Detetives de Mídias Sociais

Desenvolvida por: Olivia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Análise Crítica de Mídias Sociais

A atividade 'Detetives de Mídias Sociais' é uma prática didática inovadora que visa engajar os alunos do 1º ano do Ensino Médio na análise crítica de perfis e discursos nas redes sociais. Os estudantes serão divididos em pequenos grupos e lhes serão entregues perfis anônimos de redes sociais, cuidadosamente criados pelo educador, representando diferentes visões de mundo e ideologias. A tarefa dos grupos será analisar os conteúdos publicados, identificar e discutir possíveis preconceitos, visões de mundo, e conflitos de interesses expressos nesses perfis. Esta análise permitirá aos alunos refletir sobre a diversidade de perspectivas presentes na sociedade e na internet, promovendo habilidades de leitura crítica e interpretação de discursos. Ao final da atividade, cada grupo apresentará suas conclusões, fomentando uma rica discussão crítica em sala de aula sobre os desafios de navegar e compreender a complexidade das ideias e opiniões propagadas nas redes sociais. Esta prática pedagógica é fundamentada na metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, incentivando a investigação, colaboração e reflexão crítica entre os estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos habilidades de análise crítica, compreensão e interpretação de diferentes discursos presentes nas mídias sociais. Pretende-se que os estudantes aprendam a identificar, refletir e questionar sobre preconceitos, ideologias e conflitos de interesse nas redes sociais, promovendo uma compreensão mais profunda e crítica do papel da internet na formação da opinião pública e na disseminação de informações. Além disso, busca-se estimular a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, argumentar com base em evidências e respeitar diferentes pontos de vista.

  • Desenvolvimento da habilidade de análise crítica de discursos nas mídias sociais.
  • Compreensão e interpretação de diferentes ideologias e visões de mundo.
  • Identificação e reflexão crítica sobre preconceitos e conflitos de interesse.
  • Fomento à capacidade de argumentação e respeito por diversidades de opinião.
  • Estímulo ao trabalho em equipe e colaboração.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
  • EM13LGG702: Avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital.

Conteúdo Programático

A atividade contempla temas vitais à educação midiática e ao letramento digital, aspectos fundamentais na formação de jovens críticos e participativos na sociedade contemporânea. Ao explorar a diversidade de discursos nas mídias sociais, os alunos engajar-se-ão com noções de ideologia, preconceito, e conflitos de interesse, desenvolvendo competências de análise e interpretação críticas indispensáveis à navegação consciente e responsável na internet.

  • Análise crítica de mídias sociais
  • Identificação de preconceitos e ideologias em discursos online
  • Discussão sobre o impacto das redes sociais nas opiniões e na formação de ideias
  • Práticas de leitura crítica e interpretação de diferentes discursos

Metodologia

A Aprendizagem Baseada em Jogos será o cerne da metodologia aplicada, transformando a análise de perfis e discursos das redes sociais em uma atividade investigativa e colaborativa. Os alunos, atuando como 'Detetives de Mídias Sociais', mergulharão no processo de dissecar e debater os materiais fornecidos, promovendo o engajamento ativo, o pensamento crítico e a aprendizagem significativa por meio da gamificação da educação.

  • Divisão da turma em pequenos grupos para promover o trabalho em equipe.
  • Análise colaborativa dos perfis fornecidos, com foco na identificação de ideologias e preconceitos.
  • Discussões em grupo para compartilhar observações e interpretar os discursos.
  • Apresentação das conclusões de cada grupo para a turma, estimulando a troca de ideias e a argumentação.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, os alunos receberão os perfis e começarão suas análises. A segunda aula será dedicada à conclusão das análises, discussões em grupo e apresentações finais.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação dos grupos, entrega e início da análise dos perfis.
  • Aula 2: Conclusão das análises, discussões nos grupos, preparação e realização das apresentações.

Avaliação

A avaliação desta atividade considerará a participação ativa dos alunos no processo de análise e discussão, a profundidade da compreensão demonstrada sobre os temas abordados e a qualidade das apresentações finais. Será dada atenção especial à capacidade dos estudantes de identificar diferentes visões de mundo, preconceitos e ideologias, bem como à habilidade de argumentar suas conclusões de forma clara e fundamentada. Além disso, a colaboração entre os membros dos grupos e o respeito pelas diferentes opiniões durante as discussões também serão critérios importantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a criação dos perfis de redes sociais fictícios pelo professor, computadores ou tablets para que os alunos possam consultar e analisar os perfis durante a aula, além de materiais de apoio para anotações e elaboração das apresentações, como flip charts, marcadores e projetor multimídia para as apresentações finais.

  • Acesso à internet e computadores ou tablets.
  • Perfis fictícios de redes sociais criados pelo professor.
  • Material de escrita para anotações.
  • Flip charts e marcadores.
  • Projetor multimídia para apresentações.

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