A atividade 'Criação Coletiva de uma Carta' busca engajar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na discussão de temas contemporâneos através da criação colaborativa de uma carta aberta. O processo de escrita ocorrerá em um grande mural na sala, promovendo a coesão grupal e aprimorando as habilidades de compreensão e produção textual dos estudantes. Dentro desta dinâmica, cada participante será incentivado a contribuir com frases que empregam diferentes tipos de transitividade verbal, enfatizando a variedade e a riqueza linguística. Após a construção do texto, será realizada uma discussão coletiva sobre as escolhas linguísticas efetuadas e como elas impactam a argumentação e a capacidade de persuasão do texto. Esta metodologia ativa pretende não somente desenvolver competências linguísticas, mas também estimular a reflexão crítica sobre assuntos significativos à sociedade, cultivando a empatia e a consciência social entre os alunos.
A realização desta atividade tem como finalidades principais fomentar o desenvolvimento crítico e a coesão grupal entre os estudantes, promover a análise linguística aplicada e o pensamento reflexivo sobre temas relevantes para a sociedade atual. Além disso, visa aprimorar as habilidades de escrita, leitura e argumentação dos alunos, preparando-os para o engajamento ativo na produção de textos coesos, coerentes e persuasivos. Através da participação ativa na criação de uma carta aberta, os estudantes poderão experimentar na prática a importância da seleção vocabular e das estruturas sintáticas na transmissão eficaz de mensagens.
Durante esta atividade, abordaremos a construção textual colaborativa, focando na aplicação prática de conhecimentos linguísticos como a transitividade verbal e a argumentação. Os estudantes aprenderão a importância da escolha adequada de verbos e construções para transmitir suas ideias de forma clara e persuasiva. Além disso, será dado ênfase à importância da coesão e coêrencia textuais na produção de um texto argumentativo. Este conteúdo será explorado dentro do contexto de temas de relevância social, fomentando a reflexão crítica e o debate construtivo.
A metodologia aplicada na atividade 'Criação Coletiva de uma Carta' consiste em uma abordagem ativa e participativa, onde os alunos serão os principais agentes no processo de aprendizagem. A atividade será iniciada com uma breve discussão guiada pelo professor sobre possíveis temas de relevância social, seguida da escolha coletiva de um tema para a carta. Os estudantes então serão encorajados a contribuir com frases para o mural, aplicando os conhecimentos de transitividade verbal e estratégias de argumentação. O processo será culminado com uma discussão coletiva sobre as escolhas linguísticas e seu impacto na persuasão e argumentação do texto.
A atividade será executada em um total de 4 aulas de 50 minutos cada, distribuídas ao longo de uma semana. Iniciaremos com a discussão sobre possíveis temas e escolha do tema para a carta. Nas aulas seguintes, os alunos trabalharão na produção coletiva da carta, contribuindo com suas frases e discutindo as melhores formas de expressar suas ideias. Na última aula, realizaremos a reflexão e análise crítica das escolhas linguísticas feitas, além da finalização do texto.
A avaliação desta atividade será processual e colaborativa, considerando a participação ativa dos alunos na construção do texto e na discussão sobre as escolhas linguísticas. Será analisada a capacidade de cada aluno de aplicar conhecimentos de transitividade verbal de maneira adequada ao contexto do texto, além de suas contribuições à coesão e coerência do texto coletivo. A reflexão crítica sobre o tema escolhido e sobre a eficácia das estratégias argumentativas empregadas também serão critérios importantes de avaliação. Exemplos de contribuições individuais e coletivas serão compartilhados e discutidos em grupo como forma de realimentação.
Para a realização desta atividade, serão necessários os seguintes recursos: um amplo espaço na sala de aula para a fixação do mural onde a carta será escrita, papéis de grande formato ou faixas de papel contínuo, canetas ou marcadores de cores diversas, e materiais de apoio como livros ou acesso à internet para pesquisa sobre o tema escolhido. A integração de outros recursos visuais ou impressos que possam enriquecer o debate sobre o tema também é incentivada.
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