Descobrindo as Funções da Linguagem: Um Jogo de Pistas

Desenvolvida por: Clea S… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Comunicação e funções da linguagem

A atividade intitulada 'Descobrindo as Funções da Linguagem: Um Jogo de Pistas' visa envolver os alunos do 1º ano do Ensino Médio em uma prática dinâmica e colaborativa para explorar e identificar as funções da linguagem. Divididos em pequenos grupos, os alunos receberão um conjunto de pistas, cada uma contendo um texto onde uma determinada função da linguagem predomina. A tarefa dos estudantes será discutir em grupo para decifrar cada pista, justificando suas escolhas com base na intenção comunicativa do discurso. A atividade acontece sem o uso de recursos digitais, incentivando a argumentação oral, o debate em grupo e a apreciação das nuances das diferentes funções da linguagem de forma interativa e colaborativa. Espera-se, assim, fomentar tanto a análise crítica dos textos quanto o desenvolvimento das habilidades sociais e colaborativas dos estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é possibilitar que os alunos desenvolvam a habilidade de analisar e interpretar textos, reconhecendo as diferentes funções da linguagem e suas aplicações práticas no discurso. Esta abordagem vai ao encontro das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promovendo a prática de análise crítica e a discussão de conteúdo textual, ampliando a capacidade de reflexão dos alunos sobre efeitos de sentido produzidos por diferentes textos.

  • Reconhecer e identificar as funções da linguagem em diversos tipos de texto.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica e argumentação na discussão de textos.
  • Estimular a colaboração em grupos, respeitando opiniões diversas e chegando a consensos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade centra-se nas funções da linguagem, com foco em identificar e interpretar o uso predominante de cada função em diferentes discursos textuais. A atividade promove a exploração prática desses conceitos através de análise e discussão em grupo. Este enfoque permite que os alunos pratiquem a leitura crítica e a argumentação baseada em evidências textuais, habilidades essenciais para seu desenvolvimento acadêmico.

  • Funções da linguagem e suas características.
  • Análise de textos para identificar funções da linguagem.
  • Discussão e argumentação sobre escolhas interpretativas.

Metodologia

A metodologia da atividade se apoia em trabalho colaborativo, em que os alunos, ao trabalharem em grupos pequenos, desenvolvem suas competências comunicativas e sociais. A ausência de ferramentas digitais propicia um olhar mais atento aos textos e uma reflexão aprofundada sobre as funções da linguagem, promovendo a capacidade de argumentação e de pensamento crítico. Os grupos deverão discutir suas interpretações utilizando exemplos práticos, amplificando assim a compreensão de como as funções da linguagem se manifestam em diferentes contextos.

  • Divisão em grupos para trabalho colaborativo.
  • Análise e discussão de pistas textuais.
  • Justificação das interpretações em grupo e debate.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é bastante compacto, tendo em mente a profundidade e a interação exigidas pela proposta. O plano de aula está estruturado para ser executado em uma única sessão de 60 minutos, onde os alunos terão tempo suficiente para receber as instruções, trabalhar em grupo e partilhar suas conclusões. O foco é promover uma experiência de aprendizagem enriquecida através do diálogo e da cooperação.

  • Aula 1: Introdução à atividade e divisão de grupos; explicação das regras; entrega das pistas; tempo para discussão em grupo e apresentação das justificativas e reflexões ao final da aula.
  • Momento 1: Introdução e Formação dos Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula apresentando aos alunos o tema da atividade: as funções da linguagem. Explique brevemente a importância de entender essas funções na análise de textos. Forme grupos de 4 a 5 alunos, garantindo diversidade dentro de cada grupo. Diga que os alunos irão trabalhar juntos para decifrar pistas textuais e relacioná-las às funções da linguagem.

    Momento 2: Explicação das Regras e Entrega das Pistas (Estimativa: 10 minutos)
    Explique as regras da atividade, enfatizando o respeito às opiniões alheias e a importância da argumentação baseada em evidências textuais. Distribua os conjuntos de pistas textuais para cada grupo. Instrua os alunos sobre como devem proceder para decifrá-las e incentivar o uso de argumentação crítica durante as discussões.

    Momento 3: Discussão em Grupo (Estimativa: 25 minutos)
    Oriente os alunos a lerem cada pista, discutirem qual função da linguagem predomina e justificarem suas escolhas com exemplos do texto. Circule entre os grupos, oferecendo apoio e incentivando a utilização das habilidades sociais e cognitivas. Observe o nível de envolvimento dos alunos e ofereça sugestões quando necessário.

    Momento 4: Apresentação e Reflexão (Estimativa: 15 minutos)
    Cada grupo deve apresentar seu raciocínio e conclusões para a turma. Estimule uma discussão coletiva após cada apresentação, permitindo que outros grupos façam perguntas ou apresentem opiniões divergentes. Conclua a aula reforçando a importância da colaboração e da capacidade crítica na análise de textos.

Avaliação

A avaliação da atividade baseia-se em dois principais componentes: participação ativa e qualidade da argumentação e justificativa apresentadas. O objetivo da avaliação é verificar se os alunos conseguem identificar corretamente as funções da linguagem nos textos e justificar suas escolhas de forma coerente. Os critérios de avaliação incluem a clareza e a relevância dos argumentos, bem como a coesão e respeito ao trabalho em grupo. Por exemplo, durante a atividade, o professor pode usar observações diretas e registros de participação para fornecer feedback formativo e individual, adaptando as expectativas de acordo com a dinâmica de cada grupo. Essa flexibilização e a oportunidade de revisão após feedback têm a função de apoiar um aprendizado cada vez mais autônomo e crítico.

  • Avaliação formativa através de observação direta.
  • Análise da coerência e consistência nas justificativas dos alunos.
  • Feedback individualizado para aprimoramento contínuo.

Materiais e ferramentas:

Para realizar a atividade 'Descobrindo as Funções da Linguagem: Um Jogo de Pistas', serão necessários recursos simples e acessíveis. Os principais equipamentos são papéis impressos contendo pistas textuais preparadas previamente pelo professor. Esses textos devem exemplificar claramente a predominância de determinadas funções da linguagem. Além disso, o espaço da sala pode ser organizado de forma que permita a circulação e o trabalho em equipe dos grupos de modo eficiente, incentivando um ambiente de discussão produtivo.

  • Papéis impressos com pistas textuais.
  • Espaço de sala de aula organizado para trabalho em grupo.
  • Material de escrita, como papel e caneta, para anotações.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos a sobrecarga do professor no ambiente escolar, mas, garantindo um olhar atento à inclusão, propomos estratégias que possam assegurar que todos os alunos participem ativamente da atividade. As adaptações devem se focar no relacionamento interpessoal e na clareza das instruções dadas oralmente. Encoraja-se o uso de estratégias que promovam a empatia e cooperação entre os alunos, como dinâmicas de apresentação antes do início da atividade, para habilitar todos a se sentirem acolhidos. Sinais de alerta, como desinteresse ou dificuldades em acompanhar a discussão, devem ser prontamente abordados com suporte adicional, e o professor deve se manter disponível para esclarecer dúvidas pontuais.

  • Promover empatia e cooperação entre os alunos.
  • Azer leituras de textos e instruções em voz alta para maior compreensão de todos.
  • Estar atento a sinais de alerta durante a discussão.

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