Nesta atividade, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão conduzidos através de uma experiência imersiva no mundo jornalístico, onde o principal objetivo é distinguir notícias verdadeiras de falsas, desenvolvendo assim a capacidade crítica e analítica diante das informações que circulam cotidianamente na mídia e nas redes sociais. Eles serão divididos em grupos e assumirão o papel de investigadores jornalísticos, cabendo a cada grupo verificar a autenticidade de diferentes notícias apresentadas pelo professor. O ponto culminante da atividade será uma roda de debate onde cada grupo terá a oportunidade de defender suas conclusões, apoiando-se em habilidades de pesquisa, argumentação e produção textual. Este exercício não apenas estimula a análise crítica mas também promove habilidades sociais como comunicação, trabalho em equipe e respeito por diferentes pontos de vista. Ao final, espera-se que cada grupo produza um texto reflexivo, expondo os métodos de verificação utilizados e refletindo sobre a importância do senso crítico na era da informação. Este plano visa oferecer uma didática multidisciplinar, engajante, que prepare os estudantes para uma participação consciente na sociedade da informação.
O objetivo principal dessa atividade é desenvolver nas crianças e adolescentes o senso crítico e a capacidade de análise sobre as informações veiculadas na mídia, ensinando-os a identificar notícias falsas e valorizar a informação de qualidade. Espera-se que, ao final, os alunos sejam capazes de aplicar técnicas de verificação de fatos, reconhecer a importância da argumentação baseada em fontes confiáveis e compreender a influência da mídia na formação da opinião pública. Este exercício vai além do desenvolvimento de habilidades linguísticas e cognitivas, buscando fortalecer valores como a ética, o respeito mútuo e a responsabilidade social.
A educação midiática é fundamental no cenário atual, dominado por uma enxurrada de informações. Por meio da atividade proposta, os alunos serão introduzidos às técnicas de verificação de fatos, aprenderão a analisar diferentes fontes de informação e a reconhecer os elementos que distinguem uma notícia verdadeira de uma falsa. Ademais, desenvolverão habilidades argumentativas e textuais essenciais, não apenas para a atividade em si, mas para seu percurso acadêmico e profissional futuro.
Utilizando a metodologia ativa de Roda de Debate, esta atividade visa promover um ambiente dialógico, onde os estudantes têm voz ativa no processo de aprendizado. A preparação para o debate incentivará a pesquisa individual e em grupo, enquanto o debate em si estimulará a escuta ativa, a argumentação fundamentada e o respeito às diferentes opiniões. O uso de recursos digitais será encorajado para a verificação de notícias, promovendo o uso crítico e consciente da tecnologia.
A atividade terá duração total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema, explicação da metodologia e início das pesquisas pelos grupos. Na segunda aula, ocorrerá a roda de debate, seguida da redação dos textos reflexivos pelos grupos.
A avaliação será realizada considerando a participação ativa dos alunos durante a atividade, a capacidade de argumentação baseada em fontes confiáveis, a participação no debate e a qualidade dos textos produzidos ao final. Será valorizado não apenas o conteúdo, mas também a habilidade de trabalhar em equipe, a originalidade no processo de defesa das conclusões e o respeito pelo turno de fala dos colegas durante o debate. Exemplos específicos de critérios de avaliação incluirão a clareza da exposição dos argumentos, a profundidade da pesquisa realizada, a capacidade de contra-argumentação e a habilidade de síntese e coesão no texto final.
Para a execução da atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para anotações (cadernos, lápis, canetas), projetor para apresentações dos grupos e cópias impressas de notícias variadas selecionadas pelo professor. A utilização de plataformas digitais confiáveis para a verificação das notícias será incentivada, assim como o uso de ferramentas digitais para a criação dos textos finais.
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