Batalha de Ideias: Figuras de Linguagem em Ação

Desenvolvida por: Carla … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Figuras de Linguagem

A atividade 'Batalha de Ideias: Figuras de Linguagem em Ação' é desenhada para envolver alunos do 1º ano do Ensino Médio em uma competição amigável, explorando o poder e a eficácia das figuras de linguagem em diversos tipos de discursos. Os alunos serão introduzidos a uma revisão concisa sobre as principais figuras de linguagem, suas características e aplicabilidades. Posteriormente, serão divididos em grupos e receberão figuras de linguagem sorteadas aleatoriamente. Cada grupo terá o desafio de utilizar suas habilidades criativas e argumentativas para apresentar, por meio de cartazes, exemplos inovadores que demonstrem o uso efetivo de suas figuras designadas em textos literários, discursos políticos, campanhas publicitárias, dentre outros. Será essencial que cada grupo explique brevemente o impacto e a importância de suas figuras nos exemplos fornecidos. A interatividade será um componente chave, visto que os demais grupos poderão fazer perguntas e propor desafios, sob a mediação do professor, criando um ambiente rico para o desenvolvimento argumentativo e crítico dos estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é aprofundar o entendimento dos alunos sobre as figuras de linguagem e sua relevância nos mais variados contextos de comunicação, promovendo o desenvolvimento de habilidades argumentativas e criativas. Espera-se que, ao final, os alunos consigam identificar e aplicar diferentes figuras de linguagem de forma eficaz, compreendendo como elas podem enriquecer a expressão de ideias e emoções, tornando a comunicação mais impactante e persuasiva. Além disso, objetiva-se fomentar o pensamento crítico, a habilidade de dialogar e defender ideias de maneira construtiva, estimulando a pesquisa, a colaboração e a exposição de argumentos de forma coerente e fundamentada.

  • Identificar figuras de linguagem e entender seu uso e impacto em diferentes contextos.
  • Desenvolver habilidades argumentativas e criativas por meio da composição e exposição de exempresas.
  • Analisar e discutir, de forma crítica, o uso de figuras de linguagem em vários tipos de discursos.
  • Estimular a colaboração e o diálogo construtivo entre os alunos durante o processo de aprendizagem.
  • Promover a pesquisa e a capacidade de fundamentar ideias e posições argumentativas de forma coesa.

Conteúdo Programático

A proposta metodológica abordará inicialmente a definição e categorização das figuras de linguagem, incluindo metáforas, metonímias, antíteses, entre outras, destacando sua relevância para a expressão e comunicação eficazes. Seguir-se-á com a exploração de exemplos práticos e a discussão sobre o papel dessas figuras nos diferentes tipos de texto e discurso. Além disso, a dinâmica de grupo permitirá uma imersão prática na aplicação desses conceitos, estimulando a investigação, análise e produção criativa por parte dos alunos.

  • Revisão de figuras de linguagem: definições e exemplos
  • Análise do uso de figuras de linguagem em diferentes discursos
  • Técnicas de argumentação e persuasão
  • Desenvolvimento de habilidades de apresentação e debate

Metodologia

Através da 'Atividade Mão-na-massa', esta proposta pedagógica valoriza a aprendizagem ativa. Os alunos serão instigados a explorar e aplicar conhecimentos de maneira prática por meio da criação de cartazes e da discussão em grupos. A técnica de sorteio para a escolha das figuras de linguagem e a subsequente 'batalha de ideias' favorecem a interação, o pensamento crítico e a colaboração entre os estudantes, situando-os como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem.

  • Revisão teórica interativa sobre figuras de linguagem
  • Dinâmica de grupo para a criação de cartazes
  • Apresentação e discussão dos cartazes
  • Debate entre os grupos com mediação do professor

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade terá a duração total de 1 hora, dividida em faixas de tempo determinadas para introdução da teoria, preparação e exposição de cartazes, seguida pelo debate entre os grupos.

  • 10 minutos: Revisão sobre figuras de linguagem
  • 20 minutos: Criação dos cartazes pelos grupos
  • 20 minutos: Exposição e discussão dos cartazes
  • 10 minutos: Encerramento e reflexões finais

Avaliação

A avaliação será baseada na criatividade, na originalidade e na qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos. Será levado em conta o uso adequado e eficaz das figuras de linguagem designadas, a clareza e a persuasão da apresentação. Os alunos também serão avaliados pela capacidade de participação no debate, incluindo a habilidade de fazer e responder perguntas de forma construtiva. Esta avaliação multi-facetada visa não apenas aferir o conhecimento adquirido, mas também desenvolver habilidades sociais e argumentativas importantes.

Materiais e ferramentas:

Serão necessários materiais básicos para a criação dos cartazes, incluindo cartolina, marcadores, canetas e adesivos. Acessos a fontes de pesquisa online também serão fundamentais para a preparação dos exemplos e argumentos. Além disso, a organização de um espaço adequado para as apresentações e debates é essencial para o bom desenvolvimento da atividade.

  • Cartolina, marcadores e canetas
  • Acesso à internet para pesquisa
  • Sala de aula preparada para apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo