Jornalistas por um Dia

Desenvolvida por: Sabrin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de Telejornal Escolar

Nesta atividade, 'Jornalistas por um Dia', os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão incentiados a explorar o mundo do jornalismo por meio da criação de um telejornal escolar. Serão formadas equipes que se responsabilizarão pela produção de conteúdo sobre temas variados, escolhidos por elas, que podem ser de interesse global, local ou pessoal. A atividade envolverá a realização de entrevistas com membros da comunidade escolar ou local, coleta de informações, planejamento e produção de reportagens de campo e apresentações na bancada, tudo isso suportado por slides ou vídeos que ilustrem os fatos reportados. O principal objetivo é desenvolver nos alunos habilidades como planejamento, elaboração de roteiros, técnicas de entrevista e apresentação, além de fomentar a utilização de elementos paralinguísticos e cinésicos, respeitando as características e a ética do gênero jornalístico. Esta proposta de atividade prática promoverá não só o aprendizado de elementos linguísticos e narrativos, mas também o desenvolvimento de competências relacionadas ao trabalho em equipe, à pesquisa e à comunicação eficaz.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma experiência prática e enriquecedora na produção de notícias e reportagens, simulando a dinâmica de um telejornal. Esta atividade visa desenvolver habilidades de escrita, pesquisa, análise crítica e comunicação oral, além de fomentar o trabalho em equipe, a responsabilidade e o compromisso com a verdade. Os alunos aprenderão a elaborar roteiros, realizar entrevistas, produzir reportagens de campo e apresentações, utilizando para isso diferentes linguagens e mídias. Além disso, a atividade tem como objetivo sensibilizar os alunos para a importância da informação e do jornalismo na sociedade, bem como para a ética jornalística e o respeito pelas diversas perspectivas sobre um mesmo tema.

  • Desenvolver habilidades de planejamento, roteirização e produção de conteúdo jornalístico.
  • Aprimorar técnicas de entrevista e de coleta de informações.
  • Estimular a capacidade de análise crítica e de apresentação de diferentes perspectivas sobre um tema.
  • Promover o uso de elementos paralinguísticos e cinésicos em apresentações.
  • Fomentar valores como ética jornalística, trabalho em equipe e responsabilidade.

Conteúdo Programático

Dentro deste plano, o conteúdo programático abrange desde o planejamento inicial da produção do telejornal até a apresentação final das reportagens. Será explorado o gênero jornalístico, com ênfase nas técnicas de entrevista, elaboração de roteiros, uso de recursos multimídia para complementação da narrativa e formas de expressão oral e não-verbal eficientes. Os alunos também serão orientados quanto aos aspectos éticos do jornalismo e a importância da representação fidedigna dos fatos.

  • Introdução ao jornalismo e aos conceitos de notícia e reportagem.
  • Técnicas de entrevista e coleta de informações.
  • Planejamento e roteirização de reportagens e apresentações.
  • Uso de elementos paralinguísticos e cinésicos em apresentações jornalísticas.
  • Ética jornalística e representação fidedigna dos fatos.

Metodologia

A metodologia a ser aplicada na atividade 'Jornalistas por um Dia' é baseada em princípios de aprendizagem ativa. Os alunos serão divididos em equipes, onde cada uma será responsável por todas as etapas de produção de uma parte do telejornal, desde a escolha do tema até a apresentação final. As equipes realizarão pesquisas, entrevistas e a elaboração de conteúdo, culminando na produção de video reportagens ou apresentações ao vivo. Serão utilizadas ferramentas digitais para pesquisa, edição de vídeos e produção de slides. A atividade promoverá a interação entre os alunos, o desenvolvimento de habilidades comunicativas e criativas, e a possibilidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos.

  • Divisão da turma em equipes de trabalho.
  • Seleção de temas por equipe e planejamento do conteúdo.
  • Realização de pesquisas e entrevistas.
  • Produção de reportagens de campo e apresentações.
  • Apresentação final do telejornal para a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 7.5 aulas de 40 minutos, totalizando 5 horas. Iniciará com uma introdução ao jornalismo e planejamento de projeto. Nas aulas subsequentes, os alunos trabalharão na pesquisa, elaboração de roteiros e entrevistas. Haverá momentos dedicados à produção de conteúdo e ensaios para as apresentações. A finalização do projeto e a apresentação dos telejornais acontecerão nas últimas aulas.

  • Aula 1: Introdução ao jornalismo e planejamento do projeto.
  • Aula 2-3: Pesquisa e definição dos temas por equipe.
  • Aula 4-5: Realização de entrevistas e coleta de informações.
  • Aula 6: Produção dos conteúdos e início dos ensaios.
  • Aula 7: Ensaios e ajustes finais.
  • Aula 7.5: Apresentação dos telejornais.

Avaliação

A avaliação será baseada no processo de produção e na qualidade final do produto jornalístico entregue pelas equipes. Critérios como clareza de apresentação, adequação ao tema, qualidade da pesquisa e das entrevistas, criatividade e inovação na produção dos conteúdos, e eficiência na comunicação das ideias serão levados em consideração. Além disso, serão valorizados o trabalho em equipe, o comprometimento com os prazos e a observância à ética jornalística. A autoavaliação e a avaliação pelos pares também farão parte do processo, como forma de incentivar a reflexão sobre o trabalho em grupo e o desenvolvimento individual.

Materiais e ferramentas:

A atividade requer o uso de câmeras ou smartphones para gravação de vídeos, computadores com acesso à internet para pesquisas e edição de vídeos, software de edição de vídeo, e software de apresentação de slides. Além dos recursos tecnológicos, materiais de apoio para pesquisa, como livros e artigos relacionados ao jornalismo, serão disponibilizados para os alunos. A utilização do laboratório de informática da escola e da biblioteca será essencial para a pesquisa e a produção dos conteúdos.

  • Câmeras ou smartphones com capacidade de gravação.
  • Computadores com acesso à internet.
  • Software de edição de vídeo.
  • Software de apresentação de slides.
  • Materiais de apoio para pesquisa (livros, artigos).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo