Repórteres do Futuro: Criando Notícias que Importam

Desenvolvida por: Marcos… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Jornalismo e Mídias Digitais

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio assumirão o papel de jornalistas por uma semana, explorando eventos e temas de interesse local ou global. Antes da aula, eles deverão realizar uma pesquisa preliminar sobre um assunto de sua escolha, procurando entender diferentes perspectivas e coletando dados relevantes. Em sala, aplicarão conhecimentos sobre linguagens e técnicas jornalísticas para criar notícias, reportagens, podcasts ou vlogs. Esta atividade não só incentiva uma pesquisa aprofundada e análise crítica de fontes, mas também desenvolve a habilidade de argumentação e a articulação de opiniões bem fundamentadas. O uso variado de linguagens promove uma compreensão mais ampla e integrada dos temas trabalhados. Ao final, os projetos serão compartilhados em uma feira escolar ou divulgados na internet, estimulando a discussão e reflexão na comunidade escolar. Este projeto incorpora a metodologia da Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, favorecendo uma abordagem educacional dinâmica e participativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade são promover a autonomia dos alunos na busca e seleção de informações de qualidade, desenvolver a capacidade de síntese e produção de conteúdo em diferentes formatos, além de incentivar a prática de argumentação sólida e análise crítica. Destina-se também a ampliar o entendimento dos estudantes sobre a importância do jornalismo e mídias digitais na sociedade contemporânea, cultivando um olhar atento e crítico sobre a informação que circula em seus cotidianos.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica de fontes.
  • Promover o uso de diferentes linguagens na produção de conteúdo jornalístico.
  • Incentivar a argumentação baseada em dados e fatos concretos.
  • Fomentar a compreensão sobre o papel do jornalismo na sociedade.
  • Estimular a participação e expressão em espaços de discussão pública.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.
  • EM13LP12: Selecionar informações, dados e argumentos em fontes confiáveis, impressas e digitais, e utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento adequado (para além do senso comum) e contemple a sustentação das posições defendidas.
  • EM13LP45: Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista temas e acontecimentos de interesse local ou global, notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens multimidiáticas, documentários, infográficos, podcasts noticiosos, artigos de opinião, críticas da mídia, vlogs de opinião, textos de apresentação e apreciação de produções culturais (resenhas, ensaios etc.) e outros gêneros próprios das formas de expressão das culturas juvenis (vlogs e podcasts culturais, gameplay etc.), em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, analista, crítico, editorialista ou articulista, leitor, vlogueiro e booktuber, entre outros.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrangerá técnicas jornalísticas, incluindo pesquisas de fontes, ética jornalística, estruturação de notícias e reportagens, produção de conteúdo para podcasts e vlogs, além de análise crítica de mídias. Esse conjunto de competências visa equipar os alunos com as ferramentas necessárias para navegar e contribuir para o espaço mediático com responsabilidade e discernimento.

  • Pesquisa e seleção de fontes confiáveis
  • Técnicas de redação e produção jornalística
  • Fundamentos de ética jornalística
  • Criação de podcasts e vlogs
  • Análise crítica de mídias

Metodologia

Utilizando a metodologia da Sala de Aula Invertida, os alunos terão como pré-tarefa a pesquisa sobre um tema de interesse. Em sala, atividades como workshops e peer reviews serão conduzidas para aprimoramento das produções jornalísticas. A Aprendizagem Baseada em Projetos será evidenciada na criação dos conteúdos, enquanto a Aprendizagem Baseada em Jogos entrará com dinâmicas para estimular a pesquisa e criatividade.

  • Pesquisa autônoma pré-aula
  • Workshops sobre técnicas jornalísticas
  • Peer reviews para refinamento dos trabalhos
  • Produção de conteúdo jornalístico
  • Dinâmicas baseadas em jogos para estimular a criatividade

Avaliação

A avaliação abrangerá a capacidade de pesquisa e seleção de fontes fiáveis, qualidade na produção do conteúdo jornalístico (incluindo coerência, coesão, precisão factual e criatividade), habilidade em argumentar e sustentar opiniões com base em evidências, além da participação ativa nas dinâmicas em sala e contribuição para o trabalho em grupo. Serão considerados também os feedbacks recebidos e implementados durante a fase de peer reviews.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluirão acesso a bibliotecas digitais e bancos de dados para pesquisa, softwares de edição de áudio e vídeo para produção de podcasts e vlogs, além de materiais para workshops, tais como slides e guias práticos sobre técnicas jornalísticas. Equipamentos audiovisuais serão utilizados tanto na produção quanto na apresentação dos projetos finais.

  • Acesso a bibliotecas digitais e bancos de dados
  • Softwares de edição de áudio e vídeo
  • Slides e guias práticos de jornalismo
  • Equipamentos audiovisuais para produção e apresentação

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