A atividade consiste na leitura e análise de um conto curto, seguida pela produção de uma resenha crítica que explora temas, personagens e estilo literário. O objetivo é desenvolver habilidades de interpretação e produção textual, estimular a reflexão crítica e promover o desenvolvimento da argumentação escrita. Durante a leitura conjunta, os alunos terão a oportunidade de discutir sua compreensão do texto, compartilhar suas impressões e questionar elementos literários. Após essa discussão, serão orientados a escrever uma resenha crítica que sintetize a análise feita, utilizando argumentos embasados nas suas próprias interpretações e nos debates em sala, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade buscam promover a análise crítica de textos literários, ampliar a capacidade de síntese e escrita dissertativa-argumentativa dos alunos, além de fomentar a discussão e o pensamento crítico. Os alunos deverão interpretar elementos textuais, avaliar diferentes perspectivas de leitura e desenvolver sua habilidade de comunicar suas ideias de forma clara e embasada. A atividade também visa integrar a análise literária com o desenvolvimento de competências socioemocionais, como a empatia e a expressividade.
O conteúdo programático está focado na análise e interpretação de contos, bem como nas técnicas de escrita de resenhas críticas. Abrangendo a identificação de elementos literários como personagem, enredo, espaço, tempo e tema, além de estilos literários. A atividade integrará a interpretação de textos literários à produção textual, enfatizando a argumentação e a apresentação coerente de ideias.
A metodologia adotada encoraja uma abordagem participativa, onde a leitura conjunta do conto serve como um ponto de partida para discussões. Atividades de grupo para debate e compartilhamento de opiniões serão incentivadas, permitindo que os alunos expressem suas compreensões e pontos de vista. Métodos de ensino que primeiramente estimulam a leitura crítica e a reflexão individual seguidos por discussão em grupo contribuirão para um melhor engajamento e aprofundamento na análise crítica.
O cronograma foi planejado para ser flexível, ajustando-se às necessidades e dinâmicas da turma, permitindo que cada etapa da atividade seja cumprida de forma eficaz dentro do tempo estipulado. Distribuído em uma aula de 30 minutos, cada fase da atividade busca garantir o desenvolvimento gradual das habilidades estipuladas e a conclusão da atividade em tempo hábil.
Momento 1: Introdução à Leitura Conjunta (Estimativa: 5 minutos)
Comece a aula contextualizando o tema do conto que será lido. Faça uma breve introdução sobre o autor e o contexto histórico da obra. É importante que motive a curiosidade dos alunos, pontuando aspectos interessantes para aguçar o interesse na leitura.
Momento 2: Leitura Conjunta do Conto (Estimativa: 10 minutos)
Proceda com a leitura coletiva do conto, utilizando a versão escolhida que melhor se adeque à turma. Permita que os alunos participem da leitura de forma interativa e compartilhada. Observe se todos estão acompanhando corretamente, e pause a leitura em pontos-chave para levantar hipóteses sobre o enredo, personagens e desfechos possíveis. Durante a leitura, é importante destacar palavras ou expressões que podem demandar esclarecimentos.
Momento 3: Discussão e Análise Coletiva (Estimativa: 10 minutos)
Após a leitura, incentive uma discussão sobre os temas principais, personagens e estilo literário do conto. Faça perguntas abertas que estimulem a interpretação crítica, como Qual foi a motivação do personagem principal? ou Como o autor utilizou a linguagem para criar determinada atmosfera?. Promova um ambiente onde os alunos se sintam à vontade para compartilhar suas opiniões e reflexões. Utilize diferentes expressões e gestos para incluir alunos com deficiência auditiva na discussão oral.
Momento 4: Orientação para Produção da Resenha Crítica (Estimativa: 5 minutos)
Finalize a aula explicando os passos para a produção da resenha crítica. Distribua guias para a escrita e demonstre um exemplo de como estruturar a resenha. É importante que forneça instruções claras sobre o que um bom texto crítico deve conter, incluindo a apresentação de uma tese, argumentos bem fundamentados e uma conclusão coerente. Dê exemplos de frases de transição e argumentação para ajudá-los na organização do texto.
A avaliação se dará de forma diversificada, contemplando tanto o processo de análise como a produção final da resenha crítica. Serão considerados os seguintes aspectos: compreensão e interpretação do conto, capacidade de argumentação e coesão da resenha escrita e participação nas discussões em grupo. Utilizar-se-á avaliações formativas e somativas, proporcionando feedbacks construtivos que auxilias no avanço do aprendizado dos alunos. Critérios específicos serão adaptados para os alunos com necessidades especiais, garantindo inclusividade.
Os materiais e recursos necessários para a atividade incluirão versões acessíveis do conto em análise (Braille, audiodescrição), além de apoio visual para alunos com deficiência auditiva. Serão utilizados ainda materiais de apoio para a escrita da resenha, como guias de estruturação do texto e material de apoio à interpretação literária. O uso de tecnologias, como recursos online para coleta de material de referência e aplicativos de audiodescrição, poderão ser implementados conforme as necessidades.
Estamos cientes dos desafios diários enfrentados pelos docentes, mas queremos garantir que todos os alunos tenham acesso justo e adequado à educação. Recomenda-se o uso de materiais acessíveis com forte consideração para adaptar métodos e materiais, garantindo que a atividade seja acessível a todos os alunos, incluindo aqueles com deficiências. A implementação de tecnologias assistivas e a adaptação de atividades para alunos com TDAH são essenciais. Propostas para suporte individualizado promoverão uma experiência de aprendizagem equitativa e inclusiva.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula