Nesta atividade, através da metodologia Sala de Aula Invertida, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar poemas protesto sobre diversas questões sociais de forma individual em casa. Após essa exploração inicial, já em sala, serão organizados em grupos para escolher um dos poemas estudados e criar um episódio de podcast em torno deste. O desafio será elaborar um roteiro que contemple não apenas a introdução do poema e seu autor, mas também uma análise crítica da questão social abordada, estabelecendo conexões com o contexto atual e propondo reflexões ou ações inspiradas pelo poema. Durante o processo de criação dos podcasts, os alunos aprenderão sobre técnicas de edição de áudio, a importância da entonação e o poder da voz na transmissão eficaz de mensagens, além de entender como a literatura, especificamente os poemas de protesto, pode funcionar como um catalisador para a mudança social ou reflexão. A atividade culminará com a partilha dos podcasts criados, seja na escola ou com a comunidade externa, visando ampliar o impacto das mensagens veiculadas pelos poemas.
O objetivo desta atividade é promover a compreensão crítica dos alunos sobre questões sociais importantes através da literatura, especificamente por meio de poemas de protesto, além de desenvolver habilidades tecnológicas relacionadas à criação de conteúdo em formato de podcast. Os estudantes serão incentivados a desenvolver a capacidade de análise literária, compreensão de contextos sociais e históricos e habilidades de comunicação oral e digital. Pretende-se também fomentar a criatividade, o trabalho em equipe e o pensamento crítico, capacitando os alunos a usar a arte poética como forma de expressão e protesto sobre questões que os afetam diretamente ou à sociedade como um todo.
O Conteúdo Programático aborda a exploração de poemas de protesto como meio de expressão artística e instrumento de crítica a questões sociais. Abordaremos técnicas de produção de podcasts, incluindo a gravação e edição de áudio, além de técnicas de comunicação eficaz. O contexto histórico e social em que os poemas foram escritos será contextualizado, trazendo uma reflexão sobre a atualidade dessas questões e como elas continuam a ressoar em nossa sociedade.
A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada, incentivando a exploração inicial do conteúdo de forma individual antes da discussão em grupo em sala. A atividade prática de criação dos podcasts engaja os alunos de forma mão-na-massa, permitindo uma aprendizagem experiencial. As discussões em grupo para a elaboração do roteiro promoverá a reflexão coletiva sobre as questões abordadas nos poemas e sua relevância no contexto atual.
Na etapa de elaboração coletiva do roteiro do podcast, os alunos serão divididos em grupos, e cada grupo terá a tarefa de escolher um poema de protesto previamente estudado para servir como tema do episódio. Durante a elaboração do roteiro, os estudantes deverão analisar criticamente o poema, identificando as questões sociais abordadas e estabelecendo conexões com o contexto atual. Além disso, será incentivada a proposição de reflexões ou ações inspiradas pelo poema, com o intuito de promover a discussão e a conscientização sobre a temática do protesto. Para isso, os grupos deverão discutir e planejar a estrutura do podcast, determinando os tópicos a serem abordados, a divisão de falas entre os membros do grupo, e as estratégias para engajar a audiência. Será fundamental que cada integrante contribua com suas ideias e perspectivas, permitindo assim a construção de um roteiro diversificado e enriquecedor. Ao longo desse processo, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico, ao mesmo tempo em que aprofundam a compreensão sobre o poema e sua relevância social.
A produção e edição do podcast será uma etapa fundamental e prática para os alunos. Nessa fase, os estudantes terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos sobre o poema escolhido e a questão social abordada, utilizando ferramentas tecnológicas para dar voz às reflexões e análises realizadas. Os alunos aprenderão sobre as etapas de produção de um podcast, desde a gravação até a edição final, destacando a importância da organização, clareza e criatividade na construção do conteúdo. Será trabalhado também o uso adequado da entonação e dicção, considerando a relevância da modulação da voz para transmitir emoção e impactar o público. Os alunos terão a oportunidade de explorar softwares de edição de áudio, como o Audacity, e compreender a importância da seleção e inserção de efeitos sonoros para enriquecer a experiência auditiva do ouvinte. Será enfatizada a importância de uma postura crítica e reflexiva na escolha e organização do conteúdo, de modo a transmitir com clareza as mensagens e reflexões propostas pelo poema.
Durante a realização da atividade, os alunos participarão de duas aulas com duração de 50 minutos cada. Na primeira aula, será promovida uma discussão sobre os poemas e o início da elaboração do roteiro do podcast. Já na segunda aula, os estudantes se dedicarão à finalização do roteiro, à produção e à edição do podcast.
Momento 1: Discussão dos poemas (20 minutos)
Neste momento, os alunos serão convidados a compartilhar suas impressões iniciais sobre os poemas de protesto que exploraram em casa. O professor poderá direcionar a discussão para que os alunos identifiquem as principais questões sociais abordadas nos poemas e como estas se relacionam com o contexto atual. Será um momento de troca de ideias e percepções, visando enriquecer o repertório de todos.
Momento 2: Início do Roteiro (15 minutos)
Após a discussão dos poemas, os alunos serão orientados a começar a elaborar o roteiro para o podcast. Neste momento, o professor apresentará as orientações gerais para a estrutura do roteiro, incluindo a introdução do poema e do autor, a análise crítica da questão social abordada, as conexões com o contexto atual e as reflexões ou ações inspiradas pelo poema. Os alunos poderão iniciar a organização das ideias e a definição das etapas de elaboração do roteiro, contando com o auxílio e a supervisão do professor.
Momento 1: Finalização do roteiro (20 minutos)
Os alunos irão concluir a elaboração do roteiro do podcast, revisando a introdução, desenvolvimento e conclusão, e fazendo ajustes necessários para tornar a narrativa coesa e atrativa.
Momento 2: Produção do podcast (15 minutos)
Os alunos utilizarão equipamentos de gravação de áudio para captar as vozes dos integrantes do grupo, cuidando da entonação e expressividade na leitura do roteiro e nos trechos selecionados do poema de protesto.
Momento 3: Edição do podcast (15 minutos)
Neste momento, os alunos irão aprender noções básicas de edição de áudio, selecionando as partes gravadas, inserindo efeitos sonoros, música de fundo, ajustando volumes e equalizando a qualidade do áudio final do podcast de forma colaborativa com o grupo.
A avaliação será baseada na qualidade do roteiro elaborado, incluindo a análise crítica da questão social abordada pelo poema, a criatividade na apresentação, a qualidade técnica do podcast (clareza do áudio, uso de edição) e a capacidade de engajamento e de fazer conexões com o contexto atual. Além disso, a eficácia da comunicação, a cooperação no trabalho em equipe durante o processo de criação e a reflexão sobre as mensagens transmitidas pelos poemas serão critérios relevantes. Exemplos específicos e comentários construtivos serão fornecidos para ajudar os alunos em seu desenvolvimento.
Para a realização desta atividade, serão necessários computadores com acesso à internet, softwares de edição de áudio (como Audacity ou similares, disponíveis gratuitamente), microfones de boa qualidade e headphones. Além disso, uma seleção de poemas de protesto e material de apoio sobre os autores e contextos históricos e sociais será fornecida aos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula