Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio assumirão o papel de jornalistas por uma semana, explorando eventos e temas de interesse local ou global. Antes da aula, eles deverão realizar uma pesquisa preliminar sobre um assunto de sua escolha, procurando entender diferentes perspectivas e coletando dados relevantes. Em sala, aplicarão conhecimentos sobre linguagens e técnicas jornalísticas para criar notícias, reportagens, podcasts ou vlogs. Esta atividade não só incentiva uma pesquisa aprofundada e análise crítica de fontes, mas também desenvolve a habilidade de argumentação e a articulação de opiniões bem fundamentadas. O uso variado de linguagens promove uma compreensão mais ampla e integrada dos temas trabalhados. Ao final, os projetos serão compartilhados em uma feira escolar ou divulgados na internet, estimulando a discussão e reflexão na comunidade escolar. Este projeto incorpora a metodologia da Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, favorecendo uma abordagem educacional dinâmica e participativa.
Os objetivos desta atividade são promover a autonomia dos alunos na busca e seleção de informações de qualidade, desenvolver a capacidade de síntese e produção de conteúdo em diferentes formatos, além de incentivar a prática de argumentação sólida e análise crítica. Destina-se também a ampliar o entendimento dos estudantes sobre a importância do jornalismo e mídias digitais na sociedade contemporânea, cultivando um olhar atento e crítico sobre a informação que circula em seus cotidianos.
O conteúdo programático abrangerá técnicas jornalísticas, incluindo pesquisas de fontes, ética jornalística, estruturação de notícias e reportagens, produção de conteúdo para podcasts e vlogs, além de análise crítica de mídias. Esse conjunto de competências visa equipar os alunos com as ferramentas necessárias para navegar e contribuir para o espaço mediático com responsabilidade e discernimento.
Utilizando a metodologia da Sala de Aula Invertida, os alunos terão como pré-tarefa a pesquisa sobre um tema de interesse. Em sala, atividades como workshops e peer reviews serão conduzidas para aprimoramento das produções jornalísticas. A Aprendizagem Baseada em Projetos será evidenciada na criação dos conteúdos, enquanto a Aprendizagem Baseada em Jogos entrará com dinâmicas para estimular a pesquisa e criatividade.
A avaliação abrangerá a capacidade de pesquisa e seleção de fontes fiáveis, qualidade na produção do conteúdo jornalístico (incluindo coerência, coesão, precisão factual e criatividade), habilidade em argumentar e sustentar opiniões com base em evidências, além da participação ativa nas dinâmicas em sala e contribuição para o trabalho em grupo. Serão considerados também os feedbacks recebidos e implementados durante a fase de peer reviews.
Os recursos incluirão acesso a bibliotecas digitais e bancos de dados para pesquisa, softwares de edição de áudio e vídeo para produção de podcasts e vlogs, além de materiais para workshops, tais como slides e guias práticos sobre técnicas jornalísticas. Equipamentos audiovisuais serão utilizados tanto na produção quanto na apresentação dos projetos finais.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula