A atividade 'Batalha das Figuras de Linguagem' consiste numa dinâmica divertida e educativa destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, com o objetivo de promover o entendimento e a aplicação prática de figuras de linguagem como metáforas, metonímias e hipérboles. Utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, os estudantes serão desafiados a pesquisar sobre as diferentes figuras de linguagem como tarefa de casa. Posteriormente, na sala de aula, divididos em grupos, participarão de uma 'batalha de rimas', onde deverão usar criativamente as figuras de linguagem estudadas. Cada apresentação será seguida de votação, onde os colegas elegerão as rimas mais criativas e o uso mais adequado das figuras de linguagem. Esta abordagem promove uma aprendizagem mais significativa, estimula a criatividade, a oratória e o espírito crítico dos alunos.
Os objetivos desta atividade são proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Médio um entendimento profundo sobre as figuras de linguagem e estimular a habilidade de aplicá-las de maneira criativa. Através da pesquisa individual e trabalho em grupo, espera-se que os estudantes desenvolvam não só o conhecimento teórico, mas também habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico, criatividade e expressão oral. O uso das metodologias ativas, como a Sala de Aula Invertida, visa engajar os alunos na construção do seu próprio conhecimento de forma mais autônoma e significativa.
A abordagem pedagógica para o estudo das figuras de linguagem através da Batalha das Figuras de Linguagem visa aprofundar o conhecimento dos alunos sobre metáforas, metonímias, hipérboles, entre outras, explorando sua importância e aplicação na comunicação eficaz. Este conteúdo está alinhado ao currículo do Ensino Médio, buscando promover uma compreensão abrangente da língua portuguesa e suas nuances expressivas.
A metodologia adotada, combinando a Sala de Aula Invertida com a Roda de Debate, incentiva a participação ativa dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Inicialmente, os alunos conduzirão pesquisas autônomas sobre o tema. Posteriormente, em sala de aula, participarão de grupos para a criação e apresentação de rimas, aplicando as figuras de linguagem estudadas. A votação pelas melhores aplicações reforça a importância da análise crítica e do feedback em grupo.
A atividade será realizada ao longo de três aulas de 60 minutos cada, divididas em etapas de preparação, apresentação e avaliação.
A avaliação será baseada não apenas na criatividade e na qualidade estética das rimas, mas também na precisão no uso das figuras de linguagem. Cada grupo será avaliado por seus pares através da votação, além da análise do professor, levando em conta o emprego correto das figuras de linguagem, o trabalho em equipe e a performance na apresentação. O feedback será dado de forma construtiva, visando incentivar a melhoria contínua dos alunos.
Para a realização dessa atividade, serão necessários recursos básicos como quadro, marcadores, acesso à internet para pesquisa, além de dispositivos para gravação ou amplificação de voz durante as apresentações, garantindo que todos possam ouvir claramente as rimas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula