Mapa do Tesouro Linguístico

Desenvolvida por: Fernan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Figuras de Linguagem

Nesta atividade, intitulada 'Mapa do Tesouro Linguístico', os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental trabalharão em duplas para desenvolver um mapa visual das figuras de linguagem em textos clássicos de poemas e prosas. O propósito é explorar figuras semânticas e sua função estilística. A atividade inicia com uma instrução sobre diferentes figuras de linguagem, seguida de uma caça ao tesouro onde as duplas identificarão exemplos desses recursos em textos literários. Essa experiência culmina com a apresentação das descobertas, favorecendo o aprendizado colaborativo, a análise crítica, e o diálogo sobre a ampliação do significado textual proporcionada pelas figuras de linguagem.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo de aprendizagem desta atividade é desafiador e instigante, capacitando os alunos a identificar e interpretar figuras de linguagem em textos literários, promovendo tanto o conhecimento técnico quanto a apreciação estética da literatura. Os alunos irão melhorar suas habilidades de leitura e análise crítica, essenciais para exames e discussões literárias. A atividade fortalece a capacidade de trabalho em equipe e a expressão oral, ao mesmo tempo em que incentiva a criatividade no processo de elaboração do mapa visual. Tudo isso em um ambiente que simula desafios reais da análise literária, preparando-os para aplicações futuras desses conhecimentos.

  • Identificar figuras de linguagem em textos literários.
  • Interpretar o uso estilístico das figuras de linguagem e seu impacto no significado do texto.
  • Desenvolver habilidades de trabalho colaborativo e comunicação.
  • Fortalecer a análise crítica e a apreciação estética de obras literárias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP43: Analisar textos literários e as marcas dos contextos de sua produção, considerando elementos estéticos e estilísticos.
  • EF89LP24: Compreender as figuras de linguagem como estratégias de criação e produção de sentido nos textos literários.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange o estudo das figuras de linguagem, um tema essencial em Língua Portuguesa que estimula a interpretação aprofundada dos textos literários. A atividade se foca em figuras semânticas, como metáforas, metonímias e antíteses, demonstrando como essas construções literárias reforçam o significado e expressão textual. Ao engajar os alunos em atividades práticas e colaborativas, a estrutura proposta permite uma imersão no mundo das figuras literárias, promovendo um entendimento mais rico e nuançado da leitura enquanto desenvolve habilidades críticas e de expressão oral.

  • Conceito e identificação das figuras de linguagem.
  • Impacto das figuras de linguagem na interpretação textual.
  • Análise crítica e discussão de textos literários.

Metodologia

A metodologia da atividade visa integrar o ensino ativo por meio de uma abordagem prática e colaborativa que utiliza o trabalho em duplas. A prática promove a aprendizagem por descoberta, incentivando os alunos a explorar e identificar figuras de linguagem. A ausência de recursos digitais direciona a atenção para o texto físico e a interação direta com o parceiro de discussão, enquanto as apresentações estimulam a prática comunicativa e o feedback em tempo real. Esses métodos são desenhados para maximizar o engajamento e a troca de ideias, promovendo uma experiência de aprendizagem rica e envolvente.

  • Aprendizagem colaborativa.
  • Exploração e descoberta guiada.
  • Apresentação e discussão em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

A activity está estruturada em uma única aula de 60 minutos, permitindo uma abordagem concentrada e intensa no tema das figuras de linguagem. Durante este tempo, espera-se que os alunos naveguem pelas diversas etapas do plano de aula, desde a introdução teórica até a prática e apresentação. Essa organização temporal foi criada para facilitar um ambiente de imersão que maximiza a conexão dos alunos com o conteúdo, enquanto permite ao docente ajustar o ritmo de acordo com as necessidades específicas dos alunos.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de figuras de linguagem, análise de exemplos em textos clássicos, elaboração e apresentação do mapa do tesouro linguístico.
  • Momento 1: Introdução e Conceituação das Figuras de Linguagem (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando brevemente o conceito de figuras de linguagem, destacando sua importância na linguagem literária. Utilize exemplos simples de metáfora, metonímia, personificação, entre outras. É importante que você peça aos alunos que citem exemplos que conhecem, estimulando a participação ativa deles. Verifique se todos compreenderam os conceitos básicos antes de prosseguir. Observe se os alunos com mais facilidade ajudam a explicar aos colegas.

    Momento 2: Análise de Exemplos em Textos Clássicos (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua cópias de trechos selecionados de textos clássicos que contenham diversas figuras de linguagem. Organize os alunos em duplas e instrua-os a identificar e anotar as figuras de linguagem encontradas nos textos. É importante que você circule pela sala para orientar e responder dúvidas durante a atividade. Sugira que comparem suas observações com os colegas para verificar a compreensão. Avalie o grau de entendimento através das trocas entre as duplas.

    Momento 3: Elaboração do Mapa do Tesouro Linguístico (Estimativa: 20 minutos)
    Cada dupla deve criar um mapa visual representando as figuras de linguagem identificadas no texto. Forneça papel e material de papetaria para que os alunos desenhem seu próprio mapa. Recomende que utilizem cores e diferentes formas de ilustração para destacar a função estilística de cada figura. Permita que sejam criativos na representação. Oriente a divisão de tarefas entre os integrantes da dupla, incentivando a colaboração mútua. Avalie a originalidade e o esforço conjunto na criação do mapa.

    Momento 4: Apresentação e Discussão (Estimativa: 5 minutos)
    Solicite que algumas duplas apresentem seus mapas para o restante da turma. Incentive os alunos a falarem sobre a escolha das figuras identificadas e sua função no texto. Promova uma breve discussão sobre as apresentações, destacando percepções diferentes sobre as mesmas figuras de linguagem. Forneça feedback positivo e construtivo, destacando os pontos fortes das apresentações.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com transtornos de ansiedade, permita que escolham previamente se desejam ou não apresentar o mapa em frente à turma, respeitando seu conforto. Incentive a colaboração com um colega mais extrovertido para aliviar a pressão durante as apresentações. Ofereça apoio individualizado durante a atividade em duplas, verificando se eles compreendem bem as instruções e estão integrados na análise dos textos. Sempre que possível, use uma comunicação clara e encorajadora, destacando seus progressos.

Avaliação

A avaliação da atividade será diversificada, abrangendo métodos formativos e somativos. O objetivo é avaliar a habilidade de identificação e interpretação de figuras de linguagem, a apresentação oral e a qualidade colaborativa do trabalho em duplas. Critérios incluirão clareza, precisão, relevância dos exemplos e capacidade de articulação durante as apresentações. Exemplos práticos de avaliação incluem a rubrica para apresentações orais e a análise dos mapas criados E é vital garantir que os estudantes com transtornos de ansiedade tenham condições de participar e receber feedback positivo.

  • Avaliação do mapa visual conforme critérios preestabelecidos.
  • Feedback formativo durante as apresentações.
  • Monitoramento do trabalho colaborativo e a interação nas duplas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos envolvidos incluem materiais impressos de textos clássicos, papel, canetas e lápis para a elaboração dos mapas visuais. O uso de materiais físicos em vez de recursos digitais visa proporcionar uma experiência de aprendizagem tangível que promove a concentração e minimiza distrações. Esses recursos acessíveis oferecem flexibilidade para ajustes conforme necessário, garantindo que a implementação do plano possa ser feita sem grandes investimentos financeiros.

  • Textos literários impressos.
  • Material de papetaria (papéis, canetas, lápis).

Inclusão e acessibilidade

Caro colega, reconhecemos os desafios do ensino, especialmente no que tange às necessidades variadas de nossa turma. Para esta atividade, sugerimos estratégias inclusivas que invariavelmente impactam positivamente o processo de aprendizagem, especialmente para alunos com transtornos de ansiedade. Mantenha um ambiente seguro e estimulante que permita pausas se necessário, evitando pressões desnecessárias. Alterne entre métodos dialogados e escritos para assegurar acessibilidade a todos. Analise constantemente sinais de desconforto e ajuste a abordagem conforme necessário. A parceria com profissionais de apoio, como psicólogos escolares, pode ser uma valiosa adição às atividades. O objetivo é assegurar um ambiente acolhedor, onde cada aluno sinta que sua contribuição é valorizada e encorajada.

  • Criar um ambiente de baixa pressão e acolhedor.
  • Fornecer formatos alternativos de participação e discussão.
  • Propor parcerias estudantis equitativas, respeitando o conforto e limitações de cada aluno.

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