A atividade Blogueiros Corporativos visa imergir os alunos do 1º ano do Ensino Médio no mundo da comunicação empresarial digital, através da criação de um blog corporativo para uma organização fictícia. Os discentes escolherão um setor de interesse para a empresa e desenvolverão postagens que tragam assuntos de relevância para o público-alvo identificado, como inovações no setor, estratégias de marketing eficazes, curiosidades sobre a história da empresa e análises de mercado. Esta tarefa permitirá que compreendam a importância da linguagem e formalidade adequadas aos blogs corporativos, além de aperfeiçoar suas aptidões em pesquisa e elaboração de textos com clareza e objetividade. A metodologia de Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Projetos atuará como um amplificador para o desenvolvimento de habilidades de argumentação, escuta ativa, pesquisa, trabalho em equipe e feedback construtivo. Ao final, espera-se que os estudantes possam não apenas construir um blog coeso e informativo, mas também avaliar o trabalho dos colegas, promovendo uma aprendizagem colaborativa e integrada.
O objetivo deste projeto é proporcionar aos alunos a capacidade de aplicar princípios de comunicação efetiva no ambiente corporativo digital, desenvolver competências de pesquisa, análise e síntese de informações pertinentes ao setor escolhido, bem como promover a articulação e a prática da escrita em diferentes contextos. Visa também fortalecer habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, resiliência e capacidade de receber e oferecer feedbacks construtivos. Por meio dessa proposta pedagógica, os estudantes aprenderão a valorizar a importância da comunicação clara e objetiva para a construção e manutenção da imagem de uma organização no meio digital.
Neste contexto pedagógico, o conteúdo programático abrangirá desde a concepção de um blog corporativo até o desenvolvimento de postagens eficazes que capturam e mantêm a atenção do público-alvo. Serão explorados temas como a definição de público-alvo, estratégias de marketing de conteúdo, elementos da comunicação organizacional, técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para maior visibilidade online e a importância da consistência na mensagem e na voz da marca. Adicionalmente, haverá uma imersão nas habilidades de pesquisa, síntese de informações e composição textual adequada ao ambiente digital.
Utilizando a metodologia ativa de Roda de Debate, os alunos serão divididos em grupos para discutir diferentes aspectos do projeto de criação do blog, permitindo que explorem ideias e recebam feedback em tempo real. A Aprendizagem Baseada em Projetos dará a estrutura necessária para que, a partir das discussões, os estudantes desenvolvam o blog corporativo, realizem pesquisas sobre o setor de interesse e elaborem os conteúdos. Esta abordagem promove um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo, onde os alunos são co-criadores do conhecimento.
O plano de aula será executado em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, será realizada uma introdução ao projeto e uma Roda de Debate para definição do setor e da estrutura do blog. A segunda sessão se dedicará à criação dos conteúdos e ao intercâmbio de feedbacks entre os grupos.
A avaliação será baseada na criação e desenvolvimento do blog corporativo, considerando a adequação da linguagem e formalidade, a qualidade da pesquisa e das informações apresentadas, além da capacidade de gerar conteúdo relevante para o público-alvo. Serão avaliados também o trabalho em equipe, a participação nas Rodas de Debate e a contribuição para o processo de feedback. A criatividade, a inovação e a aplicação de técnicas de SEO para a visibilidade do blog serão critérios complementares de avaliação. Exemplos de postagens bem construídas e a eficácia da estratégia de marketing de conteúdo implementada serão utilizados como indicadores de sucesso.
Para a implementação desta atividade, serão necessários recursos como acesso a computadores com conexão à internet, plataformas de criação de blogs gratuitas (como WordPress ou Blogger), materiais para a realização das Rodas de Debate (cadeiras em círculo, quadro branco, marcadores) e acesso a bibliotecas digitais e bases de dados para pesquisa. Ferramentas de colaboração online, como Google Docs, podem ser utilizadas para a elaboração compartilhada do conteúdo e o intercâmbio de feedbacks.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula