Gramática em Cena: Interpretando a Literatura

Desenvolvida por: Sandra… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Literatura Brasileira e Gramática

A atividade 'Gramática em Cena: Interpretando a Literatura' foi desenhada para alunos do 1º ano do Ensino Médio com o objetivo de promover uma integração dinâmica entre literatura e gramática. Os participantes serão organizados em grupos para trabalhar com trechos preselecionados de obras literárias brasileiras, tanto clássicas quanto contemporâneas. A tarefa de cada grupo envolve a identificação e a análise de figuras de linguagem e variações linguísticas nos textos, conectando esses recursos expressivos aos respectivos contextos histórico-sociais de cada obra. Esta abordagem não só aprofunda a compreensão dos estudantes sobre os textos literários como também enfatiza a importância das escolhas gramaticais feitas pelos autores. Após essa investigação, os grupos desenvolverão encenações que ilustrem suas análises, oferecendo uma interpretação criativa das obras e destacando a função das ferramentas literárias e gramaticais na construção de seus significados. Essa performance servirá como uma ferramenta para consolidar o aprendizado e para promoção da leitura crítica, além de fomentar habilidades de comunicação e colaboração entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano visa capacitar os estudantes a aprofundarem suas habilidades de análise literária e gramatical de textos diversos, promovendo um entendimento mais rico e multifacetado da literatura brasileira. Mirando a interdisciplinaridade entre gramática e literatura, a atividade propicia um contexto de aprendizado no qual os alunos possam explorar as nuances da língua portuguesa e de sua utilização artística, fomentando também o desenvolvimento de habilidades sociais, como trabalho em equipe, e competências comunicativas, mediante a inserção de performances teatrais como forma de expressão e síntese do conhecimento adquirido.

  • Identificar e analisar figuras de linguagem e variações linguísticas em textos literários.
  • Relacionar as escolhas linguísticas dos autores com o contexto histórico-social de suas obras.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretativa.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a capacidade de comunicação eficaz.
  • Estimular a criatividade na apresentação de conteúdos literários e gramaticais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG601: Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
  • EM13LP09: Comparar o tratamento dado pela gramática tradicional e pelas gramáticas de uso contemporâneas em relação a diferentes tópicos gramaticais, de forma a perceber as diferenças de abordagem e o fenômeno da variação linguística e analisar motivações que levam ao predomínio do ensino da norma-padrão na escola.
  • EM13LP46: Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é fundamentado na análise literária e gramatical, abrangendo estudos sobre figuras de linguagem, variação linguística e a relação entre linguagem, sociedade e história. A seleção de textos literários baseia-se em uma variedade de épocas e estilos, fornecendo uma amostra representativa da literatura brasileira. Esse currículo visa enriquecer a percepção dos estudantes sobre a diversidade e complexidade da expressão escrita, articulando-as às suas implicações socioculturais e históricas.

  • Figuras de linguagem e sua importância na literatura.
  • Variação linguística nos textos literários.
  • Contexto histórico-social das obras literárias.
  • Análise e interpretação de textos literários.

Metodologia

Utilizando metodologias ativas como 'Atividade Mão-na-massa', 'Sala de Aula Invertida', e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', esta atividade enfatiza a participação direta dos alunos no processo de aprendizado. Grupos serão formados para promover a colaboração e o envolvimento ativo na análise e interpretação dos textos. A encenação, como parte final do projeto, permitirá aos estudantes expressarem suas compreensões de modo criativo, reforçando o aprendizado por meio da prática.

  • Trabalho em grupo para análise dos textos.
  • Encenação baseada nas análises realizadas.
  • Uso de técnicas de aprendizagem ativa para estimular a participação.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos farão a leitura e análise dos trechos literários. A segunda aula será destinada à preparação e apresentação das encenações.

  • Aula 1: Leitura e análise dos textos (50 minutos).
  • Aula 2: Preparação e apresentação das encenações pelos grupos (50 minutos).

Avaliação

A avaliação levará em conta o empenho demonstrado na identificação e análise das figuras de linguagem e variações linguísticas, bem como na conexão desses elementos com o contexto histórico-social das obras. As encenações servirão como componente prático da avaliação, observando-se a criatividade, a coesão do grupo e a habilidade de comunicar efetivamente suas análises. O componente de Avaliação Contínua será adotado, onde o feedback construtivo do professor durante o processo é essencial para a evolução da aprendizagem dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários trechos preselecionados de obras literárias brasileiras, além de recursos para a encenação como figurinos simples e adereços. Também será útil o acesso a materiais de apoio teórico sobre figuras de linguagem e variação linguística, que podem ser disponibilizados em formato impresso ou digital.

  • Trechos de obras literárias brasileiras.
  • Materiais de apoio sobre figuras de linguagem e variação linguística.
  • Recursos para encenação (figurinos, adereços).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo