A atividade 'Expedição pela Variedade Linguística' visa proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma compreensão profunda sobre a diversidade da língua portuguesa. Durante este projeto, eles embarcarão em uma exploração prática dentro e fora do ambiente escolar (ou virtual) para captar as distintas formas de expressão linguística. Utilizando smartphones, os estudantes gravarão diálogos ou monólogos de falantes diversificados, identificando e analisando as peculiaridades que caracterizam as variedades regionais, socioeconômicas e contextuais. Através da coleta dessas amostras de fala, esperamos que os alunos desenvolvam habilidades de observação e análise crítica, reconhecendo a linguagem como um elemento vivo e em constante transformação. Após a fase de coleta, os alunos organizarão os dados em categorias e compartilharão suas descobertas em um debate estruturado, visando valorizar e respeitar a pluralidade linguística.
Esta atividade pedagógica tem como principal objetivo sensibilizar os alunos para a riqueza e diversidade da língua portuguesa, promovendo uma apreciação por suas distintas variedades. Os estudantes serão encorajados a desenvolver habilidades de pesquisa, observação e análise crítica da linguagem em uso. Além disso, visa-se fortalecer a compreensão sobre como fatores regionais, sociais e culturais influenciam as formas de expressão, preparando os alunos para se tornarem comunicadores mais empáticos e conscientes.
O programa cobrirá os conceitos de variedades linguísticas, enfocando as dimensões regionais, sociais e contextuais que influenciam o modo como as pessoas se expressam. Através de exemplos concretos coletados pelos alunos, possibilitaremos uma análise rica e fundamentada sobre a dinâmica da língua portuguesa, sublinhando sua natureza plural e mutável.
Utilizaremos uma abordagem prática que envolve a metodologia Atividade Mão-na-massa, onde os alunos realizarão gravações de falantes diversos, e a Aprendizagem Baseada em Projetos, propiciando a pesquisa e análise dessas gravações de forma crítica. A metodologia da Sala de Aula Invertida será aplicada para discussões preliminares e preparação para a coleta dos dados, enquanto a Roda de Debate será central para compartilhar e discutir as descobertas. A Aprendizagem Baseada em Jogos entrará como elemento para dinamizar a revisão de conceitos e a preparação para apresentações.
A atividade será dividida em quatro aulas de 50 minutos cada, perfazendo um total de 200 minutos. Iniciaremos com uma aula introdutória sobre variedades linguísticas, seguida de uma saída de campo para coleta das gravações. A terceira aula será destinada à análise e classificação das gravações e a quarta, à organização e apresentação das descobertas em uma roda de debate.
A avaliação será processual e incluirá a participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade, desde a coleta das gravações até a participação no debate. Observaremos a capacidade de cooperação no trabalho em grupo, o comprometimento com a pesquisa e a qualidade da análise das gravações coletadas. A apresentação das conclusões será igualmente importante, avaliando-se a habilidade de argumentação e a clareza na comunicação das descobertas.
Para a execução desta atividade, será necessário o uso de smartphones com capacidade de gravação de áudio e vídeo, acesso à internet para pesquisas complementares e espaços que facilitem a coleta de gravações e a realização dos debates. Serão empregados também materiais de apoio didático para fundamentar os conceitos de variedades linguísticas discutidos.
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