Debate Show Literário: A Batalha dos Clássicos!

Desenvolvida por: Thiago… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Literatura Brasileira

A atividade ‘Debate Show Literário: A Batalha dos Clássicos!’ é uma proposta pedagógica que busca unir a análise profunda de obras clássicas da literatura brasileira à expressão oral e capacidade argumentativa dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Divididos em grupos, os alunos receberão a missão de defender um clássico literário brasileiro, devendo apresentar ao restante da classe o enredo, as características marcantes, os personagens principais e a influência cultural da obra no Brasil. Através da metodologia de Roda de Debate, cada equipe terá a oportunidade não apenas de exposição, mas também de contestação às ideias apresentadas pelos colegas, promovendo assim um ambiente rico em diálogo e análise crítica. O objetivo é desenvolver nos alunos a capacidade de compreensão textual, argumentação, oralidade, além de fomentar o interesse pela literatura nacional e sua história.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivos principais promover a compreensão e análise crítica de textos literários, desenvolver a expressão oral e habilidades argumentativas dos alunos, assim como ampliar o conhecimento sobre a literatura brasileira e sua influência na cultura do país. Espera-se também que, ao final, os estudantes estejam mais aptos a expressar suas ideias de forma coerente e fundamentada, além de melhorarem a capacidade de ouvir e respeitar opiniões divergentes.

  • Promover a leitura e análise crítica de obras clássicas da literatura brasileira.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e expressão oral.
  • Incentivar a pesquisa e o aprofundamento temático sobre os clássicos literários brasileiros.
  • Fomentar o entendimento sobre a influência da literatura na cultura brasileira.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.
  • EM13LGG105: Analisar e experimentar diversos processos de remidiação de produções multissemióticas, multimídia e transmídia, desenvolvendo diferentes modos de participação e intervenção social.
  • EM13LP02: Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).

Conteúdo Programático

Este plano de aula será focado na exploração dos clássicos da literatura brasileira, entendendo suas influências culturais, sociais e históricas. Os alunos irão se aprofundar nos enredos, estruturas narrativas, construção de personagens e temáticas dos clássicos, aplicando skills de análise literária e argumentação durante as apresentações e debates.

Metodologia

A metodologia deste plano envolve a divisão dos alunos em grupos, atribuição de clássicos da literatura brasileira para cada grupo, pesquisa avançada sobre as obras, preparação de apresentações e realização de uma Roda de Debate. Os estudantes serão orientados a utilizar diversas fontes para pesquisa, incluindo análises literárias, históricas e culturais, fortalecendo sua capacidade de síntese e argumentação.

  • Pesquisa sobre a obra e seu contexto.
  • Preparação de apresentação coletiva sobre o clássico.
  • Roda de Debate para exposição e discussão das obras.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em dois encontros de 60 minutos. No primeiro encontro, os grupos realizarão suas pesquisas e prepararão as apresentações. No segundo, ocorrerão as apresentações e a Roda de Debate, com espaços para réplicas e tréplicas.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, divisão em grupos, seleção das obras, início da pesquisa.
  • Aula 2: Apresentações dos grupos e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da análise literária apresentada, na capacidade de argumentação during a Roda de Debate, na clareza e coesão da apresentação oral, e no envolvimento do grupo durante as discussões. Serão considerados, ainda, a originalidade e criatividade das apresentações, o uso de evidências para embasar as argumentações e a habilidade de responder questionamentos e objeções de forma construtiva.

Materiais e ferramentas:

Para esta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, cópias de trechos selecionados dos clássicos literários, espaço adequado para as apresentações e debates, além de materiais de audiovisual para suporte às apresentações.

  • Acesso à internet.
  • Cópias dos clássicos literários.
  • Espaço para as Rodas de Debate.
  • Materiais audiovisuais (data show, caixas de som, etc.).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo