Morfologando em Cenas

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Processos de Formação de Palavras

Nesta atividade, intitulada 'Morfologando em Cenas', os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão desafiados a explorar de maneira criativa e dinâmica os conceitos morfológicos estudados em sala de aula, especialmente os processos de formação de palavras, como derivação e composição. Através da escrita e execução de pequenas peças teatrais ou esquetes, os estudantes deverão aplicar seus conhecimentos sobre morfologia para desenvolver scripts que incorporem e demonstrem os processos de formação das palavras de forma clara e contextualizada. Além de incentivar o trabalho em equipe, esta atividade busca promover a compreensão profunda sobre como os diferentes mecanismos morfológicos atuam na língua portuguesa para formar novas palavras, enriquecendo assim, o vocabulário e a capacidade de expressão dos alunos. Esta proposta pedagógica visa também fomentar a criatividade, a interpretação de texto, a oralidade e a capacidade argumentativa dos estudantes, habilidades essenciais para o seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é fazer com que os alunos do 1º ano do Ensino Médio compreendam e apliquem os conceitos sobre os processos de formação de palavras na língua portuguesa, como derivação e composição. Espera-se que, ao fim da atividade, os estudantes sejam capazes de identificar e explicar diferentes mecanismos morfológicos, utilizando-os de forma criativa e consciente em suas próprias produções escritas e orais. Além disso, a atividade tem como metas fomentar o desenvolvimento de competências como trabalho em equipe, criatividade, expressão oral e capacidade argumentativa.

  • Compreender os conceitos de derivação e composição, identificando-os em exemplos práticos.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa aplicando os processos morfológicos.
  • Aprimorar a capacidade de trabalho em equipe durante a criação coletiva das esquetes.
  • Melhorar a oralidade e expressão corporal através da atuação nas peças teatrais.

Conteúdo Programático

A abordagem escolhida para essa atividade engloba os estudantes no processo ativo de aprendizagem, onde eles serão não apenas consumidores, mas também produtores de conhecimento. Exploraremos os processos de formação de palavras na língua portuguesa, com um olhar particular sobre derivação e composição, possibilitando aos alunos a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos linguísticos por meio de exercícios práticos e colaborativos.

  • Introdução aos processos de formação de palavras.
  • Derivação: prefixal, sufixal, parassintética.
  • Composição: justaposição e aglutinação.
  • Análise e exploração de textos exemplificando os processos morfológicos.

Metodologia

Para a execução desta atividade, utilizaremos metodologias ativas que visam colocar o aluno no centro do processo de aprendizado, tornando-o protagonista da sua própria educação. Através da criação e atuação em pequenas esquetes teatrais, os alunos deverão aplicar na prática os conhecimentos adquiridos sobre os processos de formação de palavras, fomentando assim uma aprendizagem significativa.

  • Divisão da classe em grupos para a criação das esquetes.
  • Elaboração de scripts que enfatizem os processos de formação de palavras.
  • Ensaio e apresentação das peças para a classe, com análise e feedback do professor.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em uma aula de 160 minutos, dividida em etapas que incluem breve revisão teórica, criação dos scripts, ensaio e apresentação das peças.

  • Revisão sobre processos de formação de palavras (30 minutos)
  • Criação dos scripts em grupos (60 minutos)
  • Ensaio das esquetes (40 minutos)
  • Apresentação para a classe e feedback (30 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade envolverá a análise dos scripts escritos pelos alunos, observando a correta aplicação dos conceitos morfológicos, criatividade na elaboração das esquetes, cooperação entre os membros do grupo durante o processo de criação, performance na apresentação e a capacidade de argumentação e explicação dos processos de formação de palavras utilizados. Será utilizado um sistema de pontuação para avaliar cada um desses critérios, permitindo ao professor um feedback detalhado e construtivo para cada grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos como papel e caneta para a escrita dos scripts, um espaço adequado para as apresentações e, se possível, acesso à internet e dispositivos multimedia para a pesquisa de exemplos e inspirações para as produções. Além disso, a utilização de figurinos e adereços será incentivada para enriquecer as apresentações teatrais.

  • Materiais para escrita (papel, canetas, lápis)
  • Espaço adequado para as apresentações (salão, teatro, sala de aula ampla)
  • Acesso à internet para pesquisas
  • Dispositivos multimedia (computadores, projetores)
  • Figurinos e adereços para as peças teatrais

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo