Esta atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Médio a oportunidade de desenvolver habilidades críticas e de análise de discursos, por meio da visualização de curtas-metragens ou trechos de filmes que carregam mensagens políticas, sociais ou propagandas intrínsecas. Após a visualização, os alunos serão organizados em grupos para discutirem sobre as técnicas retóricas identificadas, o contexto histórico-social, o público-alvo e os objetivos dos discursos analisados. A atividade culminará em uma roda de debate, onde os grupos compartilharão suas análises e refletirão sobre o impacto desses discursos na sociedade e nos indivíduos. Esta prática busca não apenas o desenvolvimento analítico e crítico dos alunos, mas também promover a oratória e o debate construtivo, essenciais para a formação cidadã.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem aprimorar a capacidade dos alunos de identificar e analisar diferentes técnicas retóricas, compreender o contexto em que discursos são produzidos e disseminados, e reconhecer o papel dos meios de comunicação na formação da opinião pública. Espera-se também que os alunos desenvolvam habilidades críticas na análise de conteúdos midiáticos, habilidade de debater respeitosamente em grupo, e a capacidade de elaborar argumentos coerentes e fundamentados sobre temas da atualidade e seu impacto social.
O conteúdo programático abrange a análise retórica, entendendo conceitos como ethos, pathos e logos, o estudo de contextos históricos e sociais relacionados aos discursos midiáticos, e a discussão sobre o papel da mídia na sociedade. Além disso, a atividade engloba técnicas de debate e argumentação, visando o desenvolvimento de uma comunicação eficaz e o respeito pelas opiniões alheias. Este programa é desenhado para encorajar os alunos a se tornarem consumidores conscientes de mídia e participantes ativos na sociedade.
Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' e 'Roda de Debate', os alunos serão estimulados a se envolverem ativamente na análise e discussão dos discursos. Inicialmente, haverá a visualização dos curtas-metragens ou trechos de filmes selecionados, seguida de discussões em grupo para a análise retórica. Os grupos utilizarão ferramentas de colaboração para organizar suas ideias e preparar suas apresentações. Na fase final, a 'Roda de Debate' permitirá a partilha de insights entre os grupos, incentivando a troca de ideias e o desenvolvimento de argumentos críticos.
A atividade será realizada em uma sessão contínua de 1,2 aulas de 50 minutos cada. A primeira parte (30 minutos) será dedicada à visualização e discussão inicial em grupos pequenos. A segunda parte (30 minutos) será ocupada pela roda de debate, onde cada grupo apresentará suas análises e discutirá com a turma sob a moderação do professor.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante toda a atividade, incluindo a contribuição para as discussões em grupo, a qualidade das análises apresentadas, e a participação na roda de debate. Será dado um enfoque especial à capacidade de identificar técnicas retóricas, compreender o contexto dos discursos, e formular argumentos críticos e construtivos. Exemplos e contribuições relevantes durante o debate serão valorizados, assim como a habilidade de ouvir e respeitar as opiniões dos colegas.
Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso a um espaço adequado para visualização dos curtas-metragens ou trechos de filmes, equipamento de projeção e som, acesso à Internet para pesquisa complementar, e ferramentas de anotação para os alunos. Ferramentas digitais de colaboração também podem ser empregadas para facilitar a organização e partilha de ideias durante a fase de análise em grupo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula