Super-heróis da Morfologia!

Desenvolvida por: Ulisse… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Classes de Palavras

Esta atividade visa aprofundar o conhecimento dos alunos do 3º ano do Ensino Médio sobre as classes de palavras de uma maneira interativa e divertida, por meio da criação de super-heróis inspirados nas características e funções gramaticais. Os alunos serão organizados em grupos e cada grupo deverá escolher uma classe de palavra para criar seu super-herói: Substantivo, Adjetivo, Verbo, entre outros. Eles desenvolverão a identidade de seu super-herói, incluindo nome, poderes específicos que reflitam a função gramatical da classe de palavra escolhida, e uma pequena história em quadrinhos que demonstre o super-herói em ação. Ao final, os grupos apresentarão seus trabalhos, discutindo como sua classe de palavra é fundamental na construção de sentenças e textos, realçando a importância de cada classe na comunicação eficaz e na expressão da criatividade.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover uma compreensão profunda das classes gramaticais e de como elas contribuem para a construção de significados nas frases e nos textos. Os alunos praticarão a aplicação dessas classes de uma maneira criativa, realizando associações entre as funções gramaticais e as ações de super-heróis inventados por eles. Desta forma, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de análise linguística, criatividade, trabalho em equipe, além de uma visão crítica sobre a importância da escolha apropriada das palavras em diferentes contextos de comunicação.

  • Compreender a função e a importância das classes de palavras na construção de sentenças.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e criatividade.
  • Aplicar de forma inovadora o conhecimento sobre morfologia.
  • Promover uma visão crítica sobre a seleção lexical em diversos contextos.

Conteúdo Programático

Esta atividade abrange todos os aspectos fundamentais das classes de palavras na língua portuguesa, desde sua definição e classificação, até o papel que desempenham na construção de significados em textos e discursos. Os alunos serão instigados a pensar além das características básicas, explorando também a importância de uma escolha lexical cuidadosa para a eficácia da comunicação.

  • Definição e classificação das classes de palavras.
  • Função das classes de palavras na construção de sentenças.
  • Análise de textos sob a ótica da escolha lexical.

Metodologia

Utilizando uma abordagem de metodologia ativa, a atividade será conduzida primeiramente com uma breve exposição teórica sobre classes de palavras. Seguirá para a atividade mão-na-massa, onde os alunos em grupos criarão seus super-heróis baseados em classes gramaticais. A roda de debate será utilizada após as apresentações, promovendo uma discussão crítica sobre a importância e impacto das escolhas lexicais em textos e situações comunicativas.

  • Exposição teórica
  • Atividade em grupos (criação de super-heróis e histórias em quadrinhos)
  • Apresentações e rodas de debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 3 aulas de 40 minutos, totalizando 2 horas. Na primeira aula, será feita a introdução da atividade e explicação das classes de palavras. A segunda aula será dedicada ao desenvolvimento dos personagens e suas histórias. Na terceira aula, os grupos farão as apresentações e participarão de uma roda de debate sobre os trabalhos.

  • Aula 1: Introdução e explicação das classes de palavras.
  • Aula 2: Desenvolvimento dos personagens e histórias.
  • Aula 3: Apresentações e roda de debate.

Avaliação

A avaliação se dará por meio da observação do desempenho dos alunos durante todas as fases da atividade, considerando a criatividade, cooperação em equipe, compreensão e aplicação dos conceitos de classes de palavras, além da capacidade de argumentação durante a roda de debate. Cada grupo receberá uma pontuação baseada na originalidade, coerência e habilidade de associar o super-herói à sua classe gramatical de forma relevante, bem como pela qualidade da apresentação e participação na roda de debate.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, os recursos necessários incluem quadro branco e marcadores para a fase inicial, papel, lápis, lápis de cor e canetinhas ( os dois ultimos é opcional) para a elaboração das histórias em quadrinhos. Também será útil contar com uma lista de referência das classes de palavras e suas funções para consulta durante a atividade.

  • Quadro branco e marcadores
  • Papel e material para desenho
  • Computadores ou tablets (opcional)
  • Lista de referência das classes de palavras ( livro)                                                                      

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo