Batalha de Gírias

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Linguagens]
Temática: [Variedades Linguísticas e Diversidade Cultural]

Nesta atividade prática, intitulada 'Batalha de Gírias', os alunos do 1º ano do Ensino Médio irão explorar as variedades linguísticas através da criação e apresentação de esquetes teatrais. A dinâmica tem como propósito desenvolver a percepção dos alunos sobre a diversidade cultural e linguística do Brasil, através do uso de gírias e expressões regionais. Os alunos serão divididos em grupos e terão como tarefa elaborar cenas que representem diferentes contextos sociais, empregando as variedades linguísticas apropriadas de várias regiões do país. Após as apresentações, será promovido um debate no qual se discutirá a importância e o impacto do uso de diferentes variedades linguísticas na comunicação e na promoção da inclusão, bem como o respeito às tradições regionais. O objetivo é ressaltar como a diversidade de expressões e gírias enriquece a comunicação e reflete a pluralidade cultural do Brasil. Essa atividade, além de reforçar o conteúdo de língua portuguesa, busca incentivar o respeito pela diversidade cultural e linguística, conscientizando sobre a importância da não discriminação e da valorização das diferentes identidades presentes na sociedade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o reconhecimento e a valorização das variedades linguísticas do Brasil através de uma experiência prática e colaborativa. A atividade busca desenvolver a habilidade dos alunos em adaptar a linguagem ao contexto e aos interlocutores específicos, enquanto promove a reflexão crítica sobre como o uso da língua influencia a inclusão social e a comunicação intercultural. Além de incentivar a criatividade, pretende-se fomentar o respeito aos diferentes falares regionais.

  • Reconhecer e valorizar as variedades linguísticas do Brasil.
  • Desenvolver a habilidade de adaptação da linguagem a contextos específicos.
  • Promover reflexão crítica sobre inclusão e diversidade linguística.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade engloba temas centrais relacionados à sociolinguística, com foco nas variedades e dialetos do português brasileiro. Os alunos serão estimulados a investigar e utilizar gírias e expressões regionais como um meio de abordar a pluralidade cultural e a diversidade de falares no país. Este conteúdo é vital para compreender como a língua pode ser um reflexo e um agente de preservação das identidades culturais.

  • Introdução à sociolinguística e variedades linguísticas.
  • Exploração de gírias e expressões regionais.
  • Discussão sobre língua, cultura e identidade.

Metodologia

A metodologia adotada para a 'Batalha de Gírias' envolve estratégias de aprendizagem ativa e colaborativa. Os alunos serão engajados em um processo de pesquisa e criação coletiva, facilitando um ambiente de trabalho em equipe e troca de conhecimentos. Através de esquetes, a abordagem metodológica busca integrar o aprendizado teórico ao prático, enquanto a roda de debate proporcionará um espaço para a reflexão crítica e a argumentação.

  • Aprendizagem ativa e colaborativa.
  • Criação e apresentação de esquetes.
  • Roda de debate sobre os impactos das variedades linguísticas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ser executado em um total de 1,5 aulas de 40 minutos cada. O plano abrange desde a introdução e divisão dos grupos, passando pelo desenvolvimento das esquetes, até as apresentações e a discussão final na roda de debate.

  • Aula 1: Introdução à atividade e divisão em grupos.
  • Aula 2: Desenvolvimento e apresentação das esquetes, seguida da roda de debate.

Avaliação

A avaliação dos alunos nesta atividade será qualitativa e contínua, considerando tanto o processo quanto o produto final. Os critérios incluem a capacidade de pesquisa e seleção apropriada de gírias e expressões, a coerência e adaptabilidade da linguagem no contexto da enquete, além da participação ativa no debate. Exemplos específicos de avaliação incluem a originalidade e criatividade nas apresentações, o respeito pelas normas de convivência e cooperação em grupo e o aprofundamento reflexivo demonstrado durante a discussão. Feedbacks serão fornecidos aos alunos para incentivá-los a aprimorar suas habilidades de comunicação e critério na escolha das variedades linguísticas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados para esta atividade incluem materiais de pesquisa sobre variedades linguísticas, equipamento audiovisual para gravação e apresentação das esquetes, além de suportes visuais para auxiliar na compreensão durante o debate. Esses recursos visam proporcionar um ambiente de aprendizagem rico e diversificado, favorecendo o engajamento dos alunos.

  • Materiais de pesquisa sobre gírias e expressões regionais.
  • Equipamento audiovisual para apresentações.
  • Suportes visuais para o debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo