Caça ao Tesouro Textual

Desenvolvida por: Rosana… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Coerência e Coesão Textual

A atividade 'Caça ao Tesouro Textual' é desenhada para envolver os alunos do 1º ano do Ensino Médio em uma dinâmica de grupo na qual eles irão mergulhar nos princípios de textualidade. Inicialmente, os estudantes serão divididos em pequenos grupos e receberão fragmentos de textos misturados. O desafio proposto é reconstruir o texto original, assegurando a sua coerência e coesão. Esta tarefa permitirá aos alunos aplicarem os conceitos teóricos estudados em sala de aula de forma prática e lúdica, favorecendo uma aprendizagem significativa. Após a montagem dos textos, cada grupo apresentará sua versão, provendo um momento rico para a troca de estratégias entre os grupos. A atividade culmina com uma discussão coletiva, na qual os alunos podem refletir sobre as diferentes abordagens utilizadas para resolver o desafio, promovendo um entendimento profundo sobre como a coerência e coesão são fundamentais para a compreensão textual.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e aprofundada sobre os conceitos de coerência e coesão textual, cruciais para a produção e interpretação de textos. Além disso, visa estimular o trabalho em equipe, a comunicação eficaz e o pensamento crítico. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de identificar e aplicar estratégias para garantir a fluidez e a compreensão em textos diversos, reconhecendo a importância destes elementos na construção de significados.

  • Identificar e aplicar os conceitos de coerência e coesão em textos
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação
  • Estimular o pensamento crítico a partir da análise textual
  • Aprimorar a capacidade de argumentação e apresentação

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101 - Analisar, discutir, produzir e socializar, com o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação, textos que circulam em meios digitais, de modo a ampliar as formas de participação social e de exercício da cidadania.
  • EM13LGP103 - Utilizar conhecimentos linguísticos e sociodiscursivos para propor solução a problemas da vida cotidiana, opiniões e questionamentos por meio de práticas de linguagem.

Conteúdo Programático

A abordagem pedagógica centraliza nos conceitos de coerência e coesão textual, pilares para a construção e interpretação de qualquer texto. Através da reconstrução dos textos, os alunos poderão observar na prática como a organização das ideias e a conexão entre as partes do texto influenciam diretamente na sua compreensão. Este conteúdo é essencial para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, permitindo aos alunos não apenas melhorar suas produções textuais mas também aprimorar a interpretação de textos diversos.

  • Conceito de Coerência Textual
  • Conceito de Coesão Textual
  • Estratégias para garantir a fluidez do texto
  • Análise e interpretação de textos

Metodologia

Esta atividade segue a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', engajando os alunos em uma tarefa prática que exige aplicação dos conceitos estudados. A divisão em grupos pequenos visa fomentar a colaboração e o debate entre os estudantes, permitindo uma troca rica de ideias e estratégias. A apresentação dos textos reconstruídos e a subsequente discussão em grupo ampliam a reflexão sobre os desafios enfrentados e as soluções adotadas, promovendo um aprendizado coletivo e significativo.

  • Divisão dos alunos em pequenos grupos
  • Distribuição dos fragmentos de texto misturados
  • Reconstrução dos textos pelos grupos
  • Apresentação dos textos e discussão em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade é de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de coesão e coerência, explicação da atividade e início da montagem dos textos pelos grupos.
  • Aula 2: Conclusão da montagem dos textos, apresentação pelos grupos e discussão final sobre as estratégias utilizadas.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação dos alunos durante todo o processo, levando em consideração o envolvimento no trabalho em grupo, a capacidade de aplicar os conceitos de coesão e coerência na reconstrução dos textos, e a contribuição para as discussões em classe. Será dada especial atenção à justificativa das escolhas feitas durante a reconstrução dos textos, bem como ao uso das estratégias discutidas em sala de aula. Exemplos práticos de como os alunos aplicaram o conhecimento teórico na prática serão valorizados durante a avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem cópias impressas dos fragmentos de textos misturados, quadro-negro ou branco para anotações durante a discussão e, se possível, acesso à internet para que as equipes possam pesquisar estratégias de coesão e coerência textual. Além disso, materiais básicos como canetas, papéis e marcadores serão úteis para anotações e organização dos grupos.

  • Cópias impressas dos fragmentos de texto
  • Quadro-negro ou branco
  • Acesso à internet
  • Canetas, papéis e marcadores

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo