Cruzando Caminhos Literários

Desenvolvida por: Eliset… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Literatura Brasileira e Afro-Brasileira
Temática: Análise Comparativa de Contos Brasileiros e Afro-Brasileiros

A atividade tem como propósito promover uma análise comparativa entre contos de autores brasileiros e afro-brasileiros, permitindo aos alunos explorar as semelhanças e diferenças nas perspectivas de mundo e nas relações de poder presentes nos textos. Por meio da leitura crítica e discussão colaborativa, os estudantes deverão identificar a diversidade de vozes que integram o cenário literário brasileiro, desenvolvendo habilidades de leitura crítica e ampla compreensão dos discursos literários. Este processo estimulará a apreciação de diferentes perspectivas culturais, além de fomentar o pensamento crítico em torno das relações sociais e de poder que são retratadas na literatura. A atividade visa também promover o respeito à diversidade cultural e incentivar debates respeitosos e construtivos entre os participantes.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade incluem o desenvolvimento das habilidades de leitura crítica e análise aprofundada de textos literários, permitindo que os estudantes reconheçam diferentes perspectivas culturais e históricas. Pretende-se ainda que os alunos compreendam como as relações de poder são apresentadas nas narrativas, criando uma consciência crítica frente ao conteúdo literário. A atividade busca inteiramente integrar-se às diretrizes da BNCC, utilizando metodologias que promovam a aprendizagem significativa e estimulem o protagonismo estudantil. Ao se envolverem com a diversidade textual, os alunos aprimoram suas habilidades de argumentação e apresentação de ideias, além de ampliar sua empatia e compreensão das complexidades sociais.

  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e análise literária.
  • Reconhecer diferentes perspectivas culturais e históricas nos contos.
  • Compreender as relações de poder presentes nas narrativas.
  • Promover o respeito à diversidade cultural por meio da literatura.
  • Estímulo ao protagonismo estudantil na análise e discussão das obras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG201: Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
  • EM13LGG202: Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias.
  • EM13LGG203: Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e em suas produções (artísticas, corporais e verbais).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade compreende a leitura e análise de contos selecionados de autores brasileiros e afro-brasileiros, oferecendo um panorama das diversidades culturais e históricas presentes na literatura nacional. Serão abordados temas como a representação social, cultural e étnica nos textos literários, além de identificação das diferentes vozes narrativas e suas influências nas relações de poder descritas nas obras. A estrutura narrativa e os contextos sociais dos contos escolhidos serão discutidos em profundidade, favorecendo a compreensão dos alunos sobre como a literatura pode refletir e influenciar a sociedade. Esta análise crítica será complementada por debates em sala de aula que ajudam a solidificar o entendimento dos alunos sobre o impacto dessas narrativas.

  • Leitura e análise de contos de autores brasileiros.
  • Leitura e análise de contos de autores afro-brasileiros.
  • Discussão sobre representação social, cultural e étnica.
  • Análise das relações de poder nos textos.
  • Contextualização histórica e social dos contos.

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade será fundamentalmente voltada para a facilitação de um ambiente estimulante e colaborativo de aprendizagem. Utilizar-se-á a leitura em voz alta em sala de aula para imersão no texto, seguida de discussões em pequenos e grandes grupos. A leitura comparativa será estimulada por meio de perguntas-guia que ajudem a desvelar as nuances das narrativas estudadas. Serão promovidos debates respeitosos e integrativos que incentivem o protagonismo estudantil, com os alunos assumindo papeis de mediadores e debatedores. Esta metodologia ativa não só facilita a absorção do conteúdo, mas também fomenta habilidades socioemocionais fundamentais como empatia, autoconhecimento e trabalho em equipe. Além disso, tais práticas estão em perfeita sintonia com os objetivos de ensino da BNCC.

  • Leitura em voz alta para imersão literária.
  • Discussões em grupos para comparação de perspectivas.
  • Uso de perguntas-guia para estimular análises críticas.
  • Debates integrativos com protagonismo estudantil.
  • Envolvimento ativo dos alunos na mediação e debate.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado para aproveitamento ideal do tempo de aula, maximizando a oportunidade de aprendizado dos alunos. Será realizado um encontro de 60 minutos, iniciando com a contextualização dos contos e sua parte histórica. A leitura dos textos será feita em voz alta para garantir a compreensão integral e coletiva. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para discutirem e compararem seus pontos de vista sobre os contos, conforme o tema trabalhado. Esta divisão é planejada para facilitar a troca de perspectivas. Fecharemos com um debate em grupo maior, onde diferentes interpretações serão apresentadas e discutidas. Tal estrutura assegura que todos os alunos tenham oportunidade de participar ativamente, além de garantir tempo suficiente para aprofundamento no tema abordado.

  • Aula 1: Apresentação de contos, leitura em voz alta, discussão em grupos e debate integrativo final.
  • Momento 1: Introdução e Contextualização (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando os objetivos da atividade e explicando a importância do estudo dos contos de autores brasileiros e afro-brasileiros. Contextualize cultural e historicamente os contos que serão abordados. É importante que os alunos compreendam a diversidade das vozes literárias brasileiras. Defina os grupos de discussão para os momentos seguintes. Observe se os alunos compreendem o propósito da atividade, ajustando a explicação se necessário.

    Momento 2: Leitura em Voz Alta (Estimativa: 15 minutos)
    Escolha um conto para leitura em voz alta. Escolha alunos diferentes para assumir a leitura em partes específicas do texto, incentivando a participação inclusiva. Oriente-os a prestar atenção em aspectos como estilo, tema e representação cultural durante a leitura. Sugira uma breve pausa após trechos importantes para ponderação e perguntas espontâneas.

    Momento 3: Discussão em Grupos (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma nos grupos pré-definidos para discutir questões orientadoras, tais como semelhantes e diferenças entre as narrativas, perspectiva cultural apresentada, e relações de poder nos textos. Permita que cada grupo escolha um mediador para guiar a discussão interna. Assegure-se de que todos os alunos estejam participando ativamente e observe se há troca respeitosa de ideias. Estimule o respeito mútuo e a reflexão crítica.

    Momento 4: Debate Integrativo Final (Estimativa: 15 minutos)
    Conduza um debate onde representantes de cada grupo apresentam suas principais observações e insights. Incentive os alunos a discutirem os temas abordados de forma respeitosa e construtiva. O professor deve mediar o debate, garantindo que todos os participantes tenham voz. Avalie a qualidade dos argumentos apresentados e a capacidade de escuta ativa dos alunos. Finalize com uma reflexão coletiva sobre os aprendizados do dia.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir inclusão, disponibilize versões digitais dos contos que possam ser utilizadas com ferramentas de leitura de texto em voz alta para alunos com dificuldades de leitura. Acomode as necessidades dos alunos com dificuldades auditivas permitindo leitura labial ou disponibilizando materiais impressos antecipadamente para leitura prévia. Para aqueles que possam ter dificuldades em grandes grupos, permita a escolha de um colega tutor ou formador de pares para apoio durante discussões. Utilize uma linguagem clara e acessível ao explicar conceitos e ofereça incentivo positivo para a participação ativa de todos.

Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua, considerando a participação ativa e o envolvimento dos alunos nas discussões e debates. Será empregada a avaliação formativa, através de observação do desempenho e interação dos alunos durante a atividade. 1. Objetivo: Avaliar a compreensão dos alunos sobre a diversidade de narrativas e a capacidade de análise crítica de textos literários. 2. Critérios de Avaliação: Os alunos serão avaliados pela sua contribuição nas discussões, pela qualidade dos argumentos apresentados e pela capacidade de interagir de forma respeitosa com diferentes pontos de vista. 3. Exemplo Prático: Durante os debates, o professor poderá observar como os alunos se envolvem com a atividade e como utilizam os conhecimentos adquiridos para argumentar de forma crítica. Como alternativa, pode-se utilizar a autoavaliação, na qual os estudantes refletem sobre seu processo de aprendizagem, oferecendo maior protagonismo ao aluno e promovendo o autoconhecimento.

  • Observação do desempenho e interação durante a atividade.
  • Qualidade dos argumentos apresentados nas discussões.
  • Uso de autoavaliação para reflexões individuais.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais impressos com trechos selecionados dos contos a serem trabalhados, dispositivos audiovisuais caso se optem por explorar elementos narrativos multimodais, como adaptações em vídeo dos contos. Ademais, será preciso de um espaço que permita diferentes dinâmicas de discussões, podendo ser a própria sala de aula reconfigurada para atividades em grupos menores e debates em círculo. Os alunos poderão usar cadernos para anotações, garantindo que todos os insights e discussões sejam registrados. O uso de lousas ou quadros-brancos auxilia na organização das ideias durante as discussões em grupo. Tais recursos são acessíveis, minimizando custos extras.

  • Materiais impressos dos contos selecionados.
  • Dispositivos audiovisuais para exploração multimodal.
  • Espaço adaptável para discussões em grupo e em círculos.
  • Cadernos para anotações e registros.
  • Lousas ou quadros-brancos para organização de ideias.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a sobrecarga e excesso de afazeres dos professores são desafiadores; assim, usamos de estratégias otimizadas que facilitam a inclusão e acessibilidade a custo mínimo. Na atividade proposta, a organização do espaço físico deve permitir o fácil acesso e movimentação dos alunos. Se problemas de leitura forem identificados, pode-se adaptar os textos em diferentes níveis de dificuldade para adequação. A atividade valorizará a diversidade nos textos evitando estereótipos, promovendo a representação de diferentes culturas e etnias de maneira justa e precisa. Nenhuma modificação onerosa ou complexa é necessária, mas estar atento ao formato dos textos e às discussões é crucial. Monitorar o envolvimento e adaptações conforme o desenvolvimento de cada aluno garante melhores resultados.

  • Espaço acessível e adaptável para todos os alunos.
  • Textos adaptados conforme necessidade de leitura.
  • Promoção da diversidade e representação equitativa.
  • Monitoramento contínuo do envolvimento dos alunos.
  • Atenção a discussões para evitar estereótipos.

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