Cinema das Figuras de Linguagem

Desenvolvida por: Renata… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Figuras de Linguagem no Cotidiano

Esta atividade pedagógica prática tem como objetivo aproximar os alunos do 1º ano do Ensino Médio ao estudo das figuras de linguagem, utilizando uma metodologia ativa e participativa. Através da produção de curtas-metragens, os alunos irão explorar diversas figuras de linguagem como metáfora, metonímia, ironia, entre outras, aplicando-as em contextos cotidianos para melhor compreensão de seus efeitos de sentido. Ao dividir a turma em grupos, cada um com a missão de produzir um vídeo que destaque uma ou mais figuras de linguagem específicas, promove-se uma dinâmica colaborativa e criativa. O processo de produção inclui planejamento, roteirização, gravação e edição dos vídeos, culminando na exibição dos curtas para a classe, seguido de uma discussão e análise coletiva. Esta etapa final permitirá aos alunos e ao professor refletirem sobre como as figuras de linguagem enriquecem a comunicação, além de identificar como elas podem influenciar na interpretação de mensagens. A atividade visa não apenas o aprendizado dos conceitos teóricos mas também o desenvolvimento de habilidades sociais, técnicas e criativas.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda das figuras de linguagem e de seu poder expressivo na comunicação cotidiana. Através da análise e criação de conteúdo audiovisual, onde os próprios estudantes aplicarão conceitos teóricos em produções práticas, busca-se fomentar uma aprendizagem significativa acerca dos efeitos de sentido das figuras de linguagem. Espera-se que, ao final dessa atividade, os alunos sejam capazes de identificar, analisar e utilizar distintas figuras de linguagem de forma consciente e criativa em diversos contextos comunicacionais, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade, planejamento e reflexão crítica sobre os discursos mediados por diferentes plataformas e linguagens.

  • Compreender as figuras de linguagem e seus efeitos de sentido.
  • Identificar as figuras de linguagem em contextos diversos.
  • Produzir conteúdos audiovisuais aplicando as figuras de linguagem.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade e planejamento.
  • Analisar criticamente o uso das figuras de linguagem no cotidiano.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange um estudo detalhado das figuras de linguagem, com ênfase em sua aplicabilidade e relevância na comunicação diária. Evidenciar como metáforas, metonímias, ironias e outras figuras enriquecem a expressividade da linguagem e como podem ser empregadas de maneira criativa em produções audiovisuais, constitui a base teórica que será explorada. Além disso, haverá uma introdução ao processo de produção de vídeos, desde a concepção da ideia até a edição final, passando pela roteirização e filmagem, proporcionando assim uma compreensão integrada das etapas criativas e técnicas envolvidas.

  • Teoria das figuras de linguagem: definição, classificação e exemplos.
  • Análise de exemplos de figuras de linguagem na mídia e literatura.
  • Processo de criação de um curta-metragem: roteiro, filmagem, edição.
  • Técnicas básicas de edição de vídeo.
  • Discussão e análise coletiva de produções audiovisuais.

Metodologia

Adotando uma metodologia ativa, os alunos serão instigados a serem protagonistas de seu aprendizado, engajando-se em todas as etapas da produção dos curtas-metragens. A formação de grupos promove a colaboração e a divisão de tarefas, desde a pesquisa até a realização do vídeo. As aulas serão estruturadas para alternar entre momentos de instrução teórica, planejamento, produção e análise crítica. O uso de dispositivos móveis e software de edição de vídeo facilitará a produção e permitirá a exploração criativa dos estudantes. O ambiente colaborativo será essencial para fomentar a discussão, a troca de ideias e a capacidade de dar e receber feedback construtivo.

  • Formação de grupos e atribuição de figuras de linguagem específicas.
  • Aulas teóricas interativas sobre figuras de linguagem.
  • Oficinas práticas de roteirização e produção audiovisual.
  • Exibição dos curtas e realização de debates guiados pelo professor.
  • Atividades de autoavaliação e avaliação por pares.

Aulas e Sequências Didáticas

Distribuída em cinco aulas de 60 minutos, a atividade será sequenciada para cobrir desde a introdução teórica até a análise dos vídeos produzidos. Inicia-se com uma aula teórica, seguida de planejamento e roteirização, produção dos vídeos, edição e, por fim, a exibição e análise dos produtos finais. Esta estrutura permite um equilíbrio entre aprendizado teórico e prático, garantindo que os alunos adquiram tanto o conhecimento quanto a experiência necessária para a aplicação das figuras de linguagem.

  • Aula 1: Introdução às figuras de linguagem e formação dos grupos.
  • Aula 2: Planejamento e início da roteirização dos curtas.
  • Aula 3: Continuação da roteirização e início da produção.
  • Aula 4: Produção e início da edição dos vídeos.
  • Aula 5: Finalização da edição e exibição dos curtas com análise coletiva.

Avaliação

A avaliação será contínua e multi-facetada, visando abranger tanto o processo quanto o produto final. Serão considerados critérios como criatividade, compreensão e aplicação correta das figuras de linguagem, colaboração e participação ativa no trabalho em grupo, qualidade técnica do vídeo (roteiro, filmagem, edição) e a capacidade de analisar e discutir os trabalhos produzidos, tanto o próprio quanto o dos colegas. A avaliação por pares e a autoavaliação após a exibição dos curtas incentivarão a reflexão sobre o próprio aprendizado e o trabalho em equipe. Exemplos de rubricas de avaliação serão fornecidos aos alunos para garantir transparência e objetividade nos critérios de avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet, dispositivos móveis ou câmeras para filmagem, computadores com software de edição de vídeo e projeção para exibição dos curtas. Recursos adicionais incluem materiais para apoio na roteirização e planejamento, como cartolinas, marcadores e post-its. A seleção de tutoriais online sobre técnicas básicas de filmagem e edição de vídeo também será disponibilizada para auxiliar os alunos nas etapas de produção.

  • Acesso à internet e computadores com software de edição de vídeo.
  • Dispositivos móveis ou câmeras para filmagem.
  • Projetor e tela para exibição dos vídeos.
  • Materiais para roteirização (cartolinas, marcadores, post-its).
  • Tutoriais online de filmagem e edição de vídeo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo