Notícias que Marcaram Épocas

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: A influência das notícias na história e na formação da opinião pública

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão estimulados a entender a importância e o impacto de notícias históricas tanto em âmbito global quanto local. Serão formados grupos, e cada um receberá a missão de escolher, pesquisar e analisar uma notícia histórica significativa. A atividade culminará em uma Roda de Debate, onde cada grupo apresentará suas descobertas, destacando o contexto histórico, a relevância, as consequências do evento noticiado e como ele foi comunicado à sociedade na época. Este exercício visa desenvolver habilidades críticas de leitura, análise e compreensão da história, além de incentivar uma reflexão sobre o papel dos meios de comunicação na formação da opinião pública ao longo dos tempos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é incentivar os alunos a explorar e compreender a profundidade e amplitude do impacto que as notícias podem ter na história e na sociedade. Procura-se fomentar habilidades de leitura crítica, pesquisa eficaz, análise de texto, argumentação e apresentação em público. Além disso, espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão mais aprofundada sobre como as notícias moldam e são moldadas pelo contexto histórico e social, e como os meios de comunicação desempenham papel fundamental na formação da opinião pública.

  • Desenvolver a habilidade de leitura crítica e análise de textos
  • Estimular a pesquisa e compreensão de eventos históricos significativos
  • Proporcionar uma reflexão sobre o papel dos meios de comunicação na história e na sociedade
  • Aprimorar habilidades de argumentação e apresentação em público
  • Incentivar o trabalho colaborativo e a capacidade de ouvir e considerar diferentes perspectivas

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102 - Analisar, a partir de dados e informações coletados de fontes diversas, a confiabilidade de fontes e a pertinência de informações, visões de mundo, valores e práticas veiculadas nos meios de comunicação e nas redes sociais digitais.
  • EM13LGG703 - Utilizar as linguagens oral, escrita e visual em apresentações argumentativas, consistentes e criativas, em diversos gêneros discursivos e formatos, de forma crítica, responsável e ética.
  • EM13CHS101 - Analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, identificando argumentações, interpretações, crenças, valores e práticas nelas presentes.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade engloba a análise de notícias históricas, compreensão do papel dos meios de comunicação na formação da opinião pública e no desencadeamento de eventos históricos importantes. Através da metodologia de Roda de Debate, os alunos serão estimulados a desenvolver e compartilhar suas análises, argumentos e opiniões, praticando o respeito pelas diferentes perspectivas apresentadas pelos colegas.

  • Importância das notícias na história
  • Papel dos meios de comunicação na opinião pública
  • Análise crítica de notícias
  • Técnicas de pesquisa de fontes confiáveis
  • Metodologias para apresentação e debate

Metodologia

A metodologia adotada envolverá a formação de grupos para a pesquisa de notícias históricas significativas, seguida de análises críticas sobre estas notícias com foco no seu impacto, relevância e a forma como foram comunicadas. Posteriormente, a Roda de Debate proporcionará um espaço dinâmico para que os grupos apresentem suas descobertas e participem de uma discussão guiada, permitindo o compartilhamento de pontos de vista e a ampliação do conhecimento coletivo.

  • Formação de grupos e escolha de notícias
  • Pesquisa e análise de notícias
  • Preparação para a Roda de Debate
  • Realização da Roda de Debate
  • Disciplina e ética no debate

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida ao longo de três aulas de 40 minutos. Na primeira aula, será realizada a introdução da atividade, formação dos grupos e início da pesquisa. Na segunda aula, os grupos continuarão a pesquisa e iniciarão a preparação para a Roda de Debate. Na terceira e última aula, os grupos realizarão suas apresentações e participarão da Roda de Debate.

  • Aula 1: Introdução da atividade e início da pesquisa
  • Aula 2: Continuação da pesquisa e preparação para o debate
  • Aula 3: Roda de Debate e conclusão da atividade

Avaliação

A avaliação dos alunos se dará tanto pela qualidade da pesquisa e análise das notícias escolhidas quanto pela participação na Roda de Debate. Serão avaliados critérios como profundidade da análise histórica, habilidade de conectar eventos passados com o presente, qualidade da argumentação, habilidade de apresentação e participação ativa e respeitosa no debate. Utilizando uma metodologia que valoriza tanto o produto final quanto o processo de aprendizagem, a avaliação contemplará a progressão dos alunos ao longo da atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisa de notícias históricas, materiais para suporte à pesquisa (livros, artigos, etc.), um espaço adequado para a realização da Roda de Debate, que permita a todos participar e ouvir ativamente, e recursos audiovisuais para as apresentações dos grupos.

  • Acesso à Internet
  • Biblioteca física ou digital com acesso a livros e artigos
  • Espaço físico adaptado para a Roda de Debate
  • Equipamento de projeção para apresentações
  • Gravação das apresentações para análise posterior

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo