Cine Debate Literário

Desenvolvida por: Lourin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Literatura Brasileira e Cinema

A atividade 'Cine Debate Literário' objetiva integrar os alunos do 1º ano do Ensino Médio ao universo da literatura brasileira e suas adaptações cinematográficas, promovendo uma imersão cultural e crítica. Os estudantes serão divididos em grupos, e cada grupo escolherá uma obra literária brasileira que tenha sido adaptada para o cinema. Após a escolha, a classe assistirá ao filme correspondente e lerá trechos selecionados da obra em sala de aula. Essa estratégia visa aprofundar a compreensão do texto literário em contraponto à sua representação visual e narrativa cinematográfica, explorando as liberdades criativas e limitações de cada meio. Durante a atividade, os alunos serão incentivados a identificar as funções da linguagem presentes no texto e no filme, assim como as escolhas estilísticas e narrativas de cada formato. A culminância da atividade será um debate grupal, onde os estudantes apresentarão suas observações e argumentações sobre as diferenças encontradas entre o livro e sua adaptação para o cinema, promovendo uma prática de argumentação e interpretação textual rica e fundamentada.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é desenvolver habilidades críticas e analíticas nos alunos, permitindo-lhes comparar e contrastar diferentes formas de narrativa e expressão artística. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de identificar as principais diferenças entre uma obra literária e sua adaptação cinematográfica, entender o papel das diversas funções da linguagem em cada meio e aprimorar suas habilidades de argumentação e interpretação de textos. Além disso, objetiva-se fomentar o apreço pela literatura brasileira e pelo cinema nacional, incentivando a compreensão do contexto histórico-literário em que estas obras foram produzidas e adaptadas.

  • Comparar e contrastar a narrativa literária com sua adaptação cinematográfica.
  • Identificar e analisar as funções da linguagem presentes nos textos e filmes.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e interpretação textual.
  • Compreender o contexto histórico-literário das obras selecionadas.
  • Incentivar o interesse pela literatura brasileira e pelo cinema nacional.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102 - Analisar, de maneira crítica, de acordo com as especificidades do gênero e do meio, as informações, suas fontes, os efeitos de sentido provocados pelos usos de recursos linguísticos e as formas de tratamento da informação em textos que circulam na internet, textos massivos e textos de domínios de atuação social, como forma de ampliar as formas de participação social.
  • EM13LGG703 - Utilizar as linguagens artística, corporal e verbal em projetos integrados que possibilitem a investigação, a expressão e a produção cultural, com postura ética, autônoma, crítica, consciente e propositiva, em contextos interdisciplinares, de circulação social ou de desenvolvimento de potencialidades.
  • EM13LP13 - Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, aspectos de diferentes movimentos sociais, culturais e artísticos e seus reflexos na constituição de identidades individuais e sociais, como forma de posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes interações sociais.
  • EM13LP26 - Utilizar adequadamente as informações obtidas em pesquisas sobre a realidade circundante (local, regional, nacional, mundial e virtual) em atividades de produção oral, escrita e multimodal, em âmbito escolar, tendo em vista a construção de argumentação consistente.
  • EM13LP46 - Produzir textos argumentativos, com base em fatos e dados concretos, que comprovem as teses apresentadas, organizando as informações de forma a fazer refletir e persuadir o interlocutor, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, o interlocutor e os objetivos que se quer atingir.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange o estudo da literatura brasileira e suas interseções com o cinema nacional. Os alunos explorarão diferentes períodos literários, compreendendo o contexto histórico, social e artístico de produção das obras. Além disso, estudarão os aspectos teóricos e práticos da adaptação cinematográfica, analisando como elementos narrativos, temáticos e estilísticos são transpostos para a linguagem audiovisual. Este plano também inclui a prática de análise textual e argumentação, desenvolvendo o pensamento crítico e a capacidade de expressão dos alunos.

  • História da literatura brasileira.
  • Teoria e prática da adaptação cinematográfica.
  • Análise comparativa entre texto literário e adaptação cinematográfica.
  • Funções da linguagem nas obras literárias e suas adaptações.
  • Princípios de argumentação e debate.

Metodologia

A abordagem metodológica será baseada na aprendizagem ativa e mão-na-massa, onde os alunos participarão ativamente da escolha das obras, da pesquisa sobre suas adaptações cinematográficas, da leitura compartilhada em sala e da discussão crítica. A atividade será dividida em etapas, permitindo aos alunos imergir completamente em cada obra e sua representação em filme antes de apresentar suas análises. Este método fomenta a participação, a colaboração entre os alunos e a construção coletiva do conhecimento.

  • Divisão dos alunos em grupos para seleção das obras.
  • Sessões de cinema para assistir às adaptações em sala.
  • Leitura e análise de trechos específicos das obras literárias.
  • Debate grupal orientado pela mediação do professor.
  • Produção de texto argumentativo individual sobre a experiência.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 20 horas, distribuídas em 40 aulas de 30 minutos, abrangendo a introdução ao projeto, escolha das obras, sessões de cinema, leituras dirigidas, preparação e realização do debate, além do fechamento com reflexões finais e avaliação.

  • Aula 1-2: Apresentação do projeto e formação dos grupos.
  • Aula 3-8: Escolha das obras e pesquisa sobre suas adaptações.
  • Aula 9-20: Sessão de cinema em sala (observação e anotação).
  • Aula 21-30: Leitura dirigida e discussão em grupo dos trechos selecionados.
  • Aula 31-38: Preparação e realização dos debates.
  • Aula 39-40: Reflexões finais e avaliação.

Avaliação

A avaliação consistirá na participação ativa durante todas as etapas do projeto, na qualidade das discussões apresentadas no debate, e na entrega de um texto argumentativo individual que reflita sobre a experiência da adaptação observada. Será dada especial atenção à capacidade de análise crítica, argumentação fundamentada e uso correto da linguagem. Os critérios de avaliação incluem a coerência e coesão textual, a profundidade da análise, a criatividade na argumentação e o engajamento durante as atividades em grupo.

Materiais e ferramentas:

Serão necessários espaços adequados para a exibição dos filmes, acesso à internet para pesquisa, cópias das obras literárias selecionadas e material de apoio para as sessões de leitura e debate. Este conjunto de recursos visa proporcionar uma experiência imersiva e completa, permitindo aos alunos explorar e compreender as múltiplas dimensões das obras estudadas.

  • Data show e sistema de som para exibição dos filmes.
  • Acesso à biblioteca ou cópias das obras literárias escolhidas.
  • Material para anotação e elaboração de argumentos (cadernos, canetas).
  • Acesso à internet para pesquisa sobre as obras e suas adaptações.
  • Espaço físico apropriado para discussão em grupo e debate.

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