Debates Literários: Autores em Confronto

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Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Literatura Brasileira e Formação da Identidade Nacional

A atividade 'Debates Literários: Autores em Confronto' visa imergir os alunos do 1º ano do Ensino Médio em uma experiência educativa profunda sobre a Literatura Brasileira. Através da metodologia ativa de Roda de Debate, combinada com a Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Projetos e Atividade Mão-na-massa, os estudantes serão encorajados a defender a relevância de diversos autores significativos da Literatura Brasileira. Essa defesa deverá abordar as contribuições dos autores para a cultura e identidade nacional, utilizando-se de argumentações sólidas baseadas em pesquisas sobre suas obras, contextos históricos e estilos literários. Além disso, é esperado que os alunos discutam o impacto desses autores no cenário atual, considerando a persistência de suas influências na cultura e sociedade contemporâneas. Esta atividade não apenas promoverá o estudo detalhado sobre os autores e suas obras, mas também o desenvolvimento de habilidades críticas e argumentativas, ferramentas essenciais para o exercício cidadão consciente.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolverem uma compreensão ampla sobre a Literatura Brasileira, especialmente em relação à sua contribuição para a construção da identidade nacional. Por meio do debate crítico e da pesquisa, espera-se que os estudantes sejam capazes de analisar as obras literárias em seu contexto histórico e estilístico, compreendendo as complexidades que cercam a criação literária e sua recepção ao longo do tempo. Além disso, almeja-se que os alunos desenvolvam habilidades de argumentação, pesquisa e análise crítica, fundamentais para o engajamento consciente com a literatura e com o mundo ao redor. Esta atividade também visa fomentar o respeito pelas diversas perspectivas e interpretações que compõem o cenário literário nacional, incentivando a valorização das muitas vozes que constituem a nossa literatura.

  • Compreender a importância dos principais autores da Literatura Brasileira para a formação cultural e identitária do país.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação crítica baseada em evidências textuais e contextuais.
  • Analisar a relevância contemporânea dos autores estudados e suas obras.
  • Estimular a apreciação pela diversidade literária e estilística encontrada na Literatura Brasileira.
  • Fomentar o desenvolvimento de habilidades orais e escritas por meio de debates e apresentações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP26 - Praticar, nas interações sociais, atitudes respeitosas e solidárias, em ambiente analógico e digital, tendo em vista o bem comum e os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
  • EM13LP19 - Utilizar as linguagens verbal, corporal, visual, sonora e digital, bem como suas tecnologias associadas, para exprimir-se e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.
  • EM13LGG703 - Relacionar textos e contextos, por meio de diferentes gêneros textuais e linguagens, considerando as condições de produção e circulação e os modos de recepção.
  • EM13LP46 - Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.
  • EM13LGG102 - Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

Conteúdo Programático

A temática central desta atividade abrange um estudo dirigido e aprofundado da Literatura Brasileira, focando nas contribuições de autores significativos para a cultura e identidade nacional. O conteúdo programático inclui o estudo de contextos históricos relacionados à produção literária em diferentes períodos, análise das principais obras e estilos literários desses autores, e uma reflexão crítica sobre a relevância dessas obras no presente. A atividade propõe um mergulho nas diversas facetas da literatura brasileira, explorando não somente as obras em si, mas também as condições sociais, políticas e culturais que influenciaram sua criação e recepção ao longo do tempo.

  • Introdução à Literatura Brasileira: autores e contextos
  • Análise de Obras Significativas da Literatura Brasileira
  • Contextos Históricos da Literatura Brasileira
  • Estilística Literária e Contribuições Culturais
  • Literatura Brasileira na Contemporaneidade

Metodologia

A metodologia proposta integra práticas ativas de aprendizagem, como a Sala de Aula Invertida, onde os alunos terão a tarefa de pesquisar sobre um autor específico e sua obra antes das aulas presenciais. Durante as sessões em sala, a metodologia de Roda de Debate será empregada para promover a discussão e o compartilhamento de conhecimentos entre os estudantes, que estarão divididos em grupos. Os grupos serão escolhidos de forma que cada um represente um autor diferente, incentivando assim uma aprendizagem baseada em projetos. Esta metodologia fomenta o desenvolvimento das habilidades de fala, escuta e argumentação, além de oferecer uma compreensão mais rica e diversificada dos temas abordados.

  • Sala de Aula Invertida: pesquisa prévia sobre autores e obras
  • Roda de Debate: discussão em grupos sobre os autores
  • Aprendizagem Baseada em Projetos: preparação de apresentações sobre os autores
  • Atividade Mão-na-massa: criação de materiais visuais para apoio aos debates
  • Uso de tecnologias digitais para pesquisa e apresentação

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade será de 6 horas, distribuídas em sete aulas de 50 minutos. As duas primeiras aulas serão dedicadas à introdução do projeto e orientações iniciais para a pesquisa. As aulas seguintes focarão na pesquisa individual dos alunos e na preparação para os debates, proporcionando momentos para discussão sobre a organização do conteúdo e as estratégias de apresentação. As últimas duas aulas serão destinadas à realização dos debates, seguidos de uma sessão de feedback e reflexão coletiva sobre o processo de aprendizagem.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e divisão de grupos
  • Aula 2: Orientações para a pesquisa
  • Aulas 3 e 4: Pesquisa e preparação para os debates
  • Aula 5: Pré-debate e ensaio das apresentações
  • Aulas 6 e 7: Execução dos debates
  • Aula 7.2 (Restante de Aula 7): Feedback e reflexão coletiva

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa realizada pelos alunos, clareza e eficácia da argumentação nos debates, colaboração e participação ativa durante o processo. Cada grupo será avaliado pela apresentação coerente e crítica das informações coletadas, bem como pela capacidade de defender seus pontos de vista em um debate estruturado. Será também considerada a criatividade e originalidade dos recursos visuais e materiais de apoio utilizados nas apresentações. Feedback individual e coletivo será fornecido para encorajar a reflexão e o crescimento contínuo dos alunos em suas habilidades argumentativas e críticas. Exemplos de critérios de avaliação incluem: relevância das informações pesquisadas, consistência e persuasão na argumentação, qualidade da apresentação, efetividade dos materiais de apoio, e contribuição para o debate.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos recursos, como acesso a bibliotecas físicas ou digitais para a pesquisa dos autores e suas obras, bem como tecnologia adequada (computadores, projetores) para as apresentações. Materiais como papel, marcadores e cartolina podem ser necessários para a criação de suportes visuais para os debates. Além disso, será essencial proporcionar aos alunos acesso a plataformas de compartilhamento de documentos e informação para facilitar a colaboração entre os grupos fora do ambiente de sala de aula.

  • Acesso a bibliotecas e/ou bases de dados digitais
  • Computadores e acesso à internet
  • Projetor e caixas de som para apresentações
  • Materiais de papelaria para suportes visuais
  • Plataformas digitais para trabalho colaborativo

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