Caça ao Tesouro das Metáforas

Desenvolvida por: Cicera… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Figuras de Linguagem: Metáforas

A atividade 'Caça ao Tesouro das Metáforas' é projetada para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo principal aprofundar o entendimento e o uso das metáforas, uma das figuras de linguagem mais importantes na construção de textos criativos e persuasivos. Inicialmente, os alunos terão uma breve introdução teórica sobre metáforas, entendendo sua definição, propósito e impacto em diferentes contextos discursivos. Em seguida, serão divididos em grupos e desafiados a localizar metáforas em diversos textos literários e publicitários previamente selecionados, que são fornecidos pelo professor. Durante a atividade, cada grupo irá competir para identificar e analisar o maior número possível de metáforas nos textos, promovendo assim a habilidade de leitura crítica e trabalho em equipe. O grupo que conseguir identificar corretamente o maior número de metáforas será o vencedor da atividade, garantindo um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo. Para suportar as habilidades sociais dos alunos, como participação ativa em discussões e colaboração, serão encorajados debates sobre as metáforas encontradas e sua eficácia nos textos analisados.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são desenvolver a capacidade dos alunos de identificar e analisar metáforas em contextos variados, aprimorando tanto suas habilidades de leitura crítica quanto de produção textual. Ao trabalhar em grupos, os alunos são incentivados a colaborar e discutir diferentes perspectivas e interpretações, aumentando não apenas o entendimento sobre o tópico em questão, mas também suas habilidades sociais e de comunicação. A atividade busca integrar a compreensão textual com a prática da análise e da argumentação, fundamentais para a formação escolar e as avaliações externas como o ENEM.

  • IIdentificar metáforas em textos literários.
  • Analisar a função e o efeito das metáforas em textos publicitários.
  • Promover o trabalho em equipe e a comunicação efetiva.
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP01: Diferenciar liberdade de expressão de discursos de ódio, posicionando-se contrariamente a esse tipo de discurso e vislumbrando possibilidades de denúncia quando for o caso.
  • EF69LP04: Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários, relacionando as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados, como imagens, tempo verbal, jogos de palavras, figuras de linguagem etc., com vistas a fomentar práticas de consumo conscientes.
  • EF09LP05: Identificar, em textos lidos e em produções próprias, orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Caça ao Tesouro das Metáforas' foca nas figuras de linguagem, com especial destaque para as metáforas. A escolha dos textos literários e publicitários visa proporcionar aos alunos uma visão prática de como as metáforas são empregadas em diferentes contextos comunicativos, ressaltando sua importância na construção de significados e na persuasão. A articulação entre o conteúdo programático e as habilidades propostas pela BNCC garante um aprendizado contextualizado e aplicado, que prepara os alunos para desafios práticos, como redações escolares e exames nacionais.

  • Introdução às figuras de linguagem com ênfase em metáforas.
  • Análise e interpretação de metáforas em textos variados.
  • Discussão sobre o impacto das metáforas na percepção do texto.
  • Aplicação prática do reconhecimento de metáforas em produções textuais.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade é a aprendizagem colaborativa, onde os alunos são estimulados a trabalhar em grupos e discutir suas interpretações de metáforas em textos. Este método promove um ambiente de troca de ideias e respeito pelas diversas opiniões, e é complementado por uma abordagem prática na seleção e análise dos textos. A competição entre grupos serve como motivador para o aprendizado ativo, desafiando os alunos a aplicar conceitos teóricos em situações reais de leitura e interpretação. Assim, reforça-se a importância da análise crítica e a aplicação do conhecimento em situações práticas.

  • Aprendizagem colaborativa em grupos.
  • Discussões em grupo sobre interpretações de metáforas.
  • Competição saudável entre grupos para motivação adicional.
  • Análise prática de textos literários e publicitários.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma para esta atividade está distribuído ao longo de uma aula de 60 minutos. A proposta é começar com uma introdução rápida sobre metáforas e figuras de linguagem, seguida da divisão dos alunos em grupos e a distribuição dos textos para análise. Em seguida, os grupos terão um tempo determinado para realizar a análise e discutir suas descobertas internamente, competindo para ver quem consegue identificar mais metáforas. Nos minutos finais, haverá uma discussão geral na sala para compartilhar os resultados e refletir sobre as diferentes interpretações e descobertas feitas.

  • Aula 1: Introdução às metáforas, formação de grupos e início da atividade (20 minutos).
  • Momento 1: Introdução Teórica às Metáforas (Estimativa: 20 minutos)
    Comece a aula com uma breve apresentação teórica sobre o conceito de metáfora, seu papel na linguagem e exemplos. Utilize recursos visuais, como slides ou um pequeno vídeo, para ilustrar conceitos de maneira envolvente. Oriente os alunos a tomarem notas sobre pontos que acharem mais interessantes ou surpreendentes. Sugira perguntas para reflexão e abra espaço para que os alunos compartilhem exemplos de metáforas que já conheçam.

    Momento 2: Formação de Grupos e Orientações para a Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Explique claramente as etapas da atividade 'Caça ao Tesouro das Metáforas', destacando a importância da colaboração e do respeito às opiniões dos colegas. Forneça a cada grupo os textos literários e publicitários que deverão analisar. Permita que escolham um líder do grupo para coordenar as discussões e garantir o cumprimento dos prazos.

    Momento 3: Início da 'Caça ao Tesouro das Metáforas' (Estimativa: 30 minutos)
    Inicie a atividade prática. Circule entre os grupos observando e oferecendo suporte quando necessário. Incentive os alunos a formularem hipóteses sobre o efeito das metáforas e discutirem suas percepções uns com os outros. Avalie o progresso através da observação direta, tomando notas sobre a participação e cooperação. Durante este momento, reforce a ideia de competição saudável e a aprendizagem colaborativa.

  • Aula 1: Análise em grupo dos textos fornecidos e identificação de metáforas (30 minutos).
  • Momento 1: Leitura e Discussão em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma nos grupos já formados anteriormente. Entregue a cada grupo os textos literários e publicitários previamente selecionados. Instrua os alunos a fazerem uma leitura inicial dos textos, em conjunto, focando na identificação de possíveis metáforas. Oriente os grupos a promoverem discussões internas, onde cada membro pode apresentar suas ideias sobre as metáforas identificadas.
    É importante que o professor circule pela sala para observar as interações entre os alunos, oferecendo suporte e esclarecendo dúvidas sempre que necessário. Pergunte aos alunos o motivo pelo qual consideram cada expressão uma metáfora, incentivando a argumentação.

    Momento 2: Análise e Registro das Metáforas Identificadas (Estimativa: 15 minutos)
    Após a discussão inicial, peça aos grupos que selecionem as metáforas mais significativas e analisem o impacto de cada uma nos textos. Proporcione uma tabela ou guias de questionamento para que os alunos registrem suas análises, como: 'Quais emoções ou ideias a metáfora evoca?' e 'Como a metáfora contribui para a compreensão geral do texto?'.
    Observe se os grupos estão colaborando efetivamente e incentivando todos os membros a participarem. Auxilie os grupos com dificuldades, estimulando a troca de ideias e o respeito pelas diferentes opiniões.

    Momento 3: Compartilhamento e Avaliação das Descobertas (Estimativa: 15 minutos)
    Sugira que cada grupo escolha um porta-voz para compartilhar as metáforas identificadas e suas respectivas análises com a turma. Incentive os alunos a discutir e debater as interpretações e impactos das metáforas entre grupos. Promova um espaço para que questionamentos sejam levantados, ampliando a compreensão dos textos.
    É crucial que o professor medie as discussões, garantindo que todos os grupos tenham sua oportunidade de fala e que o ambiente se mantenha respeitoso e construtivo. Avalie a capacidade dos grupos de trabalhar em cooperação e a profundidade das análises apresentadas, fornecendo feedback construtivo, quando necessário.

    Momento 4: Reflexão e Metacognição (Estimativa: 15 minutos)
    Conduza uma reflexão final, onde os alunos são incentivados a pensar sobre o aprendizado obtido durante a atividade. Pergunte aos alunos como a atividade colaborativa e as discussões ajudaram a aprimorar a compreensão das metáforas e das estratégias discursivas dos textos.
    Permita que cada aluno faça uma breve autoavaliação sobre sua participação e contribuição para o grupo. Esta etapa também pode ser usada para que a turma sugira melhorias para futuras atividades.

  • Aula 1: Discussão dos resultados e reflexão coletiva sobre as metáforas encontradas (10 minutos).
  • Momento 1: Compartilhamento dos Resultados dos Grupos (Estimativa: 5 minutos)
    Solicite que os porta-vozes de cada grupo compartilhem rapidamente os resultados de sua análise, destacando as metáforas mais impactantes encontradas e suas interpretações sobre o efeito dessas figuras no texto. É importante que todos os grupos tenham tempo de apresentar seus achados de maneira respeitosa e organizada. Observe se todos os grupos estão recebendo atenção e incentive a escuta ativa.

    Momento 2: Reflexão Coletiva sobre os Impactos das Metáforas (Estimativa: 5 minutos)
    Conduza uma reflexão coletiva sobre como as metáforas influenciam a percepção e interpretação dos textos. Pergunte aos alunos como as metáforas podem ser utilizadas para criar uma mensagem mais persuasiva ou evocativa. Permita que os alunos expressem suas opiniões e relacionem as metáforas encontradas com experiências pessoais ou outras leituras. Incentive a troca de ideias e prepare perguntas abertas para estimular a discussão.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere permitir que os alunos, que sentem desconforto em falar em público, possam participar escrevendo suas observações e comentários anonimamente para serem lidos pelo professor. Essa estratégia ajuda a incluir alunos mais tímidos ou com dificuldades de fala em interações orais. Observe se todos os alunos estão incluídos nas discussões e ofereça suporte adicional ou ajustes, como adaptações dos materiais, se necessário. Durante as apresentações, garanta que todos os alunos estejam diante dos mesmos materiais visuais e auditivos para que nenhum detalhe seja perdido.

Avaliação

A avaliação na atividade 'Caça ao Tesouro das Metáforas' busca acomodar diferentes formas de mensuração do aprendizado. Uma abordagem avaliativa é o uso de portfólios de grupo, onde cada grupo de alunos registra suas descobertas e insights sobre as metáforas identificadas. Este método permite a análise do processo colaborativo e do resultado final. Além disso, auto-avaliação e avaliação por pares poderão ser implementadas para incentivar a reflexão crítica e a percepção das próprias habilidades, bem como a valorização do trabalho dos colegas. Para cada método avaliativo, os critérios serão a precisão na identificação das metáforas, a profundidade da análise apresentada e a habilidade de trabalhar em equipe. Adicionalmente, o uso de feedback contínuo durante a atividade oferecerá informações valiosas sobre o progresso dos alunos e orientará melhorias.

  • Avaliação de portfólio de grupo.
  • Auto-avaliação dos alunos.
  • Avaliação por pares entre grupos.
  • Feedback contínuo durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados para a atividade incluem textos literários e publicitários que contenham exemplos claros e significativos de metáforas, disponíveis em formato impresso ou digital. Outras ferramentas como projetores ou quadros interativos poderiam enriquecer a experiência visual. No entanto, recursos simples, como papéis para anotações e canetas, serão suficientes para a realização da atividade de forma eficiente. Além disso, o professor poderá utilizar recursos audiovisuais breves para a introdução teórica às metáforas, aumentando assim o engajamento dos alunos com o tema.

  • Textos literários e publicitários para análise.
  • Papéis para anotações e canetas.
  • Projetor ou quadro interativo (opcional).
  • Recursos audiovisuais breves para introdução teórica.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a sobrecarga de trabalho e excesso de tarefas são uma realidade para muitos docentes. Contudo, é essencial buscar estratégias para que a inclusão e acessibilidade esteja presente em nossas práticas. Para esta atividade, recomenda-se considerar diferentes estilos de aprendizagem, permitindo que alunos mais visuais ou auditivos possam se beneficiar igualmente do conteúdo. Prover versões digitais dos materiais ajuda a adaptar as necessidades individuais dos alunos, oferecendo, por exemplo, leitura ampliada ou o uso de aplicativos de leitura. Ainda que não haja condições ou deficiências específicas na turma, essas estratégias estão alinhadas com impulsionar a participação de todos, respeitando os diferentes ritmos e meios de aprendizado.

  • Versões digitais dos textos com opções de ampliação.
  • Uso de tecnologia assistiva para leitura, se necessário.
  • Flexibilidade nos métodos de feedback e avaliação.
  • Promoção do respeito pelas diferentes formas de expressão e análise.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo