Línguas e Identidades: Expressando-se em Múltiplos Códigos

Desenvolvida por: Kerley… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Variação Linguística e Identidade Social

A atividade pedagógica 'Línguas e Identidades: Expressando-se em Múltiplos Códigos' visa sensibilizar os alunos do 1º ano do Ensino Médio sobre como a língua, em suas variadas formas, reflete e constitui aspectos fundamentais das identidades individuais e coletivas, considerando influências regionais, etárias e sociais. Por meio de uma Roda de Debate, os estudantes serão convidados a compartilhar experiências pessoais relacionadas à variação linguística, proporcionando um ambiente rico para discussão e reflexão sobre como a linguagem evolui e se manifesta em diferentes contextos sociais. A atividade promoverá o entendimento da língua como um fenômeno dinâmico, sublinhando a importância do respeito à diversidade linguística e ao combate ao preconceito linguístico. Esta proposta alinha-se com a habilidade EM13LP10 da Base Nacional Comum Curricular, apoiando o desenvolvimento de competências críticas e reflexivas sobre a linguagem.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de reconhecer e valorizar a diversidade linguística como uma expressão da identidade individual e coletiva. Além disso, busca-se fomentar uma atitude de abertura e respeito às diversas formas de expressão linguística, contribuindo para a redução de preconceitos. Ao compartilhar e discutir experiências pessoais de variação linguística, os alunos terão a oportunidade de compreender como a linguagem reflete diferentes contextos sociais, regionais e etários, promovendo uma maior consciência sobre a natureza viva da língua e sua constante evolução.

  • Compreender a língua como um fenômeno dinâmico e vivo.
  • Reconhecer a variação linguística como elemento constituidor da identidade.
  • Valorizar a diversidade linguística como expressão da riqueza cultural.
  • Desenvolver atitudes de respeito e abertura para com as variações linguísticas.
  • Promover a reflexão crítica sobre preconceitos linguísticos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade gira em torno de conceitos fundamentais sobre a variação linguística, incluindo suas dimensões regionais, sociais e etárias. Serão explorados exemplos vivos de como a língua pode variar de uma região para outra, entre diferentes grupos sociais e faixas etárias, evidenciando a riqueza e a complexidade da linguagem humana. A discussão será enriquecida por meio da partilha de experiências dos alunos, permitindo uma análise mais profunda de como essas variações contribuem para a construção de identidades e como são percebidas em diferentes contextos.

  • Conceitos básicos da variação linguística.
  • Dimensões da variação linguística: regional, social, etária.
  • Variação linguística e identidade.
  • Preconceito linguístico: reconhecimento e combate.

Metodologia

A metodologia ativa escolhida para esta atividade é a Roda de Debate, uma abordagem que promove a participação ativa dos alunos, estimulando a troca de experiências e a reflexão crítica. Os alunos serão previamente orientados a trazer exemplos pessoais de variação linguística, os quais servirão como ponto de partida para as discussões em grupo. Esta abordagem favorece o envolvimento dos estudantes, estimula a escuta ativa e promove uma aprendizagem significativa por meio do diálogo e da interação social.

  • Preparação prévia dos alunos com exemplos pessoais de variação linguística.
  • Dinâmica de Roda de Debate para compartilhamento e discussão das experiências.
  • Análise coletiva das contribuições, mediada pelo professor.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma sessão de duas horas, dividida em fases: introdução e contextualização do tema (30 minutos), partilha de exemplos de variação linguística pelos alunos e debate (60 minutos), síntese das discussões e reflexões finais (30 minutos). Esta estrutura proporciona um equilíbrio entre a transmissão de conteúdo, a participação ativa dos alunos e a reflexão coletiva, essencial para o alcance dos objetivos propostos.

  • Introdução ao tema e objetivos da atividade.
  • Partilha de exemplos de variação linguística pelos alunos.
  • Roda de Debate sobre as experiências compartilhadas.
  • Síntese e reflexões finais.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, focando mais no processo de aprendizagem e participação do aluno do que em uma avaliação somativa tradicional. Será dada ênfase à qualidade da contribuição individual nos debates, à capacidade de reflexão sobre as experiências compartilhadas e ao desenvolvimento da consciência sobre a diversidade linguística e o combate ao preconceito linguístico. Além disso, poderá ser solicitada uma reflexão escrita pós-debate, na qual os alunos expressarão suas compreensões acerca do tema, consolidando suas aprendizagens e reflexões geradas durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos básicos como sala de aula adequada para a realização de rodas de debate, quadro e marcadores para anotações-chave durante a discussão. Recomenda-se também o uso de dispositivos eletrônicos ou acesso à internet para eventual pesquisa de exemplos adicionais ou para ilustrar pontos de discussão com vídeos ou áudios que exemplifiquem variações linguísticas específicas. Materiais didáticos como artigos e livros sobre variação linguística podem enriquecer as discussões.

  • Sala de aula organizada para Roda de Debate.
  • Quadro e marcadores para anotações.
  • Dispositivos eletrônicos ou acesso à internet.
  • Materiais didáticos sobre variação linguística.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo