A atividade ‘Debate Show Literário: A Batalha dos Clássicos!’ é uma proposta pedagógica que busca unir a análise profunda de obras clássicas da literatura brasileira à expressão oral e capacidade argumentativa dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Divididos em grupos, os alunos receberão a missão de defender um clássico literário brasileiro, devendo apresentar ao restante da classe o enredo, as características marcantes, os personagens principais e a influência cultural da obra no Brasil. Através da metodologia de Roda de Debate, cada equipe terá a oportunidade não apenas de exposição, mas também de contestação às ideias apresentadas pelos colegas, promovendo assim um ambiente rico em diálogo e análise crítica. O objetivo é desenvolver nos alunos a capacidade de compreensão textual, argumentação, oralidade, além de fomentar o interesse pela literatura nacional e sua história.
Esta atividade tem como objetivos principais promover a compreensão e análise crítica de textos literários, desenvolver a expressão oral e habilidades argumentativas dos alunos, assim como ampliar o conhecimento sobre a literatura brasileira e sua influência na cultura do país. Espera-se também que, ao final, os estudantes estejam mais aptos a expressar suas ideias de forma coerente e fundamentada, além de melhorarem a capacidade de ouvir e respeitar opiniões divergentes.
Este plano de aula será focado na exploração dos clássicos da literatura brasileira, entendendo suas influências culturais, sociais e históricas. Os alunos irão se aprofundar nos enredos, estruturas narrativas, construção de personagens e temáticas dos clássicos, aplicando skills de análise literária e argumentação durante as apresentações e debates.
A metodologia deste plano envolve a divisão dos alunos em grupos, atribuição de clássicos da literatura brasileira para cada grupo, pesquisa avançada sobre as obras, preparação de apresentações e realização de uma Roda de Debate. Os estudantes serão orientados a utilizar diversas fontes para pesquisa, incluindo análises literárias, históricas e culturais, fortalecendo sua capacidade de síntese e argumentação.
A atividade será realizada em dois encontros de 60 minutos. No primeiro encontro, os grupos realizarão suas pesquisas e prepararão as apresentações. No segundo, ocorrerão as apresentações e a Roda de Debate, com espaços para réplicas e tréplicas.
A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da análise literária apresentada, na capacidade de argumentação during a Roda de Debate, na clareza e coesão da apresentação oral, e no envolvimento do grupo durante as discussões. Serão considerados, ainda, a originalidade e criatividade das apresentações, o uso de evidências para embasar as argumentações e a habilidade de responder questionamentos e objeções de forma construtiva.
Para esta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, cópias de trechos selecionados dos clássicos literários, espaço adequado para as apresentações e debates, além de materiais de audiovisual para suporte às apresentações.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula