Laboratório de Criação Textual

Desenvolvida por: Aline … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação e produção de texto

Explorando a criatividade e o poder das palavras, os alunos produzirão textos dissertativo-argumentativos a partir de temas variados que refletem problemáticas sociais contemporâneas. Com apoio de técnicas de brainstorming, os grupos desenvolverão suas ideias, esboços e versões finais. Ao final, as produções serão compartilhadas em uma roda de leitura, permitindo que os alunos pratiquem a crítica construtiva e a empatia ao analisar o trabalho dos colegas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal da atividade é capacitar os alunos a desenvolver habilidades de escrita dissertativa-argumentativa, promovendo a reflexão crítica sobre temas contemporâneos. A proposta incentiva o desenvolvimento de competências como organização de ideias, coesão e coerência textual, além de estimular a argumentação fundamentada em dados e conceitos relevantes. A atividade também visa promover o intercâmbio de ideias entre os alunos, aprimorando a capacidade de crítica construtiva e empatia, essenciais para um debate saudável e respeitoso no ambiente escolar e na vida social.

  • Desenvolver habilidades de escrita dissertativa-argumentativa.
  • Promover a reflexão crítica sobre temas contemporâneos.
  • Estimular a argumentação fundamentada em dados e conceitos.
  • Fomentar o intercâmbio de ideias e a crítica construtiva.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP02: Compreender, analisar e interpretar diferentes textos orais, escritos e multissemióticos, de diferentes gêneros, considerando a finalidade, os contextos de produção, circulação e recepção, além das escolhas lexicais e gramaticais.
  • EM13LP25: Planejar e produzir textos orais, escritos e multimodais, de diferentes gêneros, aplicando os processos de textualização, retextualização e edição, considerando a situação comunicativa, o repertório dos interlocutores e a finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange técnicas de brainstorming para gerar ideias, estratégias de planejamento textual, e a estruturação de textos dissertativos. Serão analisados exemplos de textos que abordam temáticas de relevância social contemporânea, discutindo suas estruturas e estratégias argumentativas. Além disso, a prática da leitura crítica será incentivada através de atividades de análise e feedback nos textos dos colegas, promovendo um ambiente colaborativo e inclusivo. Este conteúdo é desenhado para integrar aspectos de diferentes áreas do conhecimento, como ciências sociais e humanas, oferecendo uma abordagem interdisciplinar que enriquece a aprendizagem.

  • Técnicas de brainstorming.
  • Estratégias de planejamento textual.
  • Estruturação de textos dissertativos.
  • Análise de textos exemplares.
  • Leitura crítica e feedback.

Metodologia

A metodologia adotada incluirá a aplicação de técnicas de brainstorming para a geração de ideias e a utilização de discussões em grupo para estimular a criatividade e o pensamento crítico. Os alunos trabalharão colaborativamente em grupos para desenvolver suas produções textuais, o que permitirá a troca de perspectivas e o desenvolvimento de habilidades sociais. A roda de leitura final será um momento de avaliação e crítica construtiva, fomentando o protagonismo estudantil na discussão das produções literárias e a aplicação prática dos conceitos estudados.

  • Técnicas de brainstorming.
  • Discussões em grupo.
  • Trabalho colaborativo.
  • Roda de leitura crítica.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em uma aula de 60 minutos. A aula será dividida em etapas que permitirão aos alunos explorar, desenvolver e compartilhar suas ideias de forma interativa. Inicialmente, o brainstorming e a definição de temas ocorrerão em grupos, seguidos pela elaboração e estruturação dos textos. A aula culmina em uma roda de leitura crítica, onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas produções e participar de um debate construtivo. Este cronograma permite que os alunos exerçam seu protagonismo enquanto desenvolvem suas habilidades textuais e sociais.

  • Aula 1: Os alunos realizarão atividades práticas de brainstorming, seguidas da elaboração, estruturação dos textos e participação em uma roda de leitura crítica.
  • Momento 1: Atividade de Brainstorming (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula explicando brevemente a importância do brainstorming para o desenvolvimento de ideias criativas e relevantes. Divida a turma em pequenos grupos e distribua os temas contemporâneos propostos. Oriente os alunos a listar rapidamente ideias, palavras e conceitos sobre o tema escolhido. Durante a atividade, circule entre os grupos para incentivar a participação de todos e oferecer suporte para a organização das ideias. Avalie a participação ativa dos alunos e a diversidade de ideias.

    Momento 2: Planejamento e Estruturação do Texto (Estimativa: 20 minutos)
    Após a atividade de brainstorming, instrua os alunos a selecionar e organizar as ideias mais relevantes para o tema escolhido em um esboço de texto. Ofereça guias de estruturação como recurso. Incentive-os a pensar em introdução, desenvolvimento e conclusão. Destaque a importância de fundamentar os argumentos com dados e conceitos. Avalie o planejamento e a coesão dos esboços. Permita que façam ajustes enquanto discutem com o grupo.

    Momento 3: Elaboração do Texto (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os alunos a trabalhar na redação do texto dissertativo-argumentativo, usando o esboço como base. Incentive o uso de computadores ou dispositivos, se disponíveis, para facilitar o compartilhamento posterior. Durante a atividade, ofereça dicas sobre articulação entre parágrafos e clareza dos argumentos. Avalie a consistência e a originalidade do texto durante a elaboração.

    Momento 4: Roda de Leitura Crítica (Estimativa: 10 minutos)
    Organize uma roda de leitura onde, voluntariamente, grupos apresentem suas produções. Estimule o feedback construtivo e a empatia ao pedir que os alunos compartilhem o que mais gostaram no trabalho dos colegas e sugestões de aprimoramento. Facilite a discussão para que todos os grupos recebam feedback. Avalie a qualidade do feedback proporcionado pelos alunos e sua receptividade às críticas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere as condições e necessidades dos alunos ao planejar as atividades: Para alunos com TDAH, mantenha as instruções claras e concisas e permita pausas curtas entre as atividades. Forneça checklists para ajudar na organização das tarefas. Para alunos com TEA, inclua exemplos visuais e sinais não verbais durante explicações e se possível, forneça uma prévia do roteiro da aula previamente. Para alunos com deficiência intelectual, adapte o conteúdo conforme necessário e ofereça auxílio individualizado, como material extra de apoio ou explicações adicionais. Encoraje a colaboração entre os alunos, promovendo um ambiente de respeito e inclusão. O uso de ferramentas digitais para a escrita pode oferecer diferentes formas de expressão e pode ser um facilitador no processo de aprendizagem.

Avaliação

O processo avaliativo para esta atividade será diversificado e adaptável. Será realizada a avaliação contínua das interações dos alunos durante o processo de brainstorming e elaboração dos textos, centrando-se em sua capacidade de gerar e organizar ideias de maneira coesa e coerente. Os critérios de avaliação incluirão a originalidade e a lógica das argumentações, bem como a capacidade de trabalhar colaborativamente em grupo. Um exemplo prático seria a criação de uma rubrica que quantifique a qualidade das contribuições durante o brainstorming e a construção textual, além de incluir feedback formativo para orientar melhorias. Esta abordagem assegura que diferentes habilidades sejam avaliadas e proporciona um suporte individualizado, respeitando as necessidades específicas dos alunos.

  • Avaliação contínua durante o brainstorming.
  • Avaliação das produções textuais.
  • Uso de rubricas com critérios claros.
  • Feedback formativo adaptado.

Materiais e ferramentas:

Para enriquecer a experiência de aprendizado, a atividade contará com uma diversidade de recursos didáticos que incluem materiais impressos, como exemplos de textos e guias de estruturação textual. Também serão utilizados recursos audiovisuais para ilustração de ideias e estratégias argumentativas. Ferramentas digitais, como plataformas colaborativas, poderão ser empregadas para facilitar a troca de ideias e contribuições durante a atividade. A abordagem multimodal assegura que diferentes estilos de aprendizagem sejam contemplados, promovendo um ambiente inclusivo e dinamizando o engajamento dos alunos.

  • Materiais impressos de exemplos de texto.
  • Guias de estruturação textual.
  • Recursos audiovisuais.
  • Ferramentas digitais colaborativas.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos a carga de trabalho dos professores e a importância de um ambiente inclusivo. Assim, as estratégias para garantir a inclusão e acessibilidade foram desenvolvidas para serem práticas e de baixo custo. Para o aluno com TDAH, recomenda-se o uso de cronogramas visuais e quebra de tarefas em etapas menores, facilitando a concentração. Para alunos com TEA, manter uma rotina clara e previsível pode auxiliar, além de incentivos visuais para engajamento. Alunos com deficiência intelectual podem se beneficiar de instruções claras e simplificadas e do uso de materiais concretos. Medidas como alteração do layout da sala para melhor interação social e o uso de tecnologias assistivas low-tech são recomendadas para garantir um ambiente seguro e respeitoso. O feedback contínuo e a comunicação com a família são essenciais para o suporte individualizado e monitoramento do progresso.

  • Cronogramas visuais para TDAH.
  • Rotina clara para alunos com TEA.
  • Instruções claras para deficiência intelectual.
  • Layout adaptado da sala.
  • Tecnologias assistivas low-tech.

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