aula, será organizada uma caça ao tesouro: os alunos, divididos em equipes, deverão encontrar pistas escondidas pela escola. Cada pista consistirá em um enigma expresso em LIBRAS que, uma vez decifrado, indicará o local da próxima pista. O objetivo final é encontrar o 'tesouro' escondido, motivando os estudantes a se comunicarem exclusivamente em LIBRAS durante a atividade. Esta abordagem pretende não só promover a inclusão e a prática da língua, mas também reforçar a importância da comunicação diversificada e acessível.
O propósito desta atividade é promover a familiarização dos alunos com a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) de forma prática e lúdica. Espera-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de reconhecer e utilizar sinais básicos em LIBRAS, relacionados a objetos e lugares da escola, melhorando sua capacidade de comunicação e inclusão. Almeja-se, ainda, cultivar a valorização da diversidade linguística e cultural e o respeito às diferentes formas de expressão, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e inclusivos.
A temática central do conteúdo programático desta atividade gira em torno da introdução à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e sua prática dentro do contexto escolar. Abrangendo noções básicas de sinais relacionados a objetos e locais na escola, esta unidade temática busca capacitar os estudantes a uma comunicação inclusiva, promovendo uma maior integração e compreensão das necessidades de comunicação dos surdos.
A metodologia aplicada nesta atividade inclui práticas educativas inovadoras, como a Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Antes da aula, os alunos são encarregados de adquirir conhecimento prévio sobre o tema em casa, por meio de vídeos e leitura. Em sala, esta base de conhecimento será aplicada em uma atividade prática de caça ao tesouro, incentivando o uso ativo da LIBRAS em um contexto real e interativo. Este método promove a autonomia do aprendizado e estimula a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos revisarão o material de estudo e discutirão os conceitos chave para garantir um entendimento compartilhado. A segunda aula será dedicada integralmente à caça ao tesouro, onde os alunos aplicarão os conhecimentos adquiridos em uma experiência prática e interativa.
A avaliação desta atividade será baseada na participação, engajamento e habilidade de comunicação dos alunos utilizando a LIBRAS. O desempenho de cada equipe na caça ao tesouro também será considerado, observando-se a capacidade de resolver enigmas e trabalhar em conjunto. Será incentivado um feedback construtivo entre os participantes para fomentar a reflexão sobre o processo de aprendizado. A avaliação buscará não só medir o conhecimento adquirido, mas também valorizar o esforço colaborativo e a inclusão.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como vídeos tutoriais e materiais de leitura sobre LIBRAS, disponibilizados previamente aos alunos. Em sala, os materiais incluem enigmas em LIBRAS, impressos ou digitais, e marcadores para os locais das pistas. É importante garantir que todos os recursos sejam acessíveis e claros, para facilitar o engajamento dos alunos na atividade.
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