Esta atividade pedagógica visa oferecer aos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma oportunidade de explorar a riqueza da literatura brasileira por meio de uma jornada interativa por diferentes períodos literários. Os estudantes serão agrupados e cada grupo selecionará uma época literária para explorar, como o Romantismo, Modernismo ou Tropicalismo. Eles serão encarregados de investigar obras emblemáticas, seus autores, as características literárias, sociais, e históricas marcantes daquele período. A pesquisa culminará em apresentações criativas que podem incluir dramatizações, uso de slides ou produções de vídeo, permitindo assim, que o conhecimento seja compartilhado com a classe de maneira dinâmica e envolvente. Este projeto não só aprofundará o conhecimento dos alunos sobre a vasta literatura brasileira, mas também desenvolverá habilidades essenciais como pesquisa, trabalho em equipe e comunicação eficaz.
O objetivo desta atividade é duplo: primeiramente, proporcionar aos alunos uma imersão profunda nos diversos períodos da literatura brasileira, permitindo-lhes ganhar um conhecimento abrangente das obras, estilos literários, e do contexto histórico-social de cada época. Em segundo lugar, visa desenvolver habilidades de pesquisa, colaboração e comunicação entre os estudantes. Ao final da atividade, espera-se que os alunos possam não apenas identificar as principais características de cada movimento literário abordado mas também apresentar suas descobertas de forma criativa e crítica.
O conteúdo programático da atividade engloba um panorama da literatura brasileira, desde suas origens até a contemporaneidade, cruzando diversos períodos literários de notável importância. Inclui o estudo do contexto histórico-social que moldou as obras literárias de cada época, a análise de textos emblemáticos e a identificação de suas principais características literárias.
A metodologia ativa empregada nesta atividade envolve divisão dos alunos em grupos, escolha de períodos literários, pesquisa guiada, e apresentação criativa dos resultados. Essa abordagem estimula a aprendizagem ativa, onde os estudantes são protagonistas do processo educativo, incentivando-os a explorar, questionar e refletir sobre a literatura brasileira de forma crítica e criativa. As apresentações finais contarão com a utilização de várias ferramentas e abordagens, permitindo uma expressão diversificada do conhecimento.
A carga horária total da atividade está definida em 2 horas, segmentadas adequadamente para otimizar o engajamento e o aprendizado dos alunos durante as duas sessões planejadas.
A avaliação será baseada na profundidade da pesquisa realizada pelo grupo, na qualidade da análise literária, social e histórica, e na criatividade das apresentações. Será concedido uma atenção especial à capacidade dos alunos trabalharem em equipe e na eficácia da comunicação das suas descobertas. Elementos como criatividade na apresentação, entendimento claro das características de cada época e a habilidade de engajar a audiência serão considerados. Exemplos de avaliações podem incluir a verificação da abrangência da pesquisa, coerência e clareza nas apresentações, e eficiência na utilização dos recursos escolhidos.
Para a realização desta atividade, será necessário acesso a bibliotecas físicas ou digitais para a pesquisa de obras e autores, além de computadores e Internet para a preparação das apresentações. Materiais artísticos para dramatizações e softwares de edição de vídeo podem enriquecer as apresentações, incentivar a criatividade e favorecer a comunicação efetiva dos conteúdos pesquisados.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula