Batalha de Argumentos

Desenvolvida por: Janain… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Debate sobre um tema polêmico atual

A 'Batalha de Argumentos' é uma atividade desenvolvida para estimular o pensamento crítico e aprimorar as habilidades argumentativas dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Divididos em duas equipes, os alunos irão debater sobre um tema polêmico proposto pela turma. Inicialmente, eles realizarão uma pesquisa em sala de aula, utilizando diferentes fontes para embasar seus argumentos. Posteriormente, em uma roda de debate, cada equipe terá a oportunidade de expor suas ideias e contra-argumentar as opiniões da oposição. A atividade visa não apenas desenvolver a capacidade de interpretação e análise crítica, mas também fomentar a habilidade de se expressar de forma clara e coerente, integrando as habilidades argumentativas e de interpretação de texto alinhadas à BNCC.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam na promoção do diálogo crítico e da defesa de ideias, desenvolvendo habilidades essenciais para a formação cidadã dos estudantes. Os alunos serão encorajados a buscar informações em fontes diversas, fundamentar suas opiniões e articular suas ideias de maneira lógica e respeitosa. A prática do debate permite que os estudantes compreendam melhor diferentes pontos de vista, ampliem seu repertório cultural e desenvolvam a habilidade de escuta ativa, contribuindo para sua capacidade de refletir sobre questões complexas.

  • Estimular o pensamento crítico.
  • Desenvolver habilidades argumentativas.
  • Aprimorar a capacidade de interpretação de texto.
  • Promover a capacidade de expressão oral e escrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP01: Analisar, interpretar e aplicar conceitos das áreas de conhecimento para a solução de problemas do cotidiano e situações-problema.
  • EM13LP02: Produzir textos orais e escritos adequados a diferentes contextos e finalidades comunicativas.
  • EM13LP04: Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diversas situações sociais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da 'Batalha de Argumentos' está centrado na prática do debate como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de habilidades argumentativas e de interpretação. A atividade permitirá que os alunos explorem a retórica e suas técnicas, enquanto reforçam o uso apropriado dos gêneros discursivos e a capacidade de análise crítica de conteúdos midiáticos. Além disso, a pesquisa e seleção de fontes confiáveis serão cruciais para um debate de qualidade.

  • Práticas de argumentação e contra-argumentação.
  • Pesquisa e seleção de informações.
  • Estratégias retóricas.
  • Análise crítica de conteúdos midiáticos.

Metodologia

A metodologia utilizada nesta atividade envolve uma abordagem centrada no aluno, onde a pesquisa e o debate são os principais métodos de ensino. Os alunos trabalharão colaborativamente em equipes para coletar dados e elaborar argumentos coerentes e convincentes. A pesquisa inicial em sala permitirá a construção de uma base sólida de conhecimentos sobre o tema escolhido. Durante o debate, os alunos serão incentivados a usar técnicas argumentativas e retóricas para expressar suas ideias, enquanto aprendem a lidar com a pressão de responder a contra-argumentos de maneira eficiente e respeitosa.

  • Pesquisa em sala de aula.
  • Debate estruturado em equipes.
  • Trabalho em equipe para coleta de dados.
  • Uso de técnicas de argumentação e retórica.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da 'Batalha de Argumentos' será distribuído em três aulas de 40 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e à dinâmica do debate, além de iniciarem a pesquisa em sala com o apoio do professor. A segunda aula será dedicada à finalização da pesquisa e ao preparo dos argumentos. Na terceira e última aula, as equipes realizarão o debate, interagindo e expondo suas ideias e contra-argumentos.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início da pesquisa.
  • Aula 2: Finalização da pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Aula 3: Realização do debate.

Avaliação

A avaliação na 'Batalha de Argumentos' será formativa e contínua, considerando não somente a participação dos alunos durante o debate, mas também seu empenho e colaboração nas etapas de pesquisa e preparo. Serão avaliados critérios como a capacidade de argumentação lógica e coerente, a pertinência dos argumentos apresentados, o uso adequado de fontes de informação, bem como a habilidade de ouvir atentamente e responder aos contra-argumentos de maneira respeitosa e construtiva. Exemplos de avaliação incluem: notas por argumentação eficaz durante o debate, avaliações de pares sobre a colaboração e empenho de cada membro da equipe, e feedback individual do professor sobre a postura e o progresso do aluno durante toda a atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a 'Batalha de Argumentos' incluem materiais que possibilitam a pesquisa e o debate eficazes. O uso de tecnologia, como tablets e acesso à internet, será fundamental para a coleta de informações. Além disso, fichas de apoio pedagógico e manuais de técnicas argumentativas auxiliarão os alunos na construção e organização de seus argumentos.

  • Tablets ou computadores com acesso à internet.
  • Fichas de apoio pedagógico.
  • Manuais de técnicas argumentativas.
  • Quadro branco e marcadores para notas e esboços durante o debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo