Campanha da Boa Vizinhança

Desenvolvida por: Marivo… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Artes
Temática: Publicidade Comunitária

Na atividade Campanha da Boa Vizinhança, os alunos do 9º ano assumem o papel de publicitários com a missão de melhorar a convivência entre a escola e a comunidade. Iniciando com a identificação dos problemas de convívio local, através de pesquisas e diálogos com a comunidade, os estudantes serão desafiados a pensar criticamente sobre as relações sociais e a importância da escola como um espaço de integração. Em equipes, eles definirão o público-alvo e desenvolverão uma campanha publicitária composta por cartazes, banners e vídeos que apresentem soluções criativas e efetivas para fortalecer os laços comunitários. Além disso, serão responsáveis por elaborar estratégias de divulgação dessas campanhas, utilizando os recursos digitais disponíveis, como redes sociais e outros meios de comunicação locais, engajando tanto a comunidade escolar quanto a local em torno de um objetivo comum. Esta atividade fomenta o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico, planejamento estratégico, comunicação eficaz e uso de mídias digitais.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é incentivar os alunos a aplicarem conhecimentos de linguagens, códigos e suas tecnologias para resolver problemas reais da comunidade, desenvolvendo habilidades de comunicação, colaboração, pensamento crítico e criatividade. Pretende-se que, ao assumirem o papel de publicitários, os estudantes compreendam a influência da publicidade na sociedade, a importância do engajamento cívico e o papel das mídias digitais na promoção de mudanças sociais positivas.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Praticar o planejamento, desenvolvimento e execução de uma campanha publicitária.
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.
  • Promover a conscientização sobre a importância da relação escola-comunidade.
  • Utilizar mídias digitais como ferramentas de engajamento e transformação social.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP07: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.
  • EF69LP09: Planejar uma campanha publicitária sobre questões/problemas, temas, causas significativas para a escola e/ou comunidade, a partir de um levantamento de material sobre o tema ou evento, da definição do público-alvo, do texto ou peça a ser produzido – cartaz, banner, folheto, panfleto, anúncio impresso e para internet, spot, propaganda de rádio, TV etc. –, da ferramenta de edição de texto, áudio ou vídeo que será utilizada, do recorte e enfoque a ser dado, das estratégias de persuasão que serão utilizadas etc.
  • EF69LP35: Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigo de divulgação científica, artigo de opinião, reportagem científica, verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa , infográfico, relatório, relato de experimento científico, relato (multimidiático) de campo, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados.

Conteúdo Programático

Este plano de aula tem como foco a utilização da publicidade como ferramenta de transformação social e fortalecimento dos laços comunitários, englobando conceitos de marketing, design gráfico e comunicação social. Os alunos serão guiados na aplicação prática desses conteúdos ao planejar e executar uma campanha que aborde questões relevantes da convivência escola-comunidade.

  • Conceitos básicos de publicidade e marketing
  • Pesquisa e análise de público-alvo
  • Desenvolvimento de conteúdo para diferentes plataformas de mídia
  • Design gráfico e produção de material visual
  • Estratégias de divulgação em mídias digitais

Metodologia

Adotaremos a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), onde os estudantes serão desafiados a criar soluções práticas e inovadoras para problemas reais da comunidade escolar. O projeto será dividido em etapas, desde a pesquisa inicial até a execução e avaliação da campanha, promovendo a integração de conhecimentos interdisciplinares e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

  • Formação de equipes e definição dos papéis
  • Pesquisa de campo sobre problemas de convivência escola-comunidade
  • Planejamento e design das peças publicitárias
  • Produção de material de comunicação (digital e impresso)
  • Campanha de divulgação nas redes sociais e outros meios de comunicação locais

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos farão a pesquisa de campo e iniciaram o planejamento da campanha. Na segunda aula, finalizarão as peças publicitárias e definirão as estratégias de divulgação.

  • Aula 1: Pesquisa e planejamento da campanha
  • Aula 2: Produção das peças publicitárias e estratégias de divulgação

Avaliação

A avaliação será baseada no engajamento do grupo em todas as etapas do projeto, na qualidade e criatividade das soluções propostas, na eficácia da comunicação visual e textual das peças publicitárias e na estratégia de divulgação. Será considerada, também, a capacidade de trabalhar em equipe e de gerenciar o tempo de forma eficaz. Feedback construtivo será dado ao final, destacando os pontos positivos e áreas para melhorias.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão utilizados recursos digitais como computadores com acesso à internet, softwares de edição de texto e imagem, e plataformas de redes sociais. Material de apoio didático sobre publicidade e marketing também será disponibilizado aos alunos, além de papel, tesoura, canetas e outros materiais para a produção de peças impressas.

  • Computadores com acesso à internet
  • Softwares de edição de texto e imagem
  • Material didático sobre publicidade e marketing
  • Papel, tesoura, canetas e outros materiais de papelaria
  • Acesso às redes sociais e meios de comunicação da escola

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

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