Na atividade Campanha da Boa Vizinhança, os alunos do 9º ano assumem o papel de publicitários com a missão de melhorar a convivência entre a escola e a comunidade. Iniciando com a identificação dos problemas de convívio local, através de pesquisas e diálogos com a comunidade, os estudantes serão desafiados a pensar criticamente sobre as relações sociais e a importância da escola como um espaço de integração. Em equipes, eles definirão o público-alvo e desenvolverão uma campanha publicitária composta por cartazes, banners e vídeos que apresentem soluções criativas e efetivas para fortalecer os laços comunitários. Além disso, serão responsáveis por elaborar estratégias de divulgação dessas campanhas, utilizando os recursos digitais disponíveis, como redes sociais e outros meios de comunicação locais, engajando tanto a comunidade escolar quanto a local em torno de um objetivo comum. Esta atividade fomenta o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico, planejamento estratégico, comunicação eficaz e uso de mídias digitais.
O propósito desta atividade é incentivar os alunos a aplicarem conhecimentos de linguagens, códigos e suas tecnologias para resolver problemas reais da comunidade, desenvolvendo habilidades de comunicação, colaboração, pensamento crítico e criatividade. Pretende-se que, ao assumirem o papel de publicitários, os estudantes compreendam a influência da publicidade na sociedade, a importância do engajamento cívico e o papel das mídias digitais na promoção de mudanças sociais positivas.
Este plano de aula tem como foco a utilização da publicidade como ferramenta de transformação social e fortalecimento dos laços comunitários, englobando conceitos de marketing, design gráfico e comunicação social. Os alunos serão guiados na aplicação prática desses conteúdos ao planejar e executar uma campanha que aborde questões relevantes da convivência escola-comunidade.
Adotaremos a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), onde os estudantes serão desafiados a criar soluções práticas e inovadoras para problemas reais da comunidade escolar. O projeto será dividido em etapas, desde a pesquisa inicial até a execução e avaliação da campanha, promovendo a integração de conhecimentos interdisciplinares e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos farão a pesquisa de campo e iniciaram o planejamento da campanha. Na segunda aula, finalizarão as peças publicitárias e definirão as estratégias de divulgação.
A avaliação será baseada no engajamento do grupo em todas as etapas do projeto, na qualidade e criatividade das soluções propostas, na eficácia da comunicação visual e textual das peças publicitárias e na estratégia de divulgação. Será considerada, também, a capacidade de trabalhar em equipe e de gerenciar o tempo de forma eficaz. Feedback construtivo será dado ao final, destacando os pontos positivos e áreas para melhorias.
Para a realização da atividade, serão utilizados recursos digitais como computadores com acesso à internet, softwares de edição de texto e imagem, e plataformas de redes sociais. Material de apoio didático sobre publicidade e marketing também será disponibilizado aos alunos, além de papel, tesoura, canetas e outros materiais para a produção de peças impressas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula