Caça ao Tesouro Literário

Desenvolvida por: Marcel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Literatura Brasileira e Estrangeira

A atividade 'Caça ao Tesouro Literário' propõe uma jornada interativa de descoberta pela literatura brasileira e estrangeira. Os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão divididos em grupos e receberão pistas desafiadoras que os guiarão a diferentes locais da escola onde obras literárias estarão escondidas. Estas pistas exigirão dos alunos conhecimentos sobre características marcantes das obras, uso de figuras de linguagem, contextos históricos em que foram escritas, informações sobre os autores e diferenciação entre os gêneros literários. Através dessa busca, espera-se não apenas que os alunos encontrem os livros, mas também que sejam capazes de apresentar uma análise inicial do que define cada obra, seu autor e contribuição literária. Ao final da atividade, haverá uma apresentação em grupo de cada obra encontrada, oferecendo um espaço para debate e reflexão sobre a importância destas na literatura como um todo. Assim, esta atividade fomenta habilidades de pesquisa, interpretação, leitura crítica e colaboração, enquadrando-se perfeitamente em uma abordagem didática de aprendizado ativo.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula objetiva desenvolver nos alunos suas habilidades de pesquisa, compreensão leitora, análise crítica e trabalho em equipe. Por meio da procura ativa por pistas e obras literárias, os estudantes serão estimulados a aplicar seus conhecimentos prévios e também a adquirir novas informações sobre literatura brasileira e estrangeira. A atividade incentiva a exploração de diferentes gêneros literários, a interpretação de figuras de linguagem e a contextualização histórica, promovendo uma compreensão mais rica e diversificada da literatura. Adicionalmente, visa-se fomentar as habilidades de comunicação e apresentação em público, conforme os alunos discutirão e compartilharão suas descobertas com os colegas.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e interpretação de pistas.
  • Estimular a leitura crítica e analítica de obras literárias.
  • Promover o conhecimento sobre diferentes gêneros literários e figuras de linguagem.
  • Fomentar a capacidade de trabalhar em equipe.
  • Estimular a apresentação em público e a discussão sobre literatura.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102 - Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes presenciais ou virtuais.
  • EM13LP19 - Analisar, comparar, avaliar, selecionar, adaptar e utilizar recursos expressivos das linguagens artísticas e gráfico-visuais, relacionando textos de diferentes semioses aos contextos de produção e circulação, aos usos, às funções, aos significados e aos impactos das tecnologias digitais de informação nas práticas sociais, para ampliar as formas de participação social, cultural e política.
  • EM13LP45 - Analisar o papel das linguagens e mídias na construção da memória e da história, principalmente das culturas marginalizadas e invisibilizadas.
  • EM13LGG703 - Compreender e usar a Língua Portuguesa de forma crítica e analítica, considerando situações comunicativas e a adequação linguística.
  • EM13LIT15 - Identificar, analisar e discutir manifestações da diversidade do patrimônio literário e cultural, tanto nacional quanto internacional.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordado nesta atividade inclui o estudo de figuras de linguagem, análise de gêneros literários, compreensão de contextos históricos relevantes para a literatura e pesquisa sobre autores significativos. Através da metodologia ativa de caça ao tesouro, os alunos irão explorar esses conceitos de maneira prática e interativa, o que contribui para uma aprendizagem mais significativa e engajada. Além disso, os estudantes terão a oportunidade de aplicar habilidades de leitura, interpretação e apresentação oral, essenciais para sua formação crítica e cultural.

  • Figuras de linguagem e sua utilização nas obras literárias.
  • Características e diferenças entre os gêneros literários.
  • Contextos históricos dos movimentos literários.
  • Biografias e contribuições de autores marcantes da literatura.
  • Análise e discussão sobre a importância de obras literárias selecionadas.

Metodologia

Para a realização deste caça ao tesouro literário, utilizaremos uma metodologia ativa, centrada no aluno, que promove a autonomia, o engajamento e a colaboração entre os participantes. Os alunos serão divididos em grupos, recebendo pistas para buscar e descobrir obras literárias escondidas. Exercícios de interpretação serão necessários para desvendar as pistas, requerendo aplicação de conhecimento literário e colaboração em grupo. Após encontrar cada obra, cada grupo elaborará uma breve apresentação sobre a mesma, destacando sua importância literária. Esta metodologia incentiva a pesquisa ativa, a análise crítica e o debate construtivo entre os alunos.

  • Divisão dos alunos em grupos para incentivar o trabalho colaborativo.
  • Distribuição de pistas relacionadas à literatura, levando à descoberta de obras.
  • Análise e interpretação das pistas como parte do processo de aprendizagem.
  • Preparação de apresentações sobre as obras encontradas.
  • Debates e discussões em grupo sobre os achados literários e sua importância.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade, com duração total de 2 horas, será dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, orientaremos os alunos sobre a atividade, dividiremos os grupos e iniciaremos a caça ao tesouro. A segunda aula será destinada à continuação da busca, finalização das apresentações e realização dos debates.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação dos grupos e início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Continuação da caça, preparação e apresentação dos encontros literários, seguida de debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, na qualidade das pistas interpretadas, na relevância e clareza das apresentações realizadas pelos grupos, além da contribuição individual e coletiva para os debates. A capacidade de trabalhar em equipe, o engajamento na pesquisa e na análise das obras encontradas, assim como a habilidade de apresentar suas descobertas de forma coesa e fundamentada serão aspectos considerados. Será criado um sistema de pontos que considerará o número de obras encontradas, a profundidade da análise apresentada e a participação nos debates, incentivando a competitividade saudável e a colaboração.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários diversos recursos como livros e outros materiais impressos contendo as obras literárias escondidas, pistas impressas relacionadas às obras, espaços da escola onde os livros serão escondidos, dispositivos com acesso à internet para pesquisas adicionais, além de quadros ou projetores para as apresentações finais dos grupos. A utilização desses recursos permitirá uma experiência imersiva e interativa, proporcionando aos alunos um ambiente de aprendizado dinâmico e estimulante.

  • Livros e materiais impressos com obras literárias.
  • Pistas impressas relacionadas à literatura.
  • Espaços designados na escola para a escondida dos livros.
  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Quadros, projetores e outros recursos audiovisuais para apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo