Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão estimulados a entender a importância e o impacto de notícias históricas tanto em âmbito global quanto local. Serão formados grupos, e cada um receberá a missão de escolher, pesquisar e analisar uma notícia histórica significativa. A atividade culminará em uma Roda de Debate, onde cada grupo apresentará suas descobertas, destacando o contexto histórico, a relevância, as consequências do evento noticiado e como ele foi comunicado à sociedade na época. Este exercício visa desenvolver habilidades críticas de leitura, análise e compreensão da história, além de incentivar uma reflexão sobre o papel dos meios de comunicação na formação da opinião pública ao longo dos tempos.
O objetivo principal desta atividade é incentivar os alunos a explorar e compreender a profundidade e amplitude do impacto que as notícias podem ter na história e na sociedade. Procura-se fomentar habilidades de leitura crítica, pesquisa eficaz, análise de texto, argumentação e apresentação em público. Além disso, espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão mais aprofundada sobre como as notícias moldam e são moldadas pelo contexto histórico e social, e como os meios de comunicação desempenham papel fundamental na formação da opinião pública.
O conteúdo desta atividade engloba a análise de notícias históricas, compreensão do papel dos meios de comunicação na formação da opinião pública e no desencadeamento de eventos históricos importantes. Através da metodologia de Roda de Debate, os alunos serão estimulados a desenvolver e compartilhar suas análises, argumentos e opiniões, praticando o respeito pelas diferentes perspectivas apresentadas pelos colegas.
A metodologia adotada envolverá a formação de grupos para a pesquisa de notícias históricas significativas, seguida de análises críticas sobre estas notícias com foco no seu impacto, relevância e a forma como foram comunicadas. Posteriormente, a Roda de Debate proporcionará um espaço dinâmico para que os grupos apresentem suas descobertas e participem de uma discussão guiada, permitindo o compartilhamento de pontos de vista e a ampliação do conhecimento coletivo.
Esta atividade será desenvolvida ao longo de três aulas de 40 minutos. Na primeira aula, será realizada a introdução da atividade, formação dos grupos e início da pesquisa. Na segunda aula, os grupos continuarão a pesquisa e iniciarão a preparação para a Roda de Debate. Na terceira e última aula, os grupos realizarão suas apresentações e participarão da Roda de Debate.
A avaliação dos alunos se dará tanto pela qualidade da pesquisa e análise das notícias escolhidas quanto pela participação na Roda de Debate. Serão avaliados critérios como profundidade da análise histórica, habilidade de conectar eventos passados com o presente, qualidade da argumentação, habilidade de apresentação e participação ativa e respeitosa no debate. Utilizando uma metodologia que valoriza tanto o produto final quanto o processo de aprendizagem, a avaliação contemplará a progressão dos alunos ao longo da atividade.
Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisa de notícias históricas, materiais para suporte à pesquisa (livros, artigos, etc.), um espaço adequado para a realização da Roda de Debate, que permita a todos participar e ouvir ativamente, e recursos audiovisuais para as apresentações dos grupos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula