Desmontando Sentenças: A Arte da Reescrita

Desenvolvida por: Alessa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Sintaxe do Português: Estrutura e Reescrita de Sentenças

Nesta atividade pedagógica, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão introduzidos a conceitos avançados de sintaxe do português através de uma abordagem prática e interativa. Inicialmente, serão apresentadas aos alunos frases complexas para que, individualmente ou em pares, trabalhem na reescrita dessas frases. O processo envolverá modificações na ordem dos componentes da sentença para explorar diferentes nuances de significado. Além disso, os alunos enfrentarão o desafio de converter sentenças ativas em passivas e vice-versa, e serão incentivados a manipular estruturas de coordenação e subordinação para alterar significados. Este exercício não apenas visa aprofundar o entendimento sobre a sintaxe da língua portuguesa, mas também busca desenvolver um olhar crítico sobre as escolhas gramaticais. Em última análise, os alunos aprenderão como essas escolhas impactam na clareza, persuasão e beleza do texto, capacitando-os a se tornarem escritores mais habilidosos e conscientes.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é proporcionar aos alunos um entendimento prático e profundo sobre os aspectos da sintaxe do português, incluindo a manipulação da ordem dos constituintes da sentença, a conversão entre vozes ativa e passiva e o uso estratégico de estruturas de coordenação e subordinação. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de reconhecer a importância das escolhas gramaticais na construção de sentenças e como estas influenciam a interpretação, clareza e eficácia do texto. Além disso, almeja-se estimular a criatividade dos alunos na construção textual e fomentar uma postura crítica e reflexiva sobre a própria escrita e a dos outros.

  • Compreender e aplicar conceitos de sintaxe do português na construção e reescrita de sentenças.
  • Desenvolver habilidades de análise linguística para explorar diferentes efeitos de significado.
  • Praticar a conversão entre vozes ativa e passiva e manipular estruturas de coordenação e subordinação.
  • Aprimorar a clareza, persuasão e estética do texto através de escolhas gramaticais conscientes.
  • Estimular a criatividade e fomentar uma postura crítica e reflexiva sobre a escrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.
  • EM13LP08: Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença (e os efeito que causam sua inversão), a estrutura dos sintagmas, as categorias sintáticas, os processos de coordenação e subordinação (e os efeitos de seus usos) e a sintaxe de concordância e de regência, de modo a potencializar os processos de compreensão e produção de textos e a possibilitar escolhas adequadas à situação comunicativa.
  • EM13LP12: Selecionar informações, dados e argumentos em fontes confiáveis, impressas e digitais, e utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento adequado (para além do senso comum) e contemple a sustentação das posições defendidas.

Conteúdo Programático

Os alunos irão explorar a profundidade e complexidade da sintaxe do português, trabalhando com a estrutura e reescrita de sentenças para entender como pequenas mudanças podem alterar dramaticamente o significado. Isso incluirá exercícios práticos sobre a inversão dos constituintes da sentença, transformação de sentenças ativas em passivas (e vice-versa), além de práticas de coordenação e subordinação. O objetivo é que os estudantes compreendam como utilizar essas ferramentas linguísticas para enriquecer suas habilidades de escrita e análise textual.

  • Introdução aos conceitos básicos de sintaxe do português.
  • Exercícios práticos de inversão dos constituintes da sentença.
  • Transformação de sentenças ativas em passivas e vice-versa.
  • Manipulação de estruturas de coordenação e subordinação para alteração de significados.
  • Discussão sobre o impacto das escolhas gramaticais na clareza e persuasão do texto.

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa 'Mão-na-massa', incentivando os alunos a participarem ativamente da construção do conhecimento. A atividade será iniciada com uma breve introdução teórica, seguida de exemplos práticos conduzidos pelo professor. Os alunos, então, trabalharão individualmente ou em pares em exercícios práticos de reescrita de sentenças, alternando entre diversos modos e estruturas sintáticas. Serão utilizadas técnicas de brainstorming coletivo, análise e discussão em grupo para consolidar o aprendizado e incentivar a criticidade.

  • Introdução teórica aos conceitos chave.
  • Exercícios práticos de reescrita e análise de sentenças.
  • Trabalho individual e colaborativo.
  • Brainstorming coletivo e discussões em grupo.
  • Análise crítica das produções dos alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão uma introdução aos conceitos teóricos e realizarão alguns exemplos práticos guiados. Na segunda aula, os alunos serão desafiados a aplicar os conceitos em exercícios de reescrita, seguidos de uma sessão de análise e discussão das produções.

  • Aula 1: Introdução e prática guiada de reescrita de sentenças.
  • Aula 2: Exercícios de aplicação e discussão das produções.

Avaliação

A avaliação será realizada por meio da observação das atividades individuais e colaborativas dos alunos durante a realização dos exercícios práticos, levando em conta a participação, criatividade, capacidade de análise linguística e compreensão dos conceitos sintáticos. Será dada atenção especial à habilidade de aplicar as técnicas aprendidas na melhoria da clareza, coerência e persuasão do texto. Feedback construtivo será oferecido individualmente e em grupo para incentivar a reflexão e o aprimoramento contínuos.

Materiais e ferramentas:

Serão utilizados materiais de apoio como slides com conceitos teóricos e exemplos, folhas de exercício para a prática de reescrita de sentenças, quadro branco para discussões coletivas e acesso à internet para consulta de materiais complementares. Isso proporcionará uma variedade de recursos para facilitar o entendimento e a aplicação dos conceitos abordados.

  • Slides com conceitos teóricos e exemplos.
  • Folhas de exercício para prática de reescrita.
  • Quadro branco para brainstorming e discussões.
  • Acesso à internet para pesquisa.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo