Esta atividade pedagógica prática tem como objetivo aproximar os alunos do 1º ano do Ensino Médio ao estudo das figuras de linguagem, utilizando uma metodologia ativa e participativa. Através da produção de curtas-metragens, os alunos irão explorar diversas figuras de linguagem como metáfora, metonímia, ironia, entre outras, aplicando-as em contextos cotidianos para melhor compreensão de seus efeitos de sentido. Ao dividir a turma em grupos, cada um com a missão de produzir um vídeo que destaque uma ou mais figuras de linguagem específicas, promove-se uma dinâmica colaborativa e criativa. O processo de produção inclui planejamento, roteirização, gravação e edição dos vídeos, culminando na exibição dos curtas para a classe, seguido de uma discussão e análise coletiva. Esta etapa final permitirá aos alunos e ao professor refletirem sobre como as figuras de linguagem enriquecem a comunicação, além de identificar como elas podem influenciar na interpretação de mensagens. A atividade visa não apenas o aprendizado dos conceitos teóricos mas também o desenvolvimento de habilidades sociais, técnicas e criativas.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda das figuras de linguagem e de seu poder expressivo na comunicação cotidiana. Através da análise e criação de conteúdo audiovisual, onde os próprios estudantes aplicarão conceitos teóricos em produções práticas, busca-se fomentar uma aprendizagem significativa acerca dos efeitos de sentido das figuras de linguagem. Espera-se que, ao final dessa atividade, os alunos sejam capazes de identificar, analisar e utilizar distintas figuras de linguagem de forma consciente e criativa em diversos contextos comunicacionais, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade, planejamento e reflexão crítica sobre os discursos mediados por diferentes plataformas e linguagens.
O conteúdo programático abrange um estudo detalhado das figuras de linguagem, com ênfase em sua aplicabilidade e relevância na comunicação diária. Evidenciar como metáforas, metonímias, ironias e outras figuras enriquecem a expressividade da linguagem e como podem ser empregadas de maneira criativa em produções audiovisuais, constitui a base teórica que será explorada. Além disso, haverá uma introdução ao processo de produção de vídeos, desde a concepção da ideia até a edição final, passando pela roteirização e filmagem, proporcionando assim uma compreensão integrada das etapas criativas e técnicas envolvidas.
Adotando uma metodologia ativa, os alunos serão instigados a serem protagonistas de seu aprendizado, engajando-se em todas as etapas da produção dos curtas-metragens. A formação de grupos promove a colaboração e a divisão de tarefas, desde a pesquisa até a realização do vídeo. As aulas serão estruturadas para alternar entre momentos de instrução teórica, planejamento, produção e análise crítica. O uso de dispositivos móveis e software de edição de vídeo facilitará a produção e permitirá a exploração criativa dos estudantes. O ambiente colaborativo será essencial para fomentar a discussão, a troca de ideias e a capacidade de dar e receber feedback construtivo.
Distribuída em cinco aulas de 60 minutos, a atividade será sequenciada para cobrir desde a introdução teórica até a análise dos vídeos produzidos. Inicia-se com uma aula teórica, seguida de planejamento e roteirização, produção dos vídeos, edição e, por fim, a exibição e análise dos produtos finais. Esta estrutura permite um equilíbrio entre aprendizado teórico e prático, garantindo que os alunos adquiram tanto o conhecimento quanto a experiência necessária para a aplicação das figuras de linguagem.
A avaliação será contínua e multi-facetada, visando abranger tanto o processo quanto o produto final. Serão considerados critérios como criatividade, compreensão e aplicação correta das figuras de linguagem, colaboração e participação ativa no trabalho em grupo, qualidade técnica do vídeo (roteiro, filmagem, edição) e a capacidade de analisar e discutir os trabalhos produzidos, tanto o próprio quanto o dos colegas. A avaliação por pares e a autoavaliação após a exibição dos curtas incentivarão a reflexão sobre o próprio aprendizado e o trabalho em equipe. Exemplos de rubricas de avaliação serão fornecidos aos alunos para garantir transparência e objetividade nos critérios de avaliação.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet, dispositivos móveis ou câmeras para filmagem, computadores com software de edição de vídeo e projeção para exibição dos curtas. Recursos adicionais incluem materiais para apoio na roteirização e planejamento, como cartolinas, marcadores e post-its. A seleção de tutoriais online sobre técnicas básicas de filmagem e edição de vídeo também será disponibilizada para auxiliar os alunos nas etapas de produção.
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