Caçadores de Argumentos: A Verdade Está Lá Fora

Desenvolvida por: Cibele… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise de estratégias de modalização e argumentatividade

A atividade proposta, intitulada 'Caçadores de Argumentos: A Verdade Está Lá Fora', visa capacitar os alunos do 9º ano a investigar criticamente os textos que fazem parte de seu cotidiano, como notícias, artigos de opinião, propagandas e trechos literários. Esses alunos, já aptos a desenvolver análises mais profundas, serão desafiados a identificar e discutir as diferentes estratégias de modalização e argumentatividade utilizadas nos textos. Eles atuarão como 'caçadores', explorando as camadas semânticas e estilísticas que sustentam os argumentos, analisando a escolha de palavras, a construção das frases e os recursos textuais que afetam a interpretação e a persuasão. A atividade promove a análise crítica, estimulando-os a fazer apresentações orais curtas, nos quais compartilhem suas descobertas e as justifiquem. Essas apresentações são uma oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação, refinando a clareza e a persuasão de suas falas. Com isso, o aluno não apenas compreende melhor os textos, mas também reflete sobre as técnicas que indiretamente podem influenciar pensamentos e posições, levando a uma compreensão mais crítica do conteúdo textual presente no mundo ao seu redor.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade concentram-se em aprimorar o pensamento crítico dos alunos em relação aos textos presentes no cotidiano. O plano de aula está estruturado para que os alunos não apenas identifiquem as estratégias argumentativas usadas por autores em diferentes contextos, mas também compreendam como o uso de modalizadores pode moldar interpretações e influenciar opiniões. Além disso, a atividade visa desenvolver habilidades oratórias, uma vez que os alunos devem articular claramente suas descobertas e argumentações. Através desse processo, o plano de aula busca fomentar a capacidade dos alunos de análise profunda dos textos e promover o crescimento de suas habilidades interpretativas e críticas fundamentais para desafios acadêmicos futuros.

  • Identificar estratégias de modalização e argumentatividade em diferentes tipos de textos.
  • Analisar a influência da escolha linguística sobre a interpretação do leitor.
  • Desenvolver habilidades de apresentação e argumentação oral clara e persuasiva.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF89LP05: Analisar o efeito de sentido produzido pelo uso, em textos, de recurso a formas de apropriação textual (paráfrases, citações, discurso direto, indireto ou indireto livre).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado na exploração de diferentes estratégias textuais que conferem sentido e poder argumentativo aos textos, integrando conhecimentos de semântica, estilística e análise do discurso. Os alunos serão expostos a uma variedade de gêneros textuais, como notícias e literatura, que ilustram o uso das estratégias mencionadas. Ao analisar o efeito de estratégias como modalização, apropriação textual e a construção de argumentos, os estudantes poderão criar conexões entre as teorias linguísticas e suas aplicações práticas. Isso lhes permitirá enriquecer a habilidade de decodificar as intenções subjacentes nos discursos e aumentar a compreensão crítica de mensagens implícitas ou explícitas.

  • Modalização e seu efeito nos textos.
  • Estratégias argumentativas em diferentes gêneros textuais.
  • Construção de apresentações orais eficazes.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade se baseia em um aprendizado ativo e centrado no aluno, promovendo tanto a análise colaborativa como a reflexão individual. Os estudantes devem trabalhar em grupos inicialmente para coletar e discutir exemplos de textos escolhidos por sua relevância e poder argumentativo. Posteriormente, cada aluno trabajará individualmente, favorecendo a personalização do aprendizado e permitindo que cada um utilize seu próprio ritmo e estilo de análise. A necessidade de apresentar as descobertas desenvolve habilidades comunicativas e argumentativas e dá espaço para o protagonismo estudantil, onde os alunos assumem a responsabilidade por sua aprendizagem e contribuem ativamente no ambiente de sala de aula.

  • Análise colaborativa de textos em pequenos grupos.
  • Reflexão e apresentação individual de descobertas.
  • Discussões em sala para troca de insights e feedback.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 30 minutos, dividida em fases cuidadosamente planejadas para maximizar o envolvimento dos alunos. Inicialmente, os alunos dividirão suas amostras de textos e começarão a identificação das estratégias de modalização e argumentatividade. O tempo restante será dedicado às apresentações, onde cada estudante compartilha suas descobertas de forma estruturada, recebendo feedback construtivo dos colegas e do professor. Essa divisão promove um ambiente dinâmico de trocas intelectuais e desenvolve a capacidade crítica e oral dos alunos.

  • Aula 1: Introdução à atividade e apresentação das estratégias de modalização e argumentatividade. Realização das apresentações individuais.
  • Momento 1: Introdução à atividade - 'Caçadores de Argumentos' (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando a proposta da atividade 'Caçadores de Argumentos: A Verdade Está Lá Fora'. Explique aos alunos a importância de compreender as estratégias de modalização e argumentatividade nos textos de seu cotidiano. Utilize exemplos práticos de notícias ou propagandas para ilustrar como esses elementos influenciam o leitor.

    Momento 2: Apresentação das Estratégias de Modalização e Argumentatividade (Estimativa: 10 minutos)
    Explique o conceito de modalização e como ele é usado em textos para expressar diferentes níveis de certeza, obrigação ou possibilidade. Passe então para as estratégias de argumentatividade, destacando como autores estruturam seus argumentos para persuadir o leitor. Proponha que os alunos apontem exemplos em textos selecionados, facilitando uma discussão aberta para aprofundar a compreensão.

    Momento 3: Realização das Apresentações Individuais (Estimativa: 10 minutos)
    Incentive os alunos a se prepararem para pequenas apresentações orais onde eles compartilhem suas análises de um texto escolhido. Permita que cada aluno tenha ao menos dois minutos para apresentar suas descobertas. Oriente-os a focar na escolha de palavras, estrutura de frases e uso de modalizações. Observe se os alunos conseguem articular claramente seus argumentos e dê feedback ao final de cada apresentação. Permita uma rápida reflexão após cada apresentação, destacando pontos de melhoria e sugerindo novas abordagens.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere organizar os grupos de forma a garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de participar ativamente. Para aqueles que possam ter dificuldade em compreender conceitos abstratos, inclua exemplos visuais e práticos adicionais que ajudem a concretizar os conceitos. Incentive o uso de tecnologias assistivas, como leitores de tela, para alunos com dificuldades visuais ao acessar textos. Garanta um ambiente acolhedor para que alunos tímidos ou com dificuldades de fala possam apresentar suas ideias de forma segura e sem pressões. Lembre-se, seu papel é facilitar a inclusão, e pequenas adaptações podem fazer uma grande diferença para que todos se sintam parte do processo de aprendizado.

Avaliação

Para avaliar os objetivos de aprendizagem desta atividade, serão utilizadas múltiplas abordagens que consideram o desempenho colaborativo e individual dos alunos. Uma metodologia de avaliação formativa será aplicada durante a atividade, com foco no envolvimento dos alunos e na capacidade de identificação das estratégias textuais. Durante as apresentações, os professores podem utilizar uma checklist com critérios específicos, avaliando a clareza, coerência, uso de exemplos e a habilidade de responder perguntas. Como opção, um instrumento de autoavaliação também pode ser aplicado, incentivando os alunos a refletirem criticamente sobre seu próprio desempenho e aprendizado. Os feedbacks formais ou informais recebidos serão essenciais para fomentar o desenvolvimento e manutenção de suas habilidades críticas e interpretativas. Para garantir a equidade, os critérios avaliativos devem ser adaptados às dificuldades de cada aluno, considerando suas habilidades e estilos de aprendizagem individuais.

  • Avaliação formativa durante a atividade.
  • Checklist avaliativa para apresentações.
  • Autoavaliação individual como reflexão crítica.

Materiais e ferramentas:

Para apoiar a execução desta atividade, é essencial proporcionar um ambiente educacional enriquecedor que disponibiliza materiais e tecnologias adequadas aos alunos. Isso compreende desde o uso de recortes de jornais e revistas até a utilização de meios digitais como tablets ou notebooks com acesso à internet para pesquisas adicionais. Além disso, incentivam-se a utilização de slides ou quadros brancos para auxiliar na organização das apresentações dos alunos. Desta forma, o uso estratégico de tais materiais e tecnologias visa facilitar a interação, colaboração e promoção do pensamento crítico, tornando o processo de aprendizagem mais interativo, significativo e inclusivo.

  • Recortes de jornais e revistas.
  • Tablets ou notebooks para pesquisa.
  • Quadro branco ou slides para apresentações.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que as demandas do dia a dia são muitas, mas promovendo um ambiente inclusivo e acessível, contribuímos significativamente para o desenvolvimento de todos os alunos. É vital que o material didático seja disponibilizado em formatos acessíveis, como textos em áudio ou vídeos legendados, garantindo que cada aluno possa participar ativamente da aula. Adicionalmente, ao utilizar tecnologias, devemos garantir que as plataformas são acessíveis e os alunos sabem como navegar nelas de maneira segura e eficaz. Incentivar um ambiente respeitoso e tolerante, onde todos possam compartilhar ideias sem pressões ou preconceitos, é essencial. O professor deve estar atento, oferecendo apoio individualizado e garantindo que cada estudante esteja integrado ao processo de aprendizagem e participação ativa.

  • Materiais didáticos em formatos acessíveis (ex: texto e áudio).
  • Tecnologia acessível e suporte para seu uso.
  • Criação de um ambiente de respeito e inclusão durante as discussões.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo