Publicidade com Propósito

Desenvolvida por: Ariani… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Campanha Publicitária Social

Esta atividade pedagógica prática tem como objetivo incentivar os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental a desenvolverem uma campanha publicitária com foco em problemas ou causas significativas dentro de sua escola ou comunidade. Os estudantes, organizados em grupos, serão conduzidos a identificar um tema relevante, definir seu público-alvo e conceber as diferentes peças de sua campanha, como cartazes, anúncios para internet e spots de rádio, trabalhando de forma integrada esses elementos e estratégias de persuasão. A campanha deverá ser projetada com o intuito de promover uma mudança positiva ou conscientização a respeito da causa escolhida. A finalização da atividade envolve a apresentação das campanhas, com ênfase em técnicas persuasivas utilizadas e uma reflexão sobre o papel da publicidade na sociedade. Este projeto busca não apenas desenvolver habilidades de escrita, argumentação e criatividade, mas também incentivar o pensamento crítico sobre questões sociais relevantes e o potencial impactivo da comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é capacitar os alunos a utilizarem competências de planejamento, elaboração e execução de uma campanha publicitária com foco social, permitindo-lhes explorar aspectos importantes da argumentação, persuasão e comunicação efetiva. Visa também a fomentar a percepção crítica sobre o papel e impacto da publicidade na sociedade, bem como encorajar a participação ativa dos alunos em questões comunitárias, aplicando conhecimentos de forma prática e significativa.

  • Desenvolver competências de planejamento e execução de campanhas publicitárias
  • Explorar técnicas de argumentação e persuasão
  • Promover a conscientização sobre questões sociais e comunitárias
  • Estimular o pensamento crítico sobre o papel da publicidade
  • Realizar uma reflexão sobre o impacto da publicidade na sociedade

Habilidades Específicas BNCC

  • EF89LP10: Planejar artigos de opinião, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc.
  • EF89LP11: Produzir, revisar e editar peças e campanhas publicitárias, envolvendo o uso articulado e complementar de diferentes peças publicitárias: cartaz, banner, indoor, folheto, panfleto, anúncio de jornal/revista, para internet, spot, propaganda de rádio, TV.
  • EF09LP03: Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, assumindo posição diante de tema polêmico, argumentando de acordo com a estrutura própria desse tipo de texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático engloba o estudo e aplicação prática de estratégias de elaboração de campanhas publicitárias, incluindo a identificação de problemas sociais, planejamento e criação de artigos de opinião, peças de comunicação e aplicação de técnicas de persuasão e argumentação. Os alunos aprenderão sobre o papel da publicidade na sociedade e serão incentivados a realizar uma reflexão crítica sobre o tema.

  • Técnicas e estratégias de argumentação e persuasão
  • Planejamento e execução de campanhas publicitárias
  • Análise do papel da publicidade na sociedade

Metodologia

Utilizaremos metodologias ativas como Saída de Campo para observação direta de problemas comunitários, Atividade Mão-na-massa para a criação das peças publicitárias e Aprendizagem Baseada em Projetos, facilitando o desenvolvimento da campanha em grupos. Estas abordagens promovem o engajamento dos alunos através da prática e reflexão durante o processo de aprendizagem.

  • Saída de Campo
  • Atividade Mão-na-massa
  • Aprendizagem Baseada em Projetos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá a introdução aos conceitos e formação dos grupos. A segunda aula será dedicada à finalização das campanhas e apresentações.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e início do projeto em grupos
  • Aula 2: Finalização e apresentação das campanhas publicitárias

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação e engajamento dos alunos durante todas as etapas do projeto, incluindo o processo de pesquisa, criação e argumentação. A qualidade e criatividade das peças publicitárias produzidas, a eficácia das estratégias de persuasão empregadas e a capacidade de reflexão crítica sobre o tema proposto serão também consideradas. A apresentação final das campanhas servirá como oportunidade para avaliar as habilidades de comunicação e argumentação dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa e criação de peças digitais, materiais para fabricação de cartazes e outros recursos visuais, além de espaço adequado para as saídas de campo. Software de edição de imagem e áudio pode ser útil para a produção de peças de qualidade profissional.

  • Acesso à internet
  • Materiais para confecção de cartazes
  • Software de edição de imagens e áudio
  • Espaço para a realização de saídas de campo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo