Construindo Sentenças

Desenvolvida por: Eugeni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Estrutura de sentenças

Nesta atividade pedagógica prática denominada 'Construindo Sentenças', alunos do 1º ano do Ensino Médio serão divididos em grupos com o objetivo de elaborar sentenças criativas e gramaticalmente corretas a partir de um conjunto de palavras sorteadas. Este exercício não só visa o entendimento e aplicação das estruturas sintáticas variadas, mas também estimula a criatividade, a colaboração entre os estudantes e o desenvolvimento do pensamento crítico. Após a montagem das sentenças, cada grupo apresentará o fruto de seu trabalho para a turma, propiciando um momento de análise coletiva sobre a correção sintática e o emprego criativo das palavras. Este método interativo promove a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, alinhando-se com as metodologias ativas de aprendizagem.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade 'Construindo Sentenças' tem como objetivo principal proporcionar aos alunos um entendimento pragmático das estruturas sintáticas do português, através da aplicação prática na formação de sentenças. Busca-se, assim, aprofundar o conhecimento sobre sujeito, predicado, complementos verbais e nominais, além de outras classes gramaticais, de maneira dinâmica e interativa. Visa-se também fomentar a criatividade, o trabalho em equipe, a oratória e o pensamento crítico, ao desafiar os estudantes a construírem sentenças que sejam ao mesmo tempo corretas, criativas e coerentes.

  • Compreender e aplicar estruturas sintáticas variadas na construção de sentenças.
  • Identificar e utilizar as diversas partes do discurso em contextos específicos.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e criatividade.
  • Praticar a análise crítica e a revisão de textos.
  • Estimular a oratória e a argumentação.

Habilidades Específicas BNCC

Conteúdo Programático

A atividade 'Construindo Sentenças' se enquadra dentro do conteúdo programático de Língua Portuguesa, explorando de forma prática e interativa a estrutura de sentenças e as categorias gramaticais. Além disso, promove uma abordagem comunicativa ao incentivar a apresentação das sentenças e o debate sobre as mesmas, favorecendo o desenvolvimento das habilidades linguísticas, do pensamento crítico e da criatividade dos alunos.

  • Estrutura sintática da sentença
  • Classes gramaticais
  • Construção de sentenças criativas
  • Revisão textual e correção sintática
  • Debate e argumentação

Metodologia

A metodologia ativa empregada nesta atividade envolverá a separação dos alunos em grupos, estimulando a colaboração e o engajamento ativo no processo de aprendizado. Será utilizada uma abordagem prática para que os alunos, através da manipulação e associação das palavras sorteadas, construam suas próprias sentenças. A fase de apresentação das sentenças e a subsequente discussão em turma proporcionarão uma rica oportunidade de aprendizagem colaborativa, permitindo o compartilhamento de ideias e aprimoramento da capacidade crítica e argumentativa dos estudantes.

  • Trabalho em grupo
  • Construção e apresentação de sentenças
  • Discussão em turma
  • Análise e revisão textual

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Construindo Sentenças' será realizada em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos serão divididos em grupos e receberão as palavras para construção das sentenças. Na segunda sessão, os grupos farão a apresentação de suas sentenças para a turma, seguida de discussão.

  • Aula 1: Introdução, formação de grupos e início do trabalho de construção de sentenças.
  • Aula 2: Apresentação das sentenças pelos grupos e discussão em turma.

Avaliação

A avaliação será contínua e processual, levando em conta a participação dos alunos durante as etapas de planejamento, construção e revisão das sentenças, bem como na fase de apresentação e discussão. A criatividade, correção sintática e a habilidade de argumentação durante a discussão serão aspectos fundamentais na avaliação do aluno. Além disso, será valorizado o esforço coletivo do grupo na elaboração das sentenças e na contribuição para a discussão em turma. Exemplos de critérios a serem avaliados incluem a complexidade e originalidade das sentenças, a adequação sintática e gramatical, e a eficácia na comunicação das ideias.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Construindo Sentenças', serão necessários recursos simples, como papel e caneta para os estudantes anotarem suas ideias e construírem as sentenças. Além disso, serão utilizados cartões ou pequenos pedaços de papel com as palavras sorteadas para cada grupo. Aparelhos de projeção podem ser utilizados para facilitar o compartilhamento das sentenças criadas durante a apresentação dos grupos.

  • Papel e caneta
  • Cartões com palavras sorteadas
  • Aparelho de projeção (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo