Caça ao Tesouro Literário Brasileiro

Desenvolvida por: Renata… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Literatura Brasileira

O Caça ao Tesouro Literário Brasileiro é uma atividade dinâmica e interativa destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, que tem como objetivo principal envolver os estudantes em um aprendizado lúdico sobre a Literatura Brasileira. Nessa atividade, os alunos serão divididos em grupos para participar de um caça ao tesouro dentro da escola. As pistas escondidas em diversos pontos do ambiente escolar estarão relacionadas aos principais autores e obras da Literatura Brasileira, assim como seus contextos históricos e movimentos literários específicos. Os alunos seguirão as pistas, que os guiarão até locais onde encontrarão informações sobre figuras icônicas como Machado de Assis, Clarice Lispector, e outros, além de dados sobre o Romantismo, Modernismo, entre outros movimentos. Esta atividade não só estimulará a curiosidade e o interesse dos alunos pela literatura nacional, mas também promoverá o desenvolvimento de habilidades importantes como trabalho em equipe, raciocínio lógico e capacidade de pesquisa.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem o propósito de promover nos alunos do 1º ano do Ensino Médio um contato direto e vivencial com a Literatura Brasileira, estimulando a curiosidade, interpretacao e análise crítica perante as obras e autores abordados no currículo escolar. Os objetivos incluem aprimorar o conhecimento dos estudantes sobre diferentes períodos literários e movimentos culturais que marcaram a história da literatura no Brasil, assim como desenvolver habilidades de pesquisa, leitura, interpretação de textos, trabalho em equipe e resolução de problemas. Além disso, busca-se estimular a interação entre os alunos em um ambiente lúdico, instigando a capacidade de comunicação e colaboração entre os grupos.

  • Aprofundar o conhecimento sobre a Literatura Brasileira, abrangendo seus principais autores e obras.
  • Examinar os contextos históricos e movimentos literários, entendendo suas influências nas obras.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e coleta de informações de forma colaborativa.
  • Fomentar o trabalho em equipe, comunicação eficaz e tomada de decisão em grupo.
  • Encorajar a leitura e interpretação crítica de textos literários.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático especificamente elaborado para esta atividade envolverá um panorama da Literatura Brasileira, contemplando seus principais períodos literários, de suas origens até a contemporaneidade. Os estudantes terão a oportunidade de explorar aspectos chave de cada movimento literário - como o Barroco, o Romantismo, o Realismo, o Modernismo, entre outros - assim como a vida e obra de autores emblemáticos que definiram essas épocas, tais como Machado de Assis, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, entre outros. Essa estrutura conteudística faculta um entendimento abrangente e integrado da literatura nacional, reconhecendo sua diversidade e importância cultural e social.

  • Introdução à Literatura Brasileira: origem e evolução.
  • Principais movimentos literários e suas características.
  • Análise de obras e biografias de autores renomados.
  • O papel da literatura na formação cultural e social brasileira.
  • Relação entre contextos históricos e produção literária.

Metodologia

A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos será a espinha dorsal desta atividade. Os alunos, divididos em grupos, praticarão o aprendizado por meio da participação direta no caça ao tesouro, que é uma estratégia lúdica e interativa. Ao encontrar cada pista, os alunos estarão, na prática, desvendando os mistérios que envolvem a história e os autores da Literatura Brasileira, promovendo assim um aprendizado significativo. Trabalho em equipe, liderança, debate de ideias e estratégias de resolução de problemas serão elementos-chave neste processo, garantindo um ambiente de aprendizagem dinâmico e engajador.

  • Divisão dos alunos em grupos.
  • Distribuição de pistas e mapas relacionados à Literatura Brasileira.
  • Deslocamento entre os pontos estratégicos dentro da escola com base nas pistas.
  • Discussão em grupo para resolução das pistas e aprendizado sobre os temas propostos.
  • Apresentação final sobre os conhecimentos adquiridos durante a caçada.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será apresentada a dinâmica da atividade, os grupos serão formados e as primeiras pistas serão distribuídas. Na segunda aula, os grupos continuarão a busca pelas pistas restantes até encontrar o 'tesouro literário'. Encerrando a atividade, os grupos compartilharão as descobertas e aprendizados com os demais colegas.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação dos grupos, distribuição das primeiras pistas.
  • Aula 2: Continuação da caçada ao tesouro, apresentação dos achados pelos grupos.

Avaliação

A avaliação da atividade Caça ao Tesouro Literário Brasileiro será baseada na participação, colaboração e engajamento dos alunos, além da precisão e profundidade das informações reunidas e apresentadas. Pontos serão atribuídos não apenas pelas respostas corretas encontradas nas pistas, mas também pela capacidade do grupo de trabalhar de maneira colaborativa, estratégica e criativa. Será dada especial consideração a como os estudantes integram e relacionam as informações descobertas sobre os autores, obras e movimentos literários com os contextos históricos e culturais relevantes. Os estudantes também serão incentivados a refletir e registrar suas perspectivas pessoais sobre as obras e temas explorados, promovendo um aprendizado mais profundo e significativo.

Materiais e ferramentas:

Para o sucesso da atividade Caça ao Tesouro Literário Brasileiro, diversos materiais e recursos serão necessários. Primeiramente, pistas impressas relacionadas às obras e autores da Literatura Brasileira serão preparadas com antecedência. Além disso, mapas da escola indicando os possíveis locais de cada pista ajudarão na orientação dos alunos. Artigos, livros e material audiovisual sobre os temas abordados nas pistas estarão disponíveis tanto na biblioteca quanto em salas de aula designadas para aprofundamento dos conhecimentos. Tablets ou smartphones podem ser utilizados pelos alunos para pesquisas adicionais e documentação do processo.

  • Pistas impressas sobre a Literatura Brasileira.
  • Mapas da escola.
  • Material de pesquisa: livros, artigos e vídeos.
  • Dispositivos móveis para pesquisas adicionais (opcional).
  • Quadro branco ou flip chart para registro das discussões e apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo