Teatro Gramatical

Desenvolvida por: Josefa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Português
Temática: Gramática Normativa

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio irão criar e apresentar pequenas encenações teatrais que têm como foco a exploração de regras gramaticais, como concordância verbal e nominal. Através de uma abordagem lúdica e prática, os estudantes desenvolverão diálogos baseados em situações cotidianas, exaltando o uso correto da gramática normativa de maneira interativa e acessível. Essa atividade tem como objetivo fomentar a expressão verbal, estimular a criatividade e promover a compreensão prática das regras gramaticais, ao mesmo tempo que incentiva o trabalho em equipe e o protagonismo estudantil.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem desenvolver um maior entendimento e aplicação das regras gramaticais na língua portuguesa, com ênfase em concordância verbal e nominal. Além de fomentar a expressão verbal e a criatividade dos alunos, a atividade incentiva a prática de habilidades sociais importantes, como o trabalho em equipe e a empatia. Através da encenação teatral, os alunos têm a oportunidade de vivenciar de forma prática e significativa as regras gramaticais, ao mesmo tempo que aprimoram suas habilidades de comunicação e colaboração.

  • Desenvolver compreensão e aplicação de regras gramaticais básicas.
  • Estimular a expressão verbal e criatividade por meio de atividades teatrais.
  • Promover habilidades de colaboração e empatia em atividades grupais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG304: Formular propostas, intervir e tomar decisões que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global.
  • EM13LGG305: Mapear e criar, por meio de práticas de linguagem, possibilidades de atuação social, política, artística e cultural para enfrentar desafios contemporâneos, discutindo princípios e objetivos dessa atuação de maneira crítica, criativa, solidária e ética.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange o estudo e aplicação das regras de gramática normativa com foco especial em concordância verbal e nominal. Os alunos serão engajados em compreender as nuances dessas regras através da construção de diálogos que refletem situações do dia a dia, facilitando a internalização dos conceitos de gramática de uma forma prática e lúdica. A abordagem interdisciplinar, contemplando conhecimentos de arte e comunicação, permite aos alunos uma aplicação mais próxima do contexto real, enraizando o aprendizado em experiências cotidianas.

  • Estudo de concordância verbal na língua portuguesa.
  • Exploração de regras de concordância nominal.
  • Desenvolvimento de diálogos contextualizados.
  • Aplicação prática das regras gramaticais em encenações.

Metodologia

A metodologia desta atividade será baseada em práticas de ensino ativo e participativo, onde os alunos são protagonistas do processo de aprendizado. Através da criação coletiva de peças teatrais, os estudantes desenvolverão suas habilidades linguísticas enquanto colaboram para solucionar problemas criativos e comunicacionais. A pedagogia centrada nos alunos favorece o engajamento e motiva a aplicação do conhecimento gramatical de maneira significativa e criativa, priorizando a participação ativa dos estudantes.

  • Aprendizagem baseada em prática teatral.
  • Criação colaborativa de diálogos e encenações.
  • Uso de atividades lúdicas para ensino de gramática.

Aulas e Sequências Didáticas

O plano de aula está estruturado para ser executado ao longo de 190 minutos, permitindo que os alunos tenham tempo suficiente para conceber, criar, ensaiar e apresentar suas encenações. A sessão é planejada de maneira a garantir que os estudantes tenham espaço para discussão, troca de ideias, desenvolvimento das cenas e apresentação, promovendo um aprendizado dinâmico e integrado dentro do ambiente da sala de aula.

  • Aula 1: Conceituação das regras gramaticais, organização dos grupos e início da criação dos diálogos teatrais, seguida pelo ensaio e apresentação das encenações.

Avaliação

A avaliação será diversificada, incluindo aspectos de aprendizagem formal e feedback contínuo. As metodologias avaliativas propostas incluem a autoavaliação, permitindo que os alunos reflitam sobre seu próprio processo de aprendizado, e avaliações por pares, promovendo uma compreensão mútua das contribuições individuais e coletivas. O professor também fará uso de observações durante as encenações para avaliar o domínio das regras gramaticais e a eficácia da comunicação. Será oferecido feedback detalhado, destacando o progresso dos alunos e incentivando o desenvolvimento contínuo.

  • Autoavaliação e reflexão sobre o processo de aprendizado.
  • Avaliação por pares com foco em cooperação e criatividade.
  • Observações do professor durante as apresentações.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem materiais acessíveis e de baixo custo, como acesso a textos e regras gramaticais, materiais de escrita e espaço adequado para as apresentações teatrais. O uso de projeções ou quadros brancos pode auxiliar na visualização e estruturação dos diálogos criados. Ferramentas tecnológicas básicas, como gravação de vídeos com smartphones, podem ser utilizadas para facilitar a revisão e avaliação das performances pelos próprios alunos.

  • Textos de apoio e gramática normativa.
  • Materiais de papelaria para criação de roteiros.
  • Espaço para encenações e apresentações.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecendo o imenso esforço que os professores dedicam diariamente, este plano de aula propõe estratégias acessíveis para garantir um ambiente inclusivo para todos os alunos. Para estudantes com deficiência intelectual, recomenda-se a simplificação das instruções e a busca por feedback contínuo para garantir compreensão. Para alunos com dificuldades motoras, atividades escritas podem ser adaptadas para formato digital ou oral, e as apresentações podem incluir suportes físicos adequados. É essencial criar um ambiente onde todos os alunos se sintam à vontade para participar, oferecendo suporte individualizado quando necessário.

  • Simplificação de instruções para alunos com deficiência intelectual.
  • Adaptação de atividades escritas para formato digital ou oral.
  • Utilização de suportes físicos e tecnologia assistiva.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

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