A Arte de Argumentar

Desenvolvida por: Sofia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Debates e Argumentação

Esta atividade, intitulada 'A Arte de Argumentar', é projetada para inserir estudantes do 1º ano do Ensino Médio no universo dos debates, desenvolvendo habilidades críticas e argumentativas por meio de uma metodologia ativa de aprendizagem. O objetivo é capacitá-los a construir argumentos sólidos e refutar efetivamente os argumentos opostos. A sessão inicia-se com uma exposição sobre estratégias argumentativas e falácias lógicas, seguida pela formação de grupos que assumirão posições divergentes em temas contemporâneos. Será desafiador aos estudantes empregar escolhas linguísticas expressivas e técnicas de persuasão na construção de seus argumentos, analisando o impacto da ordenação, combinação e contraposição de palavras na eficácia argumentativa. A atividade se culmina em um torneio de debates, proporcionando uma prática vivencial da teoria aprendida, e incentivando uma análise crítica do uso da linguagem para persuasão e argumentação.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito educacional da 'A Arte de Argumentar' é multifacetado, visando não somente aprimorar as capacidades argumentativas dos alunos, mas também desenvolver suas habilidades críticas, de escuta e de expressão de ideias de forma coerente e persuasiva. Os estudantes aprenderão a identificar falácias lógicas, empregar estratégias argumentativas eficazes, e a utilizar a linguagem como ferramenta de persuasão. Tais habilidades são fundamentais não somente para o sucesso acadêmico e profissional, mas também para a participação ativa e crítica na sociedade.

  • Entender a estrutura de um argumento lógico e identificar falácias comuns.
  • Desenvolver habilidades de persuasão e expressão linguística.
  • Praticar a escuta ativa e a resposta crítica a argumentos contrários.
  • Engajar em debates construtivos, respeitando diferentes pontos de vista.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
  • EM13LP06: Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da escolha de determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação e contraposição de palavras, dentre outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso crítico da língua.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará os fundamentos da argumentação, incluindo estruturas de argumentos, tipos de falácias lógicas, e estratégias para desenvolver e refutar argumentos. Através de uma abordagem prática, os alunos serão guiados a aplicar esses conceitos em debates sobre temas atuais, fomentando não apenas a aplicação teórica, mas também a sensibilidade para questões contemporâneas relevantes.

  • Introdução à argumentação e retórica
  • Tipos e estruturas de argumentos
  • Falácias lógicas
  • Técnicas de persuasão
  • Preparação e participação em debates

Metodologia

A metodologia adotada será a aprendizagem baseada em projetos, com um foco especial no aprendizado ativo e participativo. Os alunos serão divididos em grupos e receberão temas contemporâneos sobre os quais deverão debater, permitindo-lhes aplicar as teorias aprendidas em situações práticas reais. Além disso, simulações de debates serão realizadas para preparar os alunos para o torneio final, garantindo assim que teoria e prática estejam interligadas ao longo de todo o processo.

  • Sessão expositiva sobre estratégias argumentativas e falácias lógicas.
  • Formação de grupos para debates sobre temas pré-definidos.
  • Simulações de debate e feedback construtivo.
  • Torneio de debates como culminação da atividade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 7 horas, dividida em 8.4 aulas de 50 minutos. Inicialmente, serão dedicadas 2 aulas à teoria da argumentação, seguidas por 2 aulas de preparação e prática em grupo. A atividade culminará em um torneio de debates de 4.4 aulas, permitindo uma experiência prática completa da matéria tratada.

  • Aula 1: Introdução à argumentação e identificação de falácias.
  • Aula 2: Estratégias de construção de argumentos.
  • Aulas 3 e 4: Prática em grupos e simulações de debates.
  • Aulas 5 a 8: Torneio de debates.

Avaliação

A avaliação será baseada em diversos critérios incluindo a capacidade de construir argumentos lógicos, a aplicação correta das estratégias argumentativas, a eficácia em refutar argumentos contrários, e a habilidade de expressão e uso expressivo da linguagem. Serão atribuídos pontos por cada um destes aspectos, além da avaliação de participação e colaboração dentro dos grupos. O torneio de debates também será uma parte significativa da avaliação, onde os alunos serão avaliados tanto individualmente como em grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários recursos como acesso a bibliografia específica sobre argumentação e falácias lógicas, projeção de slides para as aulas expositivas, além de acesso à internet para pesquisas complementares. O espaço físico deverá ser adaptado para permitir debates em grupo e o torneio final, requerendo disposição adequada de cadeiras e espaço para a movimentação dos grupos durante a atividade.

  • Material didático sobre argumentação e falácias lógicas.
  • Projetor e tela para apresentações.
  • Acesso à internet para pesquisas.
  • Espaço adaptado para realização dos debates.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo