Desvendando Notícias: Entre Fatos e Fakes

Desenvolvida por: Katya … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Educação Midiática

Nesta atividade, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão conduzidos através de uma experiência imersiva no mundo jornalístico, onde o principal objetivo é distinguir notícias verdadeiras de falsas, desenvolvendo assim a capacidade crítica e analítica diante das informações que circulam cotidianamente na mídia e nas redes sociais. Eles serão divididos em grupos e assumirão o papel de investigadores jornalísticos, cabendo a cada grupo verificar a autenticidade de diferentes notícias apresentadas pelo professor. O ponto culminante da atividade será uma roda de debate onde cada grupo terá a oportunidade de defender suas conclusões, apoiando-se em habilidades de pesquisa, argumentação e produção textual. Este exercício não apenas estimula a análise crítica mas também promove habilidades sociais como comunicação, trabalho em equipe e respeito por diferentes pontos de vista. Ao final, espera-se que cada grupo produza um texto reflexivo, expondo os métodos de verificação utilizados e refletindo sobre a importância do senso crítico na era da informação. Este plano visa oferecer uma didática multidisciplinar, engajante, que prepare os estudantes para uma participação consciente na sociedade da informação.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal dessa atividade é desenvolver nas crianças e adolescentes o senso crítico e a capacidade de análise sobre as informações veiculadas na mídia, ensinando-os a identificar notícias falsas e valorizar a informação de qualidade. Espera-se que, ao final, os alunos sejam capazes de aplicar técnicas de verificação de fatos, reconhecer a importância da argumentação baseada em fontes confiáveis e compreender a influência da mídia na formação da opinião pública. Este exercício vai além do desenvolvimento de habilidades linguísticas e cognitivas, buscando fortalecer valores como a ética, o respeito mútuo e a responsabilidade social.

  • Desenvolver capacidade crítica diante das notícias e informações consumidas no dia a dia.
  • Aprender a identificar e desmascarar notícias falsas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação e produção textual.
  • Valorizar o debate respeitoso como ferramenta de aprendizado e construção do conhecimento.
  • Conscientizar sobre a importância da informação de qualidade e do jornalismo na sociedade.

Conteúdo Programático

A educação midiática é fundamental no cenário atual, dominado por uma enxurrada de informações. Por meio da atividade proposta, os alunos serão introduzidos às técnicas de verificação de fatos, aprenderão a analisar diferentes fontes de informação e a reconhecer os elementos que distinguem uma notícia verdadeira de uma falsa. Ademais, desenvolverão habilidades argumentativas e textuais essenciais, não apenas para a atividade em si, mas para seu percurso acadêmico e profissional futuro.

  • Educação Midiática: conceitos e importância.
  • Técnicas de verificação de notícias.
  • Estratégias para identificar notícias falsas.
  • Argumentação e produção textual.
  • Importância do senso crítico na sociedade da informação.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa de Roda de Debate, esta atividade visa promover um ambiente dialógico, onde os estudantes têm voz ativa no processo de aprendizado. A preparação para o debate incentivará a pesquisa individual e em grupo, enquanto o debate em si estimulará a escuta ativa, a argumentação fundamentada e o respeito às diferentes opiniões. O uso de recursos digitais será encorajado para a verificação de notícias, promovendo o uso crítico e consciente da tecnologia.

  • Divisão da classe em grupos para pesquisa e debate.
  • Apresentação das notícias pelo professor e investigação pelos alunos.
  • Condução de uma roda de debate, com momentos de argumentação e contra-argumentação.
  • Elaboração de texto reflexivo pelo grupo sobre o processo de verificação de notícias.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema, explicação da metodologia e início das pesquisas pelos grupos. Na segunda aula, ocorrerá a roda de debate, seguida da redação dos textos reflexivos pelos grupos.

  • Aula 1: Introdução ao tema, explicação da atividade e início da pesquisa.
  • Aula 2: Roda de debate e elaboração dos textos reflectivos.

Avaliação

A avaliação será realizada considerando a participação ativa dos alunos durante a atividade, a capacidade de argumentação baseada em fontes confiáveis, a participação no debate e a qualidade dos textos produzidos ao final. Será valorizado não apenas o conteúdo, mas também a habilidade de trabalhar em equipe, a originalidade no processo de defesa das conclusões e o respeito pelo turno de fala dos colegas durante o debate. Exemplos específicos de critérios de avaliação incluirão a clareza da exposição dos argumentos, a profundidade da pesquisa realizada, a capacidade de contra-argumentação e a habilidade de síntese e coesão no texto final.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para anotações (cadernos, lápis, canetas), projetor para apresentações dos grupos e cópias impressas de notícias variadas selecionadas pelo professor. A utilização de plataformas digitais confiáveis para a verificação das notícias será incentivada, assim como o uso de ferramentas digitais para a criação dos textos finais.

  • Acesso à internet.
  • Materiais para anotação.
  • Projetor e/ou quadro branco.
  • Textos e notícias impressas.
  • Ferramentas digitais para pesquisa e criação de textos.

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