Neste plano de aula, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio investigarão como diversas postagens em mídias sociais, como Twitter, Instagram e Facebook, utilizam as funções da linguagem para atrair e engajar seu público. A atividade envolverá uma seleção cuidadosa de postagens, abrangendo desde publicidade e posts de influenciadores até notícias e conteúdos virais. Os alunos, organizados em grupos, analisarão essas postagens para identificar as funções da linguagem mais empregadas, discutindo suas escolhas e como essas influenciam a eficácia da comunicação. Além disso, refletirão sobre as estratégias de marketing e engajamento usadas e o impacto sociocultural dessas escolhas. Este exercício prático tem como objetivo cultivar a capacidade crítica dos alunos na interpretação de conteúdos digitais, promovendo uma compreensão aprofundada das intenções comunicativas nas redes sociais. A atividade culminará com uma apresentação dos grupos, compartilhando suas análises, observações e aprendizados, permitindo uma troca rica de perspectivas.
O objetivo principal desta atividade é habilitar os alunos a compreenderem e analisarem os processos de produção e circulação de discursos nas diferentes linguagens das mídias sociais, promovendo uma leitura crítica sobre como estas ferramentas comunicativas são estruturadas para engajar o público. Pretende-se que, ao final desta atividade, os estudantes sejam capazes de identificar as funções da linguagem predominantes em diferentes tipos de postagens e compreender os motivos dessas escolhas. Além disso, espera-se que eles desenvolvam a capacidade de avaliar a eficácia dessas estratégias comunicativas no contexto da interação social digital hoje.
Este plano é centrado na exploração das funções da linguagem presentes em postagens de mídias sociais, capacitando os alunos a reconhecer e analisar como elementos como emotividade, conatividade, e referencialidade são usados para atrair e engajar diferentes públicos. Ao estudar essas estratégias, os alunos serão encorajados a refletir sobre as implicações sociais e culturais do uso dessas funções nas práticas de comunicação contemporâneas.
Esta atividade será guiada por uma abordagem prática e colaborativa, usando a metodologia ativa para promover o engajamento direto dos alunos com o material de estudo. Serão formados grupos para análise conjunta, estimulando o debate, a troca de perspectivas e a construção coletiva do conhecimento. Ferramentas digitais serão utilizadas para facilitar a pesquisa, análise e apresentação dos projetos.
A carga horária total da atividade será de 2 horas, dividida em três aulas de 40 minutos. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema, discussão das funções da linguagem e formação dos grupos. A segunda aula será dedicada à análise das postagens selecionadas. A terceira e última aula envolverá a preparação e apresentação final dos grupos.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos nas discussões em grupo, na profundidade de sua análise crítica das postagens em mídias sociais, e na clareza e coesão da apresentação final. Critérios específicos incluirão a identificação correta das funções da linguagem, a aplicação de conceitos discutidos em aula à análise de exemplos reais, e a habilidade de trabalhar efetivamente em equipe. Será dada especial atenção à originalidade do pensamento crítico e à capacidade de articulação de ideias complexas de forma acessível.
Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet, computadores ou dispositivos móveis para pesquisa em mídias sociais, e um projetor para as apresentações finais. Recursos adicionais incluem material de apoio sobre as funções da linguagem e estratégias de comunicação nas mídias sociais disponibilizados pelo professor.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula