Esta atividade prática propõe um debate dinâmico e inovador entre os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, centrado em temas contemporâneos, empregando uma abordagem pedagógica que enfatiza tanto a comunicação não-verbal quanto a verbal. Os estudantes serão divididos em grupos, onde durante o debate, metade dos alunos terá o desafio de utilizar exclusivamente a comunicação não-verbal - incluindo gestos, expressões faciais e postura - para expressar seus argumentos e opiniões sobre os temas propostos. Em contrapartida, a outra metade do grupo deverá interpretar essas mensagens não-verbais e responder utilizando a comunicação falada. Essa estrutura de debate não apenas fomentará uma discussão rica e multidimensional sobre os assuntos em foco, mas também destacará a importância dos elementos não-verbais na comunicação eficaz. Após a realização dos debates, será feito um momento de reflexão coletiva, onde os alunos poderão compartilhar suas experiências, estratégias utilizadas e a percepção sobre como a comunicação não-verbal enriquece a expressão e interpretação de ideias. Este plano de aula incorpora práticas da Sala de Aula Invertida, encorajando os alunos a pesquisarem e se prepararem antecipadamente sobre os temas discutidos e sobre a comunicação não-verbal, maximizando assim o aprendizado e a interação durante a atividade.
O objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos uma compreensão profunda sobre o papel essencial da comunicação não-verbal na expressão e interpretação de ideias, argumentos e emoções. Os estudantes aprenderão a reconhecer e utilizar gestos, expressões faciais, postura e outros elementos não-verbais como recursos complementares à comunicação verbal durante debates e discussões. Além disso, eles serão capazes de analisar os efeitos de sentido desses elementos não-verbais e entender como podem ser usados estrategicamente para fortalecer a argumentação e o convencimento em distintos contextos comunicativos.
A atividade se debruça sobre a exploração e compreensão da comunicação não-verbal como ferramenta fundamental no processo comunicativo, reforçando o valor de gestos, expressões faciais, e postura na transmissão de mensagens. Além disso, os debates sobre temas contemporâneos propiciarão aos alunos a oportunidade de aplicar e observar em tempo real a influência desses elementos não-verbais na argumentação e na persuasão, incentivando uma prática mais consciente e estratégica da comunicação em diferentes contextos.
A atividade será desenvolvida por meio de uma abordagem dinâmica que combina metodologias ativas, como a Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão incentivados a pesquisar e estudar os temas e conceitos relevantes antes da aula, otimizando o tempo em sala para a realização prática dos debates. Durante a atividade, haverá divisão de papéis, alternando os alunos entre os comunicadores não-verbais e os verbais para garantir que todos experimentem ambos os aspectos da comunicação. A reflexão pós-debate será guiada e focará nas estratégias usadas e na percepção dos participantes quanto à eficácia da comunicação não-verbal.
A carga horária total da atividade será de 2 horas, onde cada uma das duas sessões de aula de 60 minutos cada será organizada da seguinte forma: a primeira aula focará na preparação e debate, enquanto a segunda aula será destinada à reflexão, análise e discussão sobre as estratégias utilizadas e os aprendizados obtidos.
A avaliação será contínua e formativa, focando na participação, engajamento e na capacidade dos alunos de utilizarem a comunicação não-verbal de forma eficaz durante os debates. Avaliar-se-á também a capacidade de interpretação das mensagens não-verbais, a qualidade dos argumentos verbais e a profundidade da reflexão e análise post-debate. Esta avaliação será concretizada por meio de observações diretas, feedback construtivo e um diálogo aberto entre professores e alunos sobre os desempenhos e aprendizados.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como projeção de vídeos que exemplifiquem a comunicação não-verbal, acesso à internet para a pesquisa dos temas dos debates, materiais para a anotação e registro das reflexões pós-debate, e um espaço de aula que permita a formação de grupos para a realização dos debates.
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